CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Igreja Apostólica Vó Rosa, mais um 'santo engodo'

Uma das seitas mais polêmicas da contemporaneidade é a Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa,  que dentre as suas muitas doutrinas antibíblicas está o fato de invocar a 'Vó Rosa' em suas orações. A Igreja da Vó Rosa, como é mais conhecida, surgiu na capital paulista na década de 50 e foi fundada por Eurico Mattos Coutinho e Odete Correia Coutinho. Seu principal líder foi a 'Vó Rosa', a qual com o tempo passou a ser idolatrada pelos membros da seita.

Segundo a líder da seita afirmava, esteve várias vezes no céu, durante um período de 16 anos, quando recebia revelações para desenvolver os 'novos ensinos' da seita. Algo que contraria as Sagradas Escrituras que nos afirmam o seguinte: "Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema." (Gálatas 1:6-9)

Segundo as próprias palavras do apóstolo Paulo aos Gálatas qualquer ensino que vá além daquele já exposto nas Escrituras não é digno de crédito e o pior, é maldito. Dentre os seus principais ensinamentos apresentados, há o disparate de afirmar que o Espírito Santo e o Consolador não são a mesma pessoa, sendo o Espírito Santo a terceira pessoa da Trindade, enquanto o Consolador seria outra pessoa, e pasmem, segundo a doutrina vó-roseana, seria a própria 'Vó Rosa'. Em palavras bem simples, eles afirmam que o Consolador é a 'Vó Rosa'.

Segundo a seita, a base bíblica apresentada para fazer tal blasfema afirmação está em Apocalipse 2:17. Alegam que o novo nome escrito na pedrinha branca e que ninguém conhece, era o nome oculto dado a 'Senhora Vó Rosa', por ter sido considerada uma vencedora. Tal alegação é bastante ousada até mesmo para uma seita herética. A seguir, apresentaremos suas principais doutrinas, as quais, analisadas à luz da Bíblia, não encontram nenhum respaldo bíblico. Vejamos:

  1. acreditam na regeneração pelo batismo;
  2. afirmam que a Igreja Apostólica é a única verdadeira igreja e que não é possível ninguém ser salvo fora dela;
  3. ousam afirmar que quem rejeita a autoridade da 'Vó Rosa', rejeita a autoridade de Jesus. Segundo afirmam, Jesus teria dado a ela todo o poder;
  4. usam o nome da 'Vó Rosa' em suas orações;
  5. afirmam que a alma só sai do corpo após o sepultamento.
A Vó Rosa como "consolador"

A Vó Rosa morreu em um acidente de carro em Poá, na grande São Paulo no dia 26 de outubro de 1970, quando contava com 76 anos de idade. Alguns anos antes, teria recebido uma revelação direta de Jesus, onde este teria incumbido a Vó de abrir uma igreja com o intuito de restaurar o Evangelho. Esta igreja seria a Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa.

Após a sua morte, teve o corpo embalsamado e exposto na igreja durante um período de uma semana, onde alguns membros esperavam que ressuscitasse. Mas como se poderia esperar de um falso ensino, ela não ressuscitou, e os membros da seita interpretaram sua morte como um 'arrebatamento'. A partir daí uma forte idolatria se formou em torno do seu nome. Durante mais de uma década e meia, a Vó Rosa afirmou ter sido arrebatada ao céu, passando a ser reconhecida como porta-voz de Deus, e foi a partir desses supostos "arrebatamentos" que surgiram as doutrinas da sua seita, dentre as quais, a de ser o 'consolador'.

As sandices escatológicas

A missionária Odete, que até onde se sabe ainda está viva, afirma que não morrerá, mas será arrebatada com a igreja. Um outro ponto muito comum entre seitas heréticas é o fato de acreditar que a 'Vó Rosa' teria recebido um novo Apocalipse de João, ou seja, uma nova revelação das últimas coisas. Eles também ensinam que por ocasião da volta de Cristo, a 'Vó Rosa' estará presente e julgará a humanidade ao lado de Jesus. Elevando assim a 'Vó Rosa' a posição de juíza ao lado do Senhor Jesus.

O irmão Aldo

Este, atualmente é bastante conhecido, devido aos seus problemas com a justiça acusado de assediar membros da seita trocando sexo por supostas curas (Acesse o link e saiba mais). Ele é considerado o sucessor da 'Vó Rosa', chamado pelos fiéis de Primaz Aldo Bertoni, sendo-lhe atribuído diversos 'milagres' dentro da seita. Aldo Bertoni ainda afirma receber orientações espirituais da falecida 'Vó Rosa', realizando assim, uma sessão mediúnica, contrariando a Palavra de Deus que proíbe tal prática (Deut. 18; Lev. 20:27; Jer. 27:9; Is. 2:6; Is. 47). Sem falar que creem na intercessão da "Virgem Maria e da Santa Vó Rosa".

Assista ao vídeo 'cura em troca de sexo':

Como são os cultos dentro da seita

Os cultos da Igreja da 'Vó Rosa' são essencialmente voltados para os seus líderes, as orações são feitas em nome da 'Vó Rosa' e os seus hinos sempre mencionam o Primaz Aldo Bertoni. As revelações da Vó são mais dignas de crédito dentro da seita do que a Bíblia. A seita também possui um programa de rádio chamado de 'A Hora Milagrosa', que uma das mais importantes ferramentas para divulgar suas doutrinas mediúnicas.  

Regimento interno X a Bíblia

Segundo reportagem veiculada no site CACP, um ex-adepto da seita afirma que a igreja tem um regimento interno bastante restrito e que para os membros da seita é semelhante a Bíblia em autoridade. Esse tal regimento ensina exatamente o que cada membro deve fazer detalhadamente em seu dia-a-dia, levando os membros a acreditarem em uma certa santidade e segurança. Quem está ligado intimamente a seita estaria dentro de uma nova "Arca de Noé", fora da qual não há salvação. A Bíblia não é a regra de fé dessa seita.

Por fim, temos um Consolador real e verdadeiro, o Espírito Santo (Jo. 14:26; 16:7; 14:16), que nos foi enviado para testificar a respeito de Cristo, esse sim, o nosso único e suficiente Salvador (Jo.15:26 ). É necessário que venhamos a dar crédito unicamente a Palavra de Deus no que diz respeito as coisas espirituais. Precisamos nos revestir da armadura de Deus (Ef. 6:11-13) para que não sejamos levados por todo vento de doutrina, fábulas e ensinos demoníacos que conduzem ao erro. Qualquer outra doutrina que não estiver de acordo com a sã Palavra de Deus deverá ser rechaçada por todos nós, para não sermos levados ao engano. O nosso louvor, a nossa adoração, nossa vida de oração deve ser unicamente feita diante do nosso Criador bendito e eterno. A ele seja glória para sempre. Amém!

"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, 

Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais."  
I Timóteo 6:3-5

Fontes pesquisadas:
Religiões, O que diz a Palavra de Deus? Ano de 2009
www.cacp.org.br

3 comentários:

  1. You've made some really good points there. I looked on the internet to learn more about the issue and found most individuals will go along with your views on this website.

    Also visit my web site: dieta daneza originala

    ResponderExcluir
  2. whoah this weblog is great i like studying your posts. Keep up the great work!
    You realize, lots of people are hunting round for this info, you can aid them greatly.



    Stop by my homepage dieta daneza originala

    ResponderExcluir
  3. Excellent blog here! Also your site loads up fast!
    What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my site loaded up as fast as yours lol

    Here is my web page ... dieta daneza pareri

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.