"A cidade era muito fortificada" |
Josué cap. 6
Entretanto, um recente reexame dessas descobertas e um estudo mais cuidadoso das evidências atuais indicam que não somente houve uma cidade que se enquadra perfeitamente na cronologia bíblica, mas também que suas ruínas coincidem com o relato bíblico da destruição daquela fortaleza murada. Num trabalho publicado na Biblical Archaeology Review ( Revisão Arqueológica Bíblica ), em março/abril de 1990, Bryant G. Wood, professor visitante do Departamento de Estudos do Oriente Próximo da Universidade de Toronto, apresentou provas de que o relato bíblico é correto. Sua investigação detalhada levou às seguintes conclusões:
1. A cidade que existia naquele lugar era muito fortificada, correspondendo ao relato bíblico de Josué 2:5, 7,15; 6:5, 20.
2. As ruínas dão evidência de que a cidade foi atacada na primavera, depois do tempo da colheita, o que está de acordo com Josué 2:6; 3:15; 5:10.
3. Os habitantes não tiveram a oportunidade de fugir do exército invasor com os gêneros alimentícios que tinham armazenados, como registrado em Josué 6:1.
4. O cerco à cidade teve curta duração, não permitindo que os habitantes consumissem os alimentos que estavam armazenados na cidade, como dá a entender Josué 6:15.
5. Os muros estavam nivelados de maneira a propiciar o acesso à cidade pelos invasores, da forma como descreve Josué 6:20.
6. A cidade não foi saqueada pelos invasores, de acordo com as instruções dadas por Deus a Josué
(6:17-18).
7. A cidade foi queimada depois da destruição das muralhas, tal como diz Josué 6:24.
Bibliografia:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
Temos que acreditar é na biblia, a arqueologia mostra muitas coisas mas não é certeza que é certo. Ouça a Palavra feliz 2013 obrigado pela visita, fique com Deus.
ResponderExcluirhttp://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com
Paz Lucimar,
ExcluirBoa observação! Para nós cristãos, o que realmente importa é aquilo que está escrito, pois nos é suficiente e não precisamos da arqueologia para que possamos crer, pois para nós o que funciona é a 'Fé'. Porém a arqueologia confirma o que diz a Bíblia e não o contrário. A arqueologia ajuda nos casos daqueles que querem desacreditar a Palavra de Deus e acabam por ser envergonhados diante dos fatos. Para nós que somos da fé, nada mais acrescenta. Grande abraço e o nosso muito obrigado.