"O homem, especialmente o homem de Deus, pode ser classificado como animal racional?"
"Do gr. anthropos, aquele que olha para cima" |
Os cientistas agruparam todos os seres da natureza em três grandes divisões: reino animal, reino vegetal, e reino mineral. No reino animal incluíram o homem. Com esse ato o homem rebaixou-se a si mesmo. Deus não fez assim. Ele deu a honra devida ao homem: "Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras das tuas mãos. Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés", Hb 2.7,8.
O homem não foi feito sem um propósito pelo Criador, pois este o criou com o objetivo de ter comunhão com Ele. Do heb. Adam, gênero humano e ishw, alguém pertencente ao sexo masculino; do grego anthropos, aquele que olha para cima; do latim homo, originário de humus, chão, terra - aquele que veio da terra. Ser racional composto de corpo alma e espírito (I Tes. 5:23). O homem nos é mostrado na Bíblia como um ser criado por Deus cuja principal missão é refletir-lhe a glória e majestade. Na terra, o homem é a obra-prima das mãos divinas. Como já citamos anteriormente, foi feito poiuco menor do que os anjos, mas coroado de glória e majestade.
O homem é a mais notável e soberana das criaturas que o Senhor Deus chamou à existência. Embora muito limitado quanto ao tempo e ao espaço, possui uma natureza mais complexa do que a dos próprios anjos. Através de seu espírito comunica-se com o seu Criador: por intermédio do corpo, exprime-se para fora de si; por meio de sua alma (ou mente) elabora os problemas mais difíceis e raciocínios cada vez mais altos e intrincados: sua compulsão para o saber parece não ter limites.
Bibliografia:
A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 1983
ANDRADE, Claudionor C. Dicionário Teológico: Um Suplemento Biográfico
dos Grandes Teólogos e Pensadores. 9ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.