II Parte
"O 'jesus' dessas seitas apontam para
vários caminhos, menos para o da salvação"
|
Nesta segunda parte de nosso estudo sobre as heresias históricas, além das heresias históricas que apresentamos, também abordaremos algumas seitas, que apesar de não serem tão antigas, contêm elementos das heresias históricas, tais como:
- Rosa-Cruz;
- Testemunhas de Jeová;
- Kardecismo;
- Mormonismo;
- Seicho-No-Ie e Movimento Nova Era (New Age).
Apesar de vivermos em outro tempo, em uma época totalmente diferente da que viveram os cristãos do passado que tiveram que lutar contra a apostasia de sua época, ainda hoje temos que fazer o mesmo que nossos irmãos do passado para que possamos evitar trilhar caminhos tão obscuros quanto àqueles que se desviaram da sã doutrina e por fim criaram ensinos tão estranhos à Bíblia quanto dignos de reprovação quando analisados à luz da mesma. Não é muito raro ver pessoas se apostando da genuína vida cristã para ingressar em seitas que negam a Jesus Cristo, o nosso Salvador. Assim a Bíblia nos adverte: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios..." (I Timóteo 4:1).
A cada dia que passa, podemos ver novos líderes, novos grupos e seitas que se auto-declaram portadores de uma nova revelação sobre um 'jesus' diferente do revelado nas Escrituras, ou então um novo 'jesus' que teria vindo para cumprir o que o Jesus Verdadeiro não pode cumprir. Isso é exatamente uma doutrina de demônios. O 'jesus' dessas seitas aponta para vários caminhos, menos para o da Salvação. Os grupos que se manifestam contra a sã doutrina, são muito criativos quando inventam um novo 'jesus', o seu intuito é criar um 'jesus' que atenda às suas necessidades doutrinárias, que se encaixe bem dentro de seus ensinos. Geralmente, esses grupos tem algo em comum, ir contra o ensino bíblico de que Jesus não é o Deus Eterno, Deus Filho, O Verbo que se fez carne (Is. 9:6; Jo. 1:1-5). Quanto a essas negações, já vimos na primeira parte de nosso estudo. A seguir, apresentaremos outras seis seitas que, apesar de não serem tão antigas, contêm elementos de heresias antigas que apresentam um 'jesus' alternativo:
"Creem que Jesus foi apenas uma espécie
de receptor do cristo cósmico"
|
Para os adeptos dos ensinos da AMORC – Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, a pessoa de Jesus não recebe muito crédito. Creem que Jesus de Nazaré foi apenas uma espécie de receptor do espírito de Cristo, o Cristo Cósmico. Jesus foi um mero mestre, que não morreu na cruz, não concedeu perdão aos pecados, não salvou a humanidade de seus delitos e, conseqüentemente, não é Deus. Tudo isso satisfaz o gosto das seitas ocultistas, que pregam que Jesus foi mais um iluminado que passou pela terra para apenas nos ensinar preceitos morais.
Testemunhas de Jeová
"Creem que Jesus é um deus inferior" |
"Não consideram a Bíblia como
a inerrante Palavra de Deus"
|
Os espíritas também negam a divindade de Jesus. Para Allan Kardec, fundador do espiritismo (ou decodificador, como alegam os espíritas), Jesus era um simples ser humano que não afirmou ser Deus. A crença do espiritismo está baseada nos escritos de Kardec, basicamente “O Livro dos Espíritos” e “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, já que não consideram a Bíblia como a inerrante Palavra de Deus, utilizando-a de forma esporádica e distorcida. No entendimento deste grupo, Jesus era apenas um espírito puro enviado por Deus para levar a humanidade à evolução. Negam a ressurreição corporal do Senhor e afirmam que os milagres são fenômenos mediúnicos. Como creem na reencarnação, não aceitam o sacrifício de Jesus na cruz para remissão dos pecados, já que, através da reencarnação, a humanidade está “em evolução”.
"Acreditam que Jesus é irmão de
Lúcifer"
|
O Jesus da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nome oficial da igreja dos Mórmons, é um falso Cristo criado por Joseph Smith, fundador do mormonismo, e pelos presidentes que o sucederam, bem como pelos profetas e apóstolos que continuaram o trabalho de desenvolvimento do grupo. Este Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo, mas foi concebido através de relações sexuais entre Elohim (Deus Pai) e Maria. Jesus foi casado, e não apenas com uma mulher, pois na crença mórmon Ele era polígamo. Jesus é apenas o mais velho dos irmãos dos homens, além de ser também irmão de Lúcifer. Os ensinos mórmons são tão blasfemos quanto de qualquer outra seita que não crê no verdadeiro Jesus. Existem ainda muitos outros elementos dentro da história dos Mórmons que foge ao conhecimento da maioria das pessoas, por isso são confundidos com cristãos verdadeiros. (Para saber mais sobre os Mórmons, clique aqui)
"Os sofrimentos humanos não
passam de ilusão"
|
Jesus não tem muita importância para os adeptos desta seita. Masaharu Taniguchi, fundador do movimento, é mais citado nos ensinamentos do grupo que Jesus. No entendimento da Seicho-No-Ie, o pecado, o mal, as doenças, a pobreza e toda e qualquer moléstia que o ser humano possa sofrer, não passa de ilusão produzida na mente, e pela mente o ser humano pode mudar sua realidade, através de pensamentos positivos. Como negam a realidade do pecado e do sofrimento, rejeitam o sacrifício realizado por Jesus, e como não poderia deixar de ser, também negam a divindade de Jesus.
Movimento Nova Era
"O MNE acredita que Jesus foi apenas um mestre iluminado" |
Quanto ao MNE, talvez poderíamos dizer que dispensam muitos comentários, pois é um dos grupos mais falados e combatidos dentro da esfera da heresiologia. Só não podemos deixar de ficar atentos a eles, pois tem se infiltrado dentro das igrejas cristãs com seus ensinos e seduzido a muitos com seus ensinos sobre um 'jesus' falso. Os adeptos do Movimento Nova Era acreditam que Jesus foi apenas um mestre iluminado que inaugurou a “Era de Peixes”, que dura de 4 d.C. até 2146 d.C., quando virá a “Era de Aquarius”. Os adeptos deste movimento, que não possui um ponto de referencia pois é composto pelos mais variados círculos ocultistas, lançam sua fé em toda sorte de métodos de adivinhação, esoterismo e feitiçaria, deixando o cristianismo de lado, já que o mesmo está morrendo com o fim da Era de Peixes. Jesus não é Deus para os adeptos da Nova Era, sendo considerado com mero mestre moralista, um iluminado, assim como Buda, Confúcio ou outro guru. Para o MNE Jesus se “vestiu com o Cristo Cósmico”, para então fundar um padrão moral que está se tornando obsoleto com o advento da Era de Aquarius. (Para saber mais sobre o MNE, clique aqui)
Bibliografia:
WERONKA, João Rodrigo. Apologia
da Divindade de Cristo. 1ª Ed. São José dos Pinhais: NAPEC, 2011.
Boa dia queria fazer uma parceria com vc, eu sou Álvaro e sou dono de uma rádio web gospel, queria que vc colocasse o player da minha rádio ai e o banner dela, e eu coloco seu banner no meu site, e anuncio seu site ao vivo para as pessoas acessarem!! nos ajude!!
ResponderExcluirhttp://www.radioriosdevida.com
E-mail: redacaoconecta@gmail.com
Olá,ganhei o Prêmio Dardo em reconhecimento do meu trabalho e repasso para você com carinho também pelo reconhecimento do seu trabalho.
ResponderExcluirSinta à vontade de aceita-lo se for do seu interesse, passe lá no Blog e pegue o seu.
http://rochaferida.blogspot.com.br/p/premio-dardos-acabo-de-ganhar-uma.html#axzz29uUxJdYd
Léo Almeida
rochaferida.blogspot.com