Josué 2:4-5.
Problema: Ao chegar em Jericó, os espias buscaram refúgio na casa de Raabe. Quando o rei de Jericó ordenou que Raabe entregasse os homens, ela mentiu dizendo que eles já haviam partido e ela não conhecia o seu destino. Entretanto, quando Israel finalmente destruiu Jericó, Raabe e todos da sua família foram poupados. Como pôde Deus abençoar Raabe por mentir?
Solução: O texto não afirma que Deus tenha abençoado Raabe por ter mentido. Ele a salvou e abençoou por ter protegido os espias e ajudado na derrota de Jericó. Entretanto, em nenhum lugar a Bíblia declara explicitamente que Deus abençoou Raabe por ela ter mentido. Deus a abençoou apesar de sua mentira, e não por causa da mentira. Na verdade o ato de proteger os espias foi a demonstração de sua grande fé no Deus de Israel. Raabe acreditou firmemente que Deus destruiria Jericó, e demonstrou sua fé ficando ao lado de Israel contra o povo de Jericó, quando protegeu os espias de serem descobertos.
Alguns estudiosos insistem em dizer que Raabe enfrentou um real conflito de ordem moral. Era-lhe impossível salvar os espias e ao mesmo tempo falar a verdade aos soldados do rei. Sendo assim, Deus não lhe imputaria a responsabilidade por esse inevitável conflito moral. Certamente uma pessoa não pode ser tida como responsável por não cumprir uma lei menor de forma a cumprir uma obrigação maior. A Bíblia ordena a obediência ao governo de um país (Rom. 13:1; Tt. 3:1; I Ped. 2:13), mas há muitos exemplos de justificada desobediência civil, quando o governo atua no sentido de compelir a prática da injustiça (Êx. 5; Dan. 3:6; Ap. 13). O caso das parteiras hebréias, que mentiram para salvar a vida dos meninos israelitas é talvez mais claro neste sentido, elas foram abençoadas por salvar a vida das crianças e não por mentir.
Fonte: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia.
www.oucaapalavradosenhor.com
GRAÇA E PAZ
ResponderExcluirImporta obedecer a Deus do que aos homens.
"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens". Atos 5:29
Aqui está lançado um principio básico do Reino de Deus. Fazemos parte de um Reino que não está demarcado por território, porém temos um rei, um governo ao qual servimos de todo nosso coração. Somos seus súditos. Somos fiéis as leis do Estado enquanto não estão em conflito com as do Reino de Deus, as quais amamos.
Alguns acham que as leis humanas e seus governantes tem todo direito sobre nós. Pregam que devemos toda lealdade a eles, usando até mesmo as escrituras. Então cristãos sinceros passam a ter uma atitude de submissão cega, esquecendo de que Reino fazemos parte. Temos um único Rei a quem devotamos toda lealdade. Essa é a minha conduta!
Meu abraço fraterno
Missionária Cleusa Klein
Obrigada por sua visita e pelo gentil comentário. A bíblia nos diz que pecamos por não conhecer a palavra ... Conhecendo a palavra de Deus nós temos atitude e ousadia para obedece-lo sempre, sabendo que ele sempre estará nos dando o escape. Temos uma fé racional que nos leva a ter discernimento em tudo que fizermos para que não venhamos trazer desonra ao nome de Deus e não escandalizarmos seu evangelho com atos de insanidade em nome de uma fé que não seja aprovada por Deus.
ResponderExcluirFica com a gloriosa paz de Cristo Jesus.
Missionária Cleusa Klein