CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cristo na plenitude dos tempos.

          Tudo que envolve a eternidade, nos faz sentir muita dificuldade para que possamos usar uma linguagem que seja ao mesmo tempo cheia de ricos detalhes e cuidadosa, para que não incorramos em certos "desconfortos" com a Palavra de Deus. Nossa linguagem é "pobre", nossa mente e nosso entendimento são limitados a ponto de harmonizarmos os nossos limites com o ilimitado e o infinito. Esses limites, quando não são prudentes, faz com que muitas vezes surjam confusões doutrinárias, fato que leva algumas pessoas a interpretar o que é eterno a partir de uma linguagem temporal, sem detectar os nossos limites. Nossa intenção é tentar mostrar como Deus agiu para fazer cumprir o seu plano "arquitetado" na eternidade, de conformidade com sua perfeição e infalibilidade.

          Deus, em sua onisciência, não deixou nada fugir de seu controle, fez a história acontecer conforme o seu plano. Ainda que tenhamos um entendimento limitado para falar de tudo isso, cremos que o Senhor nos dará a sua direção. Comecemos então, por falar um pouco da plenitude dos tempos:

Plenitude dos tempos

          Segundo a *PEB, plenitude é um estado completo; o Dicionário da Bíblia de Almeida diz que plenitude é abundância, presença completa, tempo certo para Deus agir, libertando as pessoas. Plenitude seria então  um certo tempo, pré-determinado por Deus, compreendido como o tempo em que as condições se tornaram favoráveis para a execução de algo que Deus havia planejado. Foi um tempo de abundância de sua presença manifestada em Jesus Cristo para libertar as pessoas do pecado e da morte eterna. Sendo também o momento pré-estabelecido por Deus para a vinda do Messias, Jesus Cristo, o Senhor nosso (Gál. 4:4).

As religiões do passado

          As religiões do passado jamais puderam preencher o vazio dentro de cada pessoa, seus rituais cheios de formalidades e proibições que mais escravizavam do que traziam o povo a uma vida de liberdade deixavam o povo com um vazio interior, vazio este que somente Jesus seria capaz de preencher, pois só Ele poderia fazer fluir o rio de Deus em nós (Jo. 7:38), gerando vida abundante (Jo. 10:10b) e a verdadeira libertação (Jo. 8:36). Jesus é uma resposta para os anseios humanos. Ao profetizar a respeito de Jesus, o profeta Jeremias assim fala: "Pois saciarei a alma cansada, e fartarei toda alma desfalecida" (Jer. 31:25-Almeida Rev. Imp. Bíblica). Para àqueles que tinham um vazio dentro de seus corações, Deus providenciou em tempo oportuno a presença de Seu Filho Amado para saciar cada anseio e trazer refrigério aos homens, algo que as "religiões do homem" não conseguiu realizar.

          Jesus Cristo veio para realizar em tempo estabelecido por Deus, a obra perfeita e suficiente para satisfazer completamente ao homem cansado e à toda alma que estava sedenta. Por isso, Ele pôde dizer: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva" (Jo. 7:37b-38). Como podemos ver nas Escrituras, Deus sempre colocou limites ao seu povo quanto às práticas "religiosas" dos povos que viviam ao redor, para que o seu povo não se contaminasse com tais práticas como também o próprio Deus tinha o conhecimento do vazio espiritual que elas continham (Lev. 18:3 / Ezeq. 11:12).

          A graça e a Verdade vieram por meio de Jesus Cristo (Jo. 1:17b), abrindo o caminho da salvação para todos os homens, Ele era o Messias tão esperado pelo seu povo.

O povo já estava preparado para receber este Messias

          Durante séculos os profetas do A.T. profetizaram acerca do Messias que haveria de vir para redimir o seu povo, Deus já tinha dito tudo o que deveria dizer sobre o Salvador, e a consciência dos filhos de Israel já estava bastante amadurecida com relação à necessidade de um Messias. Deus tem um plano para tudo que planeja realizar e no cronograma de Deus, o dia havia chegado. Ouve-se, então, um silêncio profético proposital; cerca de 400 anos de silêncio se seguiram. E, então, Deus manifesta a sua sabedoria, quebrando o silêncio, com a pregação de João Batista, no deserto da Judéia (Mt. 3:1-2). João foi aquele que preparou o caminho do Senhor (Is. 40:3 / Jo. 1:23).

Tudo aconteceu porque Deus estava (e está) no controle

          Aqueles que creem no Senhor se sentem seguros por saber que o Senhor está no controle de todas as coisas no universo. Deus não só interfere na história, como faz o plano da história e a conduz de tal forma que cumpre tudo o que lhe agrada (Sl. 115:3-versão Almeida Revisada Imprensa Bíblica). A história humana é conduzida pela sua soberania. Apesar de Deus deixar o homem com total liberdade para agir, nada foge ao seu controle, ou impede que seus planos sejam frustrados (Jó 42:2). Veja que o conquistador e rei de Babilônia, Nabucodonosor somente fez o que fez porque Deus já havia planejado (Jer. 27:5-7); os reinos conquistados pelo soberbo rei da Assíria estavam dentro do plano de Deus (Is. 37:26). Deus planejou estes e todos os outros acontecimentos da história, e isso desde os dias da eternidade, Ele permitiu que homens subissem e homens descessem do poder no decurso da história.

          Deus, nos tempos de Daniel, revelou fatos que ainda estavam por vir, através de um sonho, o qual o próprio Deus deu a interpretação a Daniel (Dan. 2:19), e isso foi tão espetacular para Daniel que ele exultou  e bendisse o nome do Senhor por tamanha sabedoria, leiamos: "Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque d'Ele é a sabedoria e o poder; é Ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis" (Dan. 2:20-21). Nada escapa ao controle do Deus e soberano de toda a terra, é Ele quem dá reinos e tira reinos dos poderosos. Aleluia!!!

Deus tem um tempo perfeito para estabelecer o seu propósito

          Deus não só interfere no curso da história, mas o faz de modo perfeito, tendo tudo previamente planejado, como já falamos anteriormente. Em nossos dias tivemos a oportunidade de ver homens como Saddam Hussein, Osama Bin Laden, Muamar Kadafi, subirem e descerem do poder, e Deus estava no controle. É Ele quem determina os tempos: Salomão assim se expressou: "Tudo em seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu" (Ecl. 3:1). Isso demonstra que há tempo determinado para o cumprimento de todo propósito debaixo do céu e que Deus como soberano de toda a terra (Ezeq. 35:14 / Sal. 97:5 / Zac. 4:14) é o Único que controla e determina os tempos para o cumprimento de tais desígnios.
          Vejamos outros acontecimentos pré-anunciados por Deus e que se cumpriram com precisão segundo seu propósito:
  • Deus fala a Abraão que sua posteridade passaria 400 anos no Egito e que o povo ao sair do Egito levaria grandes riquezas, assim aconteceu (Gen. 15:13-14);
  • Deus dá a entender que o povo rebelde passaria 70 anos em cativeiro na Babilônia e que a transformaria em ruínas, isso aconteceu (Jer. 25:11-12);
  • Revelou a Daniel, as 70 semanas, uma profecia certeira da história dos judeus, desde o cativeiro em Babilônia até o fim dos tempos (Dan. 9:25).
          Estes fatos em si, já demonstram que Deus tem tudo planejado conforme sua vontade, não deixando nada absolutamente fugir ao seu controle. Até mesmo o nosso inimigo, o diabo, já sabe que também para ele já há um tempo determinado por Deus para agir (Mt. 8:29 / Apoc. 12:12-Almeida Revisada Imprensa Bíblica), por isso anda furioso querendo destruir o maior número de vidas possível. O dia dele também está próximo e determinado.

Deus controla a vida na terra

          Para os leitores da Palavra de Deus, não há dúvidas de que Ele tem o domínio e o senhorio absoluto, tanto da vida dos homens como dos animais. Em Luc. 21:18, vemos o seu controle sobre os homens ao lermos: "Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça"; e a respeito dos animais diz: "Não se vendem dois pardais por um asse? e nenhum deles cairá por terra sem o consentimento do vosso Pai" (Mat. 10:29). Deus tem o controle de tudo irmãos, então podemos confiar em sua provisão e cuidado para nossas vidas, e o maior cuidado que Ele dispensou a nós foi o planejamento para, na plenitude dos tempos, enviar o Seu Filho, nascido de mulher (Gál. 4:4).

          Na plenitude dos tempos, Jesus Cristo nasceu, como A Luz que vinda ao mundo e ilumina todo homem (Jo. 1:9). Cada parte de sua missão foi cumprida cabalmente como Deus ordenou, Ele viveu para realizar a obra de Deus em favor dos homens (Jo. 4:34 / Jo. 5:30b) e no tempo certo, sem atrasos. Jesus tanto sabia quando não era a sua hora (Jo. 2:4 / Jo. 7:30) como também sabia quando era a sua hora (Mat. 26:45 / Marc. 14:41). O relógio de Deus não atrasa e tão pouco se adianta, é preciso. E como já sabemos que não há atrasos nos planos de Deus, podemos estar certos de que há também no cronograma de Deus uma hora determinada (que só Deus sabe) para a volta de Jesus e para a consumação dos séculos. Haverá separação das "ovelhas e dos bodes" (Mat. 25:32), esse dia é certo e não falhará, cabe a nós estarmos preparados para esse dia, porque assim não ficaremos decepcionados com a sua hora. Alegremo-nos porque Ele virá, e que o nosso anseio possa ser o mesmo de Apocalipse 22:20b: 
"Amém. Ora vem, Senhor Jesus".

*Pequena Enciclopédia Bíblica
Dicionário da Bíblia de Almeida
Rei dos reis
Cristo na plenitude dos tempos

3 comentários:

  1. Oi ouça a palavra do Senhor, conheci o seu blog através de um blog de uma amiga, vim te visitar e adorei o seu blog, já estou te seguino, mais estou com um problema no meu blog, o meu perfil não entrou no quadradinho dos seguidores,você talvés não consiga ver pois o perfil ficou em cima do quadradinho mais depois desaparece, convido você para visitar o meu blog de variedades, se você gostar e quiser me seguir ficarei muito feliz, e me avise com o link do seu blog em qualquer um dos comentários dos posts, espero que esse problema se resolva logo, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É VERDADE, MAS ESTE PROBLEMA PARECE SER UM PROBLEMA DO PRÓPRIO BLOGGER, OUTRAS PESSOAS ESTÃO COM O MESMO PROBLEMA, JÁ MANDEI UMA MENSAGEM PARA ELES E NUNCA OBTIVE RESPOSTA. GOSTARIA DE AGRADECER SUA VISITA E TAMBÉM JÁ ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG. GRANDE ABRAÇO

      Excluir
  2. Oi Ouça a Palavra do Senhor, obrigada pela sua visita, já coloquei o seu link nos meus blogs que sigo, beijos.

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.