CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O que é uma seita?

Desde os primórdios da história da humanidade temos um inimigo em comum que vem trabalhando para implantar o engano de forma a seduzir as pessoas levando-as a viverem acorrentadas no erro, e tem como resultado, a condenação e a morte eterna. Muitas religiões fazem uso da Bíblia, ou alegam crer nela, porém esta não é sua regra de fé prática, pois fazem uso de "pseudo-revelações" que contradizem o que nos ensinam as Sagradas Escrituras. Vemos que a antiga Babel, foi e tem sido a fonte de inspiração das seitas falsas e heresias desde muito tempo, pois Babel é símbolo de rebeldia e corrupção espiritual. Toda heresia começa com uma atitude de rebeldia a Deus, como foi o caso da afamada torre homônima, onde os homens deixaram de servir a Deus e dar ouvidos à sua Palavra para criar um sistema sem Deus e contra Ele, formando o que podemos chamar de heresia. A palavra "heresia" por sua vez deriva-se da palavra grega "háiresis" que quer dizer "escolha", "seleção", "preferência", surgindo a partir daí a palavra seita. Entende-se por heresia a atitude de alguém afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias ideias, ou ideias de outra pessoa no que se diz respeito à religião. Em resumo, é abandonar a Verdade de Deus. Tentemos entender as seitas e as heresias a partir de seus significados:

As seitas se caracterizam por serem grupos religiosos que professam doutrinas que vão contra os ensinos bíblicos, ainda que muitos utilizam a Bíblia, a usam apenas para distorcer ou negligenciar a mensagem central das Escrituras. Em geral, se fecham em comunidades radicais cujos sistemas divergem da opinião geral, porém muitos seguidores se dedicam ao proselitismo. Quase sempre se separam de um grupo maior para que possam ter mais liberdade de propagar seus ensinos (At. 5:17; 15:5; 28:22).

Na época de Jesus, as principais seitas eram a dos Fariseus. Escribas, Herodianos, Saduceus, o gnosticismo, etc...

As heresias são doutrinas ou um conjunto delas que divergem em muito dos verdadeiros ensinos bíblicos, elas somente tem "aparência" de verdade, contudo existem para enganar os desavisados e não passam de mentiras, que , quando combatidas à Luz das Escrituras, caem por terra. Suas origens quase sempre são distorções de ensinos bíblicos. As "heresias" são de fato opiniões contrárias à Verdade de Deus, estão enumeradas como obras da carne, sendo os ensinos que causavam divisões dentro da igreja, muitas das quais negavam o próprio Salvador, Jesus Cristo (II Ped. 2:1 ERA; I Cor. 11:19; Gál. 5:20).

Herege é a pessoa que ensina, segue, defende ou pratica heresias.

Heresiarca é a pessoa fundadora de uma seita herética.

A partir de agora, esperamos contribuir para ajudar todos os nossos irmãos acerca deste assunto tão intrigante e ao mesmo tempo importante para que possamos aprender juntos e evitar os desvios doutrinários que poderão nos levar ao desvio da Verdade. Sempre que possível, estaremos disponibilizando artigos sobre o tema e sobre as principais seitas e heresias de nossos dias. O que poderia caracterizar uma seita? Uma seita pode ser caracterizada, em geral, por aquilo que ela prega ou pensa a respeito dos seguintes tópicos:

Em relação a Bíblia:

  1. A Bíblia Sagrada não é a única fonte doutrinária, pois tem outras fontes doutrinárias além das Escrituras Sagradas;
  2. Aceitam apenas algumas partes da Bíblia, ou seja, aquelas que mais se enquadram às suas convicções, usando, inclusive, edições da Bíblia adaptadas (alteradas) para melhor fundamentar seus ensinos e enganar os seus adeptos;
  3. Distorcem os ensinos básicos e os princípios de interpretação;
  4. Em geral afirmam ter recebido uma "nova revelação" de Deus para anular ou mudar mandamentos da Palavra de Deus;
  5. Tem um ensino errado a respeito de Deus, algumas ensinam que Ele é tudo e tudo é Deus;
  6. Tem ensinos contraditórios sobre o pecado e o ser humano;
  7. Ensinam de forma destorcida sobre a pessoa e obra de Cristo;
  8. Tem outros meios de salvação além do que ensina a Bíblia.
Em relação a Jesus Cristo:
  1. Não aceitam que Jesus seja o Filho Unigênito de Deus;
  2. Não aceitam a natureza divina-humana de Cristo;
  3. Não aceitam seu nascimento virginal;
  4. Não tem Cristo como centro de suas atenções;
  5. Para as seitas, existem outras oportunidades de salvação além da realizada por Cristo, pois cabe ao homem realizá-la, contrariando os ensinos da Palavra de Deus;
  6. Em geral, tem um líder, ainda vivo ou mesmo morto, que possui autoridade igual ou superior a de Cristo;
  7. Negam a individualidade ou a realidade do pecado, muitas até afirmam que pecado não existe.
Se o que uma determinada seita ensina dentro ou fora de uma igreja ou templo não estiver de acordo com as Escrituras Sagradas, com certeza podemos acreditar que estaremos diante de uma seita herética. Existem muitos fatores que podem contribuir para o surgimento de uma seita herética, dentre os quais poderemos destacar alguns:
  1. A ação do diabo, que cega as pessoas para enganá-las e fazer com que não entendam a Palavra de Deus (II Cor. 4:4);
  2. A ação do diabo contra o povo de Deus, tentando semear o mal no meio do povo de Deus (Mat. 13:25);
  3. A ação do diabo contra a Palavra de Deus, buscando arrebatar a semente da Verdade do coração do homem (Mat. 13:19);
  4. A falta de despertamento da parte do povo de Deus em pregar o Evangelho (Mat. 13:25);
  5. Falsas interpretações (II Ped. 3:16);
  6. Falta de conhecimento Bíblico (I Tim. 2:4);
  7. Falta de constância na Palavra de Deus (Ef. 4:14);

Podemos ver as seitas em várias partes, principalmente hoje com o avanço das telecomunicações e da mídia eletrônica, fica cada vez mais fácil encontrar uma por aí, são quase como pedras, dá para esbarrar em uma a cada passo dado. Algumas são mais e outras menos hostis; outras são discretas e outras nem tanto; algumas são esquisitas, como a "igreja de todos os mundos", a "igreja da eutanásia", a "igreja do movimento da criatividade", só para citar algumas excentricidades [Seitas estranhas]; algumas parecem boas e benéficas, outras nem tanto; algumas tem aparência de utilidade, outras não. A cada dia aparecem mais "seitas religiosas" e filosóficas que ensinam grandes absurdos, porém estas coisas não estão acontecendo por acaso, tudo isso está acontecendo por ocasião da proximidade do final dos tempos.

Como já falamos no início desta postagem, as heresias começam com uma atitude de rebeldia contra Deus, e muitas pessoas só entram para determinadas seitas por se sentirem "desprezadas por Deus", daí a atitude de entrar nessas "enrascadas" que só geram rebeldia, e o final quase sempre é muito triste, exceto nos casos onde a pessoa passa a conhecer o verdadeiro plano de salvação de Deus para o homem e o aceita, arrependendo-se de seus pecados e recebendo a Jesus Cristo como Único e Suficiente Salvador.

A partir do avanço de nossas pesquisas, estaremos apresentando algumas das "seitas heréticas" mais conhecidas e alguns de seus ensinos para que nós possamos conhecer mais sobre cada uma delas e o que ensinam, e, estando firmados na Verdade, não venhamos cair nas "redes" que tão sutilmente lançam para arrebanhar vidas. Como introdução, iremos conhecer, ou lembrar de alguns casos famosos de "líderes religiosos" que arrebanharam e destruíram muitas vidas, simplesmente por que estas não deram crédito à Palavra de Deus e seguiram sistemas rebeldes e sem Deus.

Nos idos de 1.978, um auto-proclamado missionário norte-americano, líder e fundador da seita "Templo dos Povos", conhecido com Jim Jones, levou cerca de 918 pessoas de uma pequena comunidade de Jonestown (Guiana-antiga Guiana inglesa) ao suicídio coletivo, a maioria por envenenamento e outros com tiros na cabeça. O motivo de tudo, o ter ele anunciado o fim do mundo. Segundo o relato das autoridades locais, quando foram retirar os corpos das vítimas, nenhum exemplar da Bíblia foi encontrado, apenas pelo que se sabe, Jim Jones, usava apenas os seus ensinos para guiar seu "rebanho". É lamentável, como as pessoas conseguem acreditar em pessoas que falam em seus próprios nomes e deixam de lado a Palavra de Deus! Em João 5:43, Jesus ao ensinar, disse que falava ao povo "em nome do Pai celestial e o povo não aceitava o seu testemunho; e que em consequência disso aceitariam aqueles que viessem falando em seus próprios nomes". Foi exatamente isso que aconteceu no episódio de Jonestown.

Em 1.993, o líder religioso David Koresh, nascido Vernon Wayne Howell, líder da seita "Branch Davidian" ou "Ramo Davidiano" em português, afirmava para os seus seguidores que era necessário morrer para ressuscitar das cinzas, firmado nesta premissa antibíblica, ateou fogo no rancho em que vivia com seus seguidores matando quase oitenta pessoas, entre elas, muitas crianças. Já em 1.980, começou a se autoproclamar profeta e posteriormente começou a afirmar ser a reencarnação de "cristo" e digno de abrir os sete selos do Apocalipse. Em determinada ápoca de sua vida chegou a ter 140 esposas.

Em 1.997, outra seita que começou a se despontar no cenário mundial foi a seita "Heaven's Gate", ou "Portão do céu", um tipo de seita que acreditava em ovni's, liderada por Marshall Applewhite e Bonnie Netlles, eles acreditavam que seriam transportados para outra dimensão em uma nave escondida na calda do cometa Hale Bopp. Sua crença estava em acreditar que tanto ele como a sua enfermeira que teria cuidado dele durante um ataque cardíaco, depois do qual teria tido uma experiência de quase-morte, eram as duas testemunhas do Apocalipse. Sua seita misturava crenças no Apocalipse e também usavam uma forma de ocultismo religioso, levando cerca de quarenta pessoas ao suicídio. Se a Palavra de Deus fosse a regra de fé de cada uma dessas seitas, não teriam cometido suicídio, pois saberiam que o nosso Salvador veio para nos dar vida e vida em abundância (Jo. 10:10b).

No Brasil também existem diversas seitas e denominações que se valem de profecias apocalípticas para conquistar seus fiéis, entre elas podemos citar a seita das "Borboletas Azuis" na Paraíba, que anunciou o dilúvio para o ano de 1.980; "Vale do Amanhecer"; e mais algumas que estão chegando por aqui recentemente. A maioria dessas seitas refutam a "Doutrina da Trindade", a ressurreição, a salvação pela Graça e uma séria de outros ensinos Bíblicos. E como sabemos que o assunto é bastante extenso, abordaremos em outra oportunidade tanto outros aspectos das seitas, quanto seus nomes e ensinamentos.

Fique sempre com a Palavra de Deus, e nunca se esqueça que a dúvida é algo comum ao ser humano, e a Palavra de Deus nos foi presenteada justamente para nos ajudar nas questões onde elas existem, como está escrito: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).

Fontes de pesquisas:

Dicionário da Bíblia de Almeida
Dicionário Bíblico Universal
Seitas e Heresias - Raimundo de Oliveira - CPAD
Seitas e Heresias - Diversos Autores
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Jones
http://mundolouco.net/as-mais-estranhas-religioes/

2 comentários:

  1. tem algum? estudo sobre os adventistas do setimo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Livinston Teixeira, infelizmente não escrevemos nada sobre o assunto. Quem sabe em um futuro próximo, pois não havíamos pensado a respeito do assunto. Porém temos outros assuntos que acreditamos ser de seu interesse, acesse "SEITAS E HERESIAS" nos ficheiros à esquerda do nosso blog e pesquise à vontade. Grande abraço.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.