CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cristo inicia o ministério

Pregando e ensinado
O assunto que mais deve atrair os cristãos e que mais creio ser oportuno de falar, é a respeito do Senhor Jesus, sua vida, sua obra, seu amor e carinho pelas pessoas, pois em tudo o que fez e realizou, Ele se sobressaiu. Suas Palavras são sempre atuais e dignas de confiança. Quando lemos qualquer livro histórico, vemos que com o passar do tempo estes perdem seu discurso, se tornam difíceis de entender, ultrapassados, mas a Palavra de Cristo, que é eterna, é atual para mim e para você.

Alguns fatos a respeito de Jesus geram controvérsia para o homem alheio à Palavra de Deus, isso porque Ele é o verdadeiro Deus e ao mesmo tempo verdadeiro Homem, desta forma sua verdadeira identidade só poderá ser conhecida através da revelação da Palavra de Deus, esta é a única fonte disponível digna de confiança e que está autorizada para tratar deste assunto, que é a Bíblia. Para os incrédulos, distorcer e desatualizar o cristianismo é muito fácil, pois ao desconhecer a Verdade de Deus contida na Bíblia buscam fontes "extra-bíblicas" para sustentar suas afirmações, e se eu ou você não estivermos em sintonia com a Palavra de Deus, poderemos ser enganados e ludibriados por "homens que por meio de astúcia enganam fraudulosamente" (Ef. 4:14). Suas doutrinas existem apenas para, por meio do engano, por em descrédito a Palavra do Deus Vivo que é bendito para sempre.

Para falarmos do início do ministério de Jesus, o Verbo Vivo de Deus, é necessário lembrarmos que a ação do Espírito Santo foi realizada de uma forma, digamos, tríplice para o ministério de Jesus na terra:
  1. Houve a manifestação da pregação e o ensino;
  2. Houve a realização de sinais e milagres;
  3. Houve uma escolha, preparação e capacitação de discípulos para divulgarem e continuarem a obra.
Jesus iniciou o seu ministério de forma gradativa, aumentando o ritmo de trabalho até se tornar bastante conhecido a ponto de chamar a atenção das autoridades religiosas de sua época, que percebendo o crescimento de seus seguidores, passaram a se sentir incomodados pelo movimento que poderia provocar algum tipo de reação do império romano, dominante na época, de territórios da nação de Israel, podendo causar graves consequências à nação de Judá.

1. Jesus começou seu ministério fazendo sinais

  • O primeiro sinal público do ministério de Jesus foi o realizado em um casamento em Caná da Galiléia. O apóstolo João faz uma maravilhosa apresentação do milagre da água transformada em vinho nas bodas de Caná da Galiléia (Jo. 2:1-10). O próprio apóstolo afirma em seu evangelho que com este milagre "Jesus deu princípio a seus sinais, em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória e os seus discípulos creram n'Ele" (v.11). Pelo texto podemos perceber que os discípulos já haviam sido chamados pelo Mestre, e Ele em sua magnífica sabedoria realizou os sinais na presença de seus discípulos com a finalidade de que estes pudessem crer n'Ele.
  • Uma das características do ministério de Jesus foi a operação de sinais e milagres. O Senhor Jesus demonstrou em seu ministério o seu poder de várias maneiras, ele demonstrou poder sobre a natureza, sobre o pecado, sobre a morte, sobre os poderes das trevas, revelando não haver nada impossível que não pudesse realizar. Jesus realizou cerca de 35 milagres no N.T., revelando-nos que o seu domínio, poder e autoridade estão acima dos poderes da morte, do inferno, do diabo e seus comandados, das enfermidades e da própria natureza. Gostaria de salientar um aspecto interessante do ministério de Jesus que se faz necessário aqui, que é o fato de que mesmo sendo poderoso em obras e palavras (Luc. 24:19), jamais usou o seu ministério para fazer espetáculos a fim de aparecer diante dos homens ou até mesmo de agradar o seu público, Ele teve como objetivo glorificar ao Pai. Herodes Antipas quis que Jesus realizasse milagres em sua presença, mas Jesus não os realizou para lhe satisfazer os caprichos (Luc. 23:8-9). Ele não somente pregou e ensinou, mas realizou grandes milagres. Tantos foram os seus milagres que muitos reconheceram ser Ele o Cristo que havia de vir (Jo. 2:23). "E sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos da várias enfermidades e tormentos: endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E Ele os curou" (Mt. 4:24).
Tantos foram os seus milagres que muitos reconheceram
ser  Ele o Cristo
A maior parte dos milagres realizados por Jesus foram realizados em público e as pessoas eram conhecidas do povo em geral, não deixando margem para dúvidas quanto a sua autenticidade. Uma das vantagens do cristianismo é o fato de que este está firmado em fatos verdadeiros e dignos de confiança, e tudo que Jesus fez e ensinou foi às claras, diferente de outras religiões. Os fundadores de outras religiões em geral afirmam terem tido visões, mas quem poderia atestá-las? somente eles o afirmam e viram, ninguém mais.
  • Em seu ministério Jesus realizou milagres em público e recebeu testemunho público atestando a veracidade de sua obra. Jesus levou três testemunhas ( Pedro, Tiago e João) para o monte da transfiguração para que pudessem atestar e contemplar a sua glória (Mat. 17:1-2; Luc. 9:28-29). Na ocasião do batismo, Deus também testificou dos céus que Jesus é o seu Filho amado na presença de muitas testemunhas (Luc. 3:21-22). Jesus foi transparente em tudo, nos ensinos e nos milagres. O apóstolo Pedro quando estava pregando na casa de Cornélio, o centurião romano, deu testemunho dizendo: "Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele" (At. 10:38). Ele ressuscitou um morto em público (Luc. 7:11-18). Curou um endemoninhado cego e mudo em público (Mat. 12:22-24). Ressuscitou ao amigo Lázaro diante de um grande número de pessoas (Jo. 11:42-44), isso só para citarmos alguns de seus milagres. Jesus não teve necessidade de fazer nada escondido ou para um pequeno número de pessoas, pois sendo Deus operou grandes milagres em público, possibilitando a um grande número de discípulos a oportunidade de testemunharem dos seus feitos.
2. O chamamento dos discípulos

  • O motivo da escolha. Quando se escolhe alguém para alguma função, se escolhe por motivos óbvios e de acordo com o objetivo. Muitas funções exigem força, beleza física, algumas necessitam de experiência na profissão, algumas formação superior; mas no caso dos discípulos de Jesus, os primeiros que chamou e colocou o nome de apóstolos, todos eram homens simples, muitos dos quais eram pescadores, e alguns sem muita instrução (Mat. 4:18-22 / Atos 4:13). Também escolheu homens que para o povo em geral seriam desqualificados como é o caso de Mateus, um cobrador de impostos (Mat. 9:9). Como nós já sabemos, Deus na sua infinita sabedoria escolheu e usou esses homens humanamente simples para transformar a vida de muitos outros homens por meio do Evangelho.
  • Os nomes dos doze escolhidos. A lista completa dos doze podemos verificar em Mateus 10:1-4: Pedro e André que eram irmãos; os outros dois irmãos, João e Tiago; Felipe e Bartolomeu, Tomé, Mateus e Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão o zelote e Judas Iscariotes. Comparando a lista de nome dos apóstolos (que quer dizer "enviados") de Mateus 10 com a lista existente em nos outros evangelhos de Marcos 3 e Lucas 6, vemos que Tadeu também era chamado de Judas, filho de Tiago.  Havia nomes repetidos entre os apóstolos porque tais nomes eram muito comuns na época de Jesus, assim como temos os "Josés" e as "Marias" em nossos dias. Tiago, Simão e Judas são os casos aqui citados.
  • Trabalhando com os talentos que temos. Cada um dos quais o Senhor chamou tinha um talento em especial, e Deus usa os talentos que o homem tem vocacionado-o. Por exemplo, Moisés tinha um cajado de pastor. Deus lhe perguntou: "Que é isso que tens na mão?" ao que lhe respondeu Moisés: "uma vara" (Êx. 4:2). E com aquele instrumento Deus levou Moisés diante de Faraó para fazer milagres (Êx. 8:16 / 14:16) e antes de abrir o Mar Vermelho ele teve que levantar a vara e estender a mão para que o Mar se abrisse (Êx. 14:16). E o que Jesus faz? Chama humildes pescadores com a intenção de transformá-los em pescadores de homens, usando o talento que tinham (Mat. 4:19). Jesus não precisava e nem precisa que sejamos alguma coisa, na verdade quando nos chama Ele diz: "Eu vos farei"...(Mat. 4:19b). Ele faz de nós aquilo que for necessário fazer, Ele faz daqueles "instrumentos que nada são" para os homens, "instrumentos que são" para Deus (I Cor. 1:27-28). Quando damos ouvidos a voz de Deus, Ele faz de nós Filhos, Povo santo e de sua propriedade, coias que jamais poderíamos ser sem Ele em nós. Mas chegou um momento que estes homens humildes se tornaram pregadores intrépidos, depois que o Espírito Santo foi derramado no dia de Pentecostes (At. 2:4-7).
3. Jesus completa a sua obra
Ele veio demonstrar salvação eterna
  • Um ministério completo. O ministério de Cristo na terra foi-se dando de forma progressiva, começou pequeno, foi crescendo, até chegar ao ponto de incomodar muitos líderes religiosos da época, cresceu ao ponto que deveria crescer tanto em realizações como em fama. O plano de Deus era que o ministério de Jesus fosse o que ele foi, um máximo em tudo. A doutrina de Cristo confundiu os sábios de seu tempo, revelou sua divindade aos homens e só não foi totalmente aceita pelos mesmos devido a dureza de seus corações. Ele veio demonstrar salvação eterna para aqueles que viessem a crer em seu nome e isso Ele o fez plenamente na cruz, nos revelou que tinha autoridade para tirar aquilo que nos impedia de entrar em seu Reino, que era o pecado (Mat. 9:6). Sendo sabedores desta verdade, que possamos aceitá-la em nossas vidas o quanto antes, porque suas realizações foram perfeitamente suficientes para nos livrar da morte eterna.
  • Uma obra que confundiu os homens incrédulos. Jesus está acima de todos os reis e de todos os soberanos da terra, sendo Rei dos reis, nasceu de forma humilde em uma estrebaria, viveu humildemente, em sua juventude foi carpinteiro, junto a José esposo de sua mãe, Maria; nunca cometeu pecado, porém foi condenado como se fosse um malfeitor, sofrendo a morte de cruz, a maior e mais agonizante pena que poderiam infringir a um criminoso. Mas era aí que estava a sua vitória, vitória esta que não poderia ser compreendida pelo homem natural, como está escrito: "Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem...tanto judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gregos...Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens" (I Cor. 1:18-25). Glória a Deus amado leitor!!! Jesus venceu morrendo na cruz, cumprindo o seu ministério; morrer pode até parecer uma derrota, uma contradição por assim dizer. Como alguém que morreu poderia ter vencido? Mas Ele venceu justamente pelo fato de ter morrido, e depois ressurgido dentre os mortos consumando o seu trabalho aqui na terra (Jo. 19:30).
  • Deus fez com que seu plano através do ministério de Jesus fosse cumprido. Para que a vontade de Deus fosse conhecida, Jesus teve que morrer, ressuscitar, e isto tudo aconteceu como fora planejado por Deus Pai, agora só restava fazer tudo isso conhecido e divulgado entre o povo. Desta forma, no final de seu ministério, Jesus incumbiu a sua igreja de pregar o evangelho a toda a criatura, até os confins da terra (Mat. 28:18-20). Isto tem sido feito na atualidade em maior ou menor escala por muitos homens e mulheres ao redor do mundo, eles tem enfrentado inúmeras dificuldades na divulgação do Evangelho, pois se nós verificarmos os noticiários atuais poderemos verificar que cristãos estão sendo brutalmente mortos na Nigéria, Afeganistão, Arábia Saudita, e isto só para citar os três países que mais perseguem cristãos na atualidade (segundo o site www.portasabertas.org.br), dentre muitos outros. Mas graças a Deus que mesmo encontrando tantas oposições, a igreja de Jesus  Cristo tem conquistado milhões de almas para Cristo no decurso da história. Muitos rejeitam a pregação e o convite do Evangelho para salvação de suas almas, mas pelo menos tem ouvido a maravilhosa mensagem da Salvação em Cristo.
Com certeza o ensino de Jesus era diferente dos ensinos dos líderes religiosos de sua época, chamando a atenção para uma particularidade que era ensinar enquanto pregava, e pregar enquanto ensinava em seu ministério. Seus métodos impressionaram e ainda hoje impressionam, porque ensinava como nunca houve antes d'Ele, e depois d'Ele jamais se ouviu falar de outro igual.

Jesus em seu ministério persuadia as pessoas com graça, seus ouvintes recebiam a mensagem de bom grado, agarrando e retendo para si a instrução do Mestre. Ele realizou muitos milagres, todos verdadeiros, os quais também se fazem necessários para que alguns creiam, pois muitos somente creem quando veem os sinais, como está escrito: "Então Jesus lhes disse: Se porventura nas virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis" (Jo. 4:48). Que o Senhor Jesus possa nos capacitar para darmos continuidade em pregar a sua Palavra para que os homens possam ouvir, se arrepender e crer no Evangelho. Talvez caro amigo(a) jamais nos veremos aqui na terra pessoalmente, mas se você também crer naquilo que Jesus fez por nós como um ministério para a vida e vida eterna em seu nome, nos encontraremos no Reino de Deus, então lá poderemos nos encontrar. Deus abençoe você e continue ouvindo aquilo que está na Palavra do Senhor.

Bibliografia:
Rei dos reis
Cristologia, Esequias Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.