CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Duas perguntas sobre a pessoa de Jó

A existência real de Jó
"Jó realmente existiu? E se existiu, e todos são pecadores, como Jó poderia ser perfeito?"
O primeiro versículo do livro de Jó apresenta-nos a principal personagem como uma pessoa histórica que realmente existiu e viveu na terra de Uz. Entretanto, alguns eruditos da atualidade, insistem em questionar a real existência de Jó. Então fica uma pergunta: Teria sido Jó uma pessoa real?
Com certeza Jó existiu. Em primeiro lugar, o versículo um deste livro afirma isso com muita clareza. Não há indicação literária alguma de que tal afirmação deva ser considerada sob qualquer outro enfoque, que não como a assertiva de uma fato real. E isso deve ser admitido com a mesma certeza com que se aceitam outras afirmações no restante da Bíblia.

Em segundo lugar, a existência real de Jó é confirmada por referências feitas em outras partes das Escrituras. Em Ezequiel 14:14-20, Deus cita Jó junto com Daniel e Noé como exemplos de homens justos. Questionar a existência de Jó é o mesmo que questionar se Daniel e Noé existiram. Adicionalmente, isso seria também questionar se Deus é verdadeiro, por ter Ele feito referência a esses homens (por meio do profeta Ezequiel) como pessoas reais que viveram no passado.

Finalmente, em Tiago 5:11, encontramos uma referência a Jó na qual ele é tido como exemplo de paciência em meio a uma tribulação. Tiago refere-se a Jó como que mencionando fatos concretos, dando a entender que ele considerou que Jó existiu e que tudo o que o livro de Jó relata ter ele sofrido foi real. Não haveria força alguma no apelo de Tiago se Jó tivesse sido apenas uma personagem de ficção. Pois, nesse caso, que conforto a sua vida daria a pessoas reais?
Jó era íntegro, reto e
 temente a Deus
Agora que já sabemos que Jó realmente existiu, façamos novamente a segunda pergunta: " Como ele poderia ser perfeito, se todos são pecadores?"
No primeiro versículo (Jo. 1:1) podemos ler esta declaração: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal". É declarado que Jó "era íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal". Entretanto a Bíblia insiste em dizer que "não há justo, nem um sequer", pois "todos pecaram e carecem da Glória de Deus" (Rom. 3:10-23).

A boa palavra dita a respeito de Jó, não indicava ser ele "justo" diante de Deus e dos homens, como fica claro mais tarde por sua condenação e fragilidade (cap. 38) e pela própria confissão de Jó : "Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:6). Além disso, Deus apenas proclamou a sua total isenção de culpa perante os homens, ao passo que Romanos está falando que ninguém, a não ser pela obra de Cristo, é isento de culpa perante Deus (Rom. 3:19).

O livro de Jó é um dos livros de Sabedoria do A.T. e que trata basicamente, entre outras coisas, dos sofrimentos do do ser humano. Podemos ler neste livro a bela história de Jó, um homem bom, fiel a Deus, rico e feliz, que de repente é surpreendido pela perca dos filhos, de seus bens e ainda é atacado por uma doença dolorosa e nojenta que "devora a sua pele e rói os membros (Jó 18:13); que provoca feridas por todo o corpo (Jó 2:7); coceira por todo o corpo (Jó 2:8); pústulas por todo o corpo -tumores inflamatórios- com pus[1]. Jó recebe a visita de amigos que em diálogos poéticos, tentam explicar a "desgraça" de Jó como sendo resultado do pecado. Para eles, Deus sempre recompensa os bons e castiga os maus. Mas Jó reage contra esta explicação, chegando até a desafiar a Deus. Deus não responde a Jó, mas fala do seu próprio poder e sabedoria, levando Jó a humilhar-se diante d'Ele. Mesmo assim fica provado que seus amigos estão errados e que Jó estava certo. por fim, Deus repreende os amigos de Jó por não haverem entendido a razão de seu sofrimento e por terem defendido idéias erradas a respeito de Deus.

Jó é recompensado por Deus, recebendo em dobro tudo o que tinha antes, pois ele , mesmo com os seus problemas, as suas reclamações e seus protestos, conservou a fé num Deus que é Justo. Jó entendeu que os seres humanos não podem compreender tudo, nem explicar bem a razão por que os justos sofrem.

O Autor

O livro de Jó não nos fornece qualquer indicação segura sobre sua autoria ou sobre o tempo de sua composição. Para alguns estudiosos a possível data dos escritos do livro situa-se dentro dos tempos patriarcais (Séc. XVI a.C.).

Fontes de pesquisas:
Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia
http://medicineisart.blogspot.com/2010/07/sindrome-de-jo.html [1]
Bíblia de Estudos Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.