CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Que tipo de amor Davi e Jônatas expressaram um pelo outro?

Jônatas se desfez de sua capa,
armadura e armas na frente de Davi
Há muita especulação em torno desses dois personagens bíblicos, e valendo-se das passagens bíblicas em questão, alguns, tentando corromper o sentido bíblico, dão conotação "homossexual" ao relacionamento de Davi e Jônatas. Como sabemos, a Bíblia é a Palavra de Deus, perfeita, santa, verdadeira e que não se contradiz, e esta não aprovaria essa atitude da parte do mais conhecido rei de Israel caso fosse essa a verdade sobre os dois; a única coisa que há de contradição são as falsas interpretações daqueles que querem fazer o uso da Palavra de Deus para justificar atos que ela mesma reprova, ou então, o fazer uso da Palavra, mesmo sabendo que estão enganados e enganando (por que não creem), para fazer valer aquilo que fazem e que é contrário a vontade de Deus.

Queridos irmãos, temos que nos ater às Escrituras e procurar lê-las e sempre fazer a pergunta, por quê? E buscarmos as respostas na própria Bíblia, não na sabedoria humana. Muitos leem textos Bíblicos e querem dar respostas extra-bíblicas, assim não dá. Fica a pergunta: "Davi e Jônatas eram homossexuais?

PROBLEMA: As Escrituras registram o intenso amor que Davi e Jônatas tinham um pelo outro. Há quem tenha dito que isso é uma indicação de que eles eram homossexuais. Isso é deduzido a partir do fato de que está escrito que "Jônatas o amava" (18:3); que Jônatas se desfez de sua capa, armadura e armas na frente de Davi (18:4); também que eles "beijaram-se um ao outro" com grande emoção (20:41). Os tais que alegam isso dizem ainda que as tendências "homossexuais" de Davi podem ser inferidas pelo fato de ele não ter muito sucesso em seus relacionamentos com as mulheres. Agora fazemos uma pergunta: a conclusão tirada desses textos é válida?

SOLUÇÃO: Não há qualquer indicação nas Escrituras de que Davi e Jônatas tenham sido homossexuais. Pelo contrário, há sim, uma forte indicação de que não eram. Então vamos aos fatos: Davi teve uma forte atração por Bate-Seba, (II Sam. 11) revelando que sua orientação sexual era heterossexual, não homossexual. Davi teve um número muito elevado de mulheres, e isso nos dá indicação de ter sido heterossexual até demais. Quando ainda era general e até depois de se tornar rei, Davi teve pelo menos oito esposas, fora as concubinas:
  1. Ainoã, a jezreelita (I Sam. 25:43);
  2. Abigail, a carmelita (I Sam. 30:5);
  3. Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur (II Sam. 3:3);
  4. Mical, filha de Saul (II Sam. 3:14);
  5. Hagite, que lhe deu por filho Adonias (II Sam. 3:4);
  6. Abital, mãe de Sefatias (II Sam. 3:4);
  7. Eglá, mãe de Itreão (I Cron. 3:3);
  8. Bate-Seba, a qual tomara de Urias e que se tornou mãe do sábio Salomão (II Sam. 12:24).
Outros detalhes que também precisamos nos ater, é que o amor de Davi por Jônatas não era o amor sexual (erótico), mas sim o amor da amizade (o amor "phileo"). É comum nas culturas orientais homens heterossexuais expressarem amor e afeição um para o outro. Qual homem, ou qual mulher nunca teve uma amigo (a) de infância que mesmo depois de adultos ainda não são amigos de grande consideração? Eu tenho, e você também deve ter um amigo (a) que nunca esqueceu. Outro detalhe é que Jônatas não se despiu completamente na presença de Davi. O texto diz apenas que ele tirou a armadura e a capa que vestia (I Sam. 18:4) para dá-las a Davi, como símbolo de seu profundo respeito e compromisso com Davi. Há uma tradução que diz: "E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes (heb., mad' ou seja, veste militar), até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto." (I Samuel 18:4 ACeRF). Era para proteção, pois era perseguido por Saul que queria matá-lo.

O detalhe do "beijo" também é uma arma muito forte para aqueles que querem fazer uso de falsas argumentações, porém o beijo era uma forma usual de cumprimento entre homens naqueles dias (como o é ainda hoje em alguns países). Este incidente do "beijo de cumprimento" é descrito cerca de dois capítulos após o relato de Jônatas ter dado a capa e a armadura a Davi (I Sam. 20:41).

Finalmente, a emoção que expressaram foi o choro, e não prazer sexual. O texto diz: "beijaram-se um ao outro e choraram juntos, Davi, porém, muito mais" (I Sam. 20:41). Existem muitos outros textos bíblicos que também parecem confundir, mas é certo que não confundem os que creem, pois está escrito: "Todo aquele que nele crer não será confundido" (Rom. 10:11). Creia apenas, pois o Senhor não nos quer confundidos, mas fortalecidos n'Ele e em sua Palavra. Graça e paz.

Bibliografias consultadas:
Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia
Israel e sua história: Davi o filho de Jessé, Santos, Dr. Venâncio Josiel dos
www.oucaapalavradosenhor.com

2 comentários:

  1. a sempre aqueles que querem que as pesoas
    aceitem aque eles acham mas ao meu ver o amor de davi e jonatas deveria ser o amor de muitos cristãos no mundo referente a cristo e verdadeiramente não é sera que não estmaos nos enganando a nos mesmos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaríamos de agradecê-lo por ter você como leitor. Porém gostaria de pedir que você se expressasse melhor para que pudéssemos responde-lo. Caso não tenhamos entendido errado seu comentário,você está pensando que Deus permitiria que sua Palavra que é a própria verdade fosse usada para aprovar aquilo que Ele já reprovou desde o princípio, que é a união homossexual. Enganados estão àqueles que fazem uso da Palavra de Deus para justificar qualquer tipo de pecado, e pelo que pudemos entender, você está conjecturando, o que todas as passadas supra-citadas não permitem fazer, pois são bastante claras. Não queira usar uma interpretação errônea para justificar sua crença ou seja lá o que for. Se você quis dizer que "enganar a nós mesmos" é uma suposta crença em amor homo-afetivo entre os dois personagens, com todas as palavras posso asseverar que não é. então, caso pense que o Deus justo e santo iria usar ou permitir ser usada a sua Palavra para tal ato, te digo, está enganado. O mundo é que prega isso, não Deus em sua Palavra. Agora também muitos usam a justificativa de que Deus é amor para aprovar algo assim, mas esse amor se expressa dentro de seus princípios de santidade e retidão. Nunca se esqueça também que Deus é justo Juiz e ao julgar qualquer ato reprovável, ele julgará baseado em justiça, como um juiz, não com amor. O amor é para nos redimir do pecado quando nos arrependemos e nos achegamos a Ele em fé por meio de JESUS seu filho... Caso não seja isso, por favor nos responda melhor para que também nos expressemos à altura de sua resposta. Deus te abençoe.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.