CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Nicodemos realmente teria sido salvo?

"Nicodemos foi salvo?"
"Rabi, bem sabemos que és Mestre".
O seu nome quer dizer vitorioso sobre o povo; é o este o conhecido nome de um fariseu membro do Sinédrio, príncipe dos judeus, que foi ter com Jesus à noite (talvez por lhe ser mais conveniente), por ocasião da Páscoa, quando também o Nazareno se encontrava em Jerusalém. Está registrado o advérbio talvez no período anterior, pelo fato de que se encontravam na capital da Palestina judeus de todo o mundo, e o Filho de Deus aproveitara o ensejo para falar-lhes da vida eterna; não tendo o tempo necessário para dialogar com o componente do Sinédrio durante o dia.

Nicodemos tinha a convicção de que Jesus viera de parte de Deus, conforme declarou em João 3:2: "Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer esses sinais que tu fazes, se Deus não for com ele". Chegamos também a sublime conclusão de que Nicodemos não fora por conta própria manter o diálogo com o Nazareno, quando declara "sabemos", significando ele e quem o enviou, que pode ter sido um grupo de judeus zelosos que aguardavam a remissão de Israel por intermédio do Messias. Ele, então seria o porta-voz daqueles que desejavam resolver as suas dúvidas.

Causa estranheza a resposta de Nicodemos no versículo quatro: "Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer (de novo)?". No entanto, quando analisamos a sua posição de fariseu e mestre em Israel, concluímos estar ele duvidando desta transformação, comparando Jeremias 13.23: "Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? nesse caso, vós também podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal".

Jesus explicou-lhe detalhadamente, o processo do novo nascimento, comparando-o ao fenômeno do vento: "assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai, assim é todo aquele que é nascido do Espírito".

Nicodemos deixou bem claro que se convertera ao Evangelho, mesmo pertencendo ao Sinédrio, quando interpelou em favor de Jesus, ao lhe chamarem de impostor: "Porventura condena a nossa Lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz?", Jo. 7:51.

Por ocasião da morte de Jesus, enquanto seus discípulos fugiam do compromisso de sepultarem o corpo do Mestre com medo dos judeus, Nicodemos e José de Arimatéia, enfrentando o risco de perder a própria vida, tiraram o corpo de Jesus do madeiro, ungiram-no com unguento caríssimo e o sepultaram.
Após este ato de solidariedade e amor para com o Mestre, dizer que Nicodemos não foi salvo é o mesmo que afirmar não ter o ladrão da cruz alcançado misericórdia de Deus, quando Jesus lhe disse: "Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no Paraíso". E o malfeitor nada fez de bom que merecesse a salvação. Ele só contou com a benevolência de Jesus.

Fonte:

A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983

2 comentários:

  1. Bela reflexão, que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRAÇA E PAZ...
      AMÉM, AS BÊNÇÃOS DO SENHOR SEMPRE SERÃO OPORTUNAS EM NOSSAS VIDAS. QUERO AGRADECER O IRMÃO PELA SUA ABENÇOADA PRESENÇA EM NOSSO ESPAÇO, SOMOS MUITO GRATOS POR TERMOS PESSOAS COMO O IRMÃO CONOSCO. DEUS ABENÇOE.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.