CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O que é idolatria? Parte II

Ler a Bíblia é o remédio.
Como já falamos na primeira parte deste estudo, a idolatria influenciou muito os israelitas por causa de seu tempo no Egito (ler Êxodo 12:12), isso levou o povo a transgredir no deserto (ler Êxodo 32), e no tempo do rei Acabe foi praticada com muita força (ler I Reis 16:33), levando a um grande juízo de Deus contra a nação de Israel, levando o povo a se tornar cativo de outra nação (ler Am. 5:26-27). Praticamente todos os profetas pregaram contra esta prática, que diante da Lei era tratado com a pena de morte (ler Êxodo 22:20 / Deut. 13:6-11). É certo que não se pune hoje dessa forma, mas a prática leva à morte espiritual. Existem outras tantas formas de idolatria que também tem corroído o coração de muitas pessoas porque são sorrateiras, chegam disfarçadas, como é o caso, por exemplo da avareza que também é um tipo de idolatria (amor ao dinheiro Col. 3:5 / Mt. 6:24).[1]

A adoração a qualquer imagem, seja de um 'deus' falso ou atribuída ao Deus verdadeiro é expressamente proibida nas Escrituras (ler Êxodo 20:3-6). As nações que existiam ao redor de Israel eram idólatras, e Israel influenciado por estes costumes se desviou de Deus por diversas vezes (ler Jer 10:3:5; Am. 5:26-27) vindo em seguida o castigo por tal desobediência.[2] 

Este pecado é explicitamente condenado no primeiro e segundo mandamentos (ler Êxodo 20); e o seu castigo, no caso de transgressão nacional, está claramente determinado (ler Deut. 4:15-28). As palavras que encontramos no A.T. usadas para traduzir a palavra ídolo são variadas, veja: (1)"Pesel", imagem de escultura (Êxodo 20:4); (2)"Massekah", uma imagem de fundição (Êxodo 32:4); (3)"Matstsebah", pedra sagrada ou estátuas (Êxodo 23:24); (4)"Gillulim", abominação, desprezo (Ezeq. 6:4); (5)"Elil" desprezo ou falta de poder (Sal. 96:5); (6)"Atsab" o que causa dor (Sal. 115:4);"Teraphim" ídolos adorados no lar ou ídolos pessoais (Gen. 31:19 / Jz. 17:5).[4]

No N.T. também fica claro que a adoração aos ídolos é uma característica dos povos pagãos, porém após um encontro com o Deus Verdadeiro deixavam tais práticas para servir a Deus (ler I Tes. 1:9). Várias imagens eram adoradas pelos povos ao redor de Israel, entre elas podemos citar algumas com suas variantes dependendo do local onde eram adoradas: Baal/Bel, Astarote/Astorete, Moloque/Milcom, Camos, Dagon, Marduque/Merodaque, etc...

Baal era o principal deus de Canaã, seu nome quer dizer "dono, senhor, marido". O seu culto foi uma das piores manifestações idolátricas que contaminaram o povo de Israel desde os tempos mais remotos, havia várias formas desta imagem dependendo de onde era adorado. Em algumas regiões era chamado de Baal-Berite (ler Jz 8:33-senhor da aliança), Baal-Peor (ler Num. 25:1-5-senhor da abertura), Baal-Zebube (ler II Reis 1:2-16-senhor das moscas, o mesmo que Belzebu). Na Bíblia encontramos também a palavra "baalins" que é o seu plural, tinha como consorte "Aserá ou Ashera", ambos eram considerados deuses da fertilidade, que também eram adorados pelos fenícios e os sírios em cultos lascivos...[3]

Astarote era adorada pelos fenícios e identificada com a Lua e representada pela vaca. Representava a produção, o amor e a guerra, os seus cultos eram cheios de licenciosidade (ler Jz. 10:6; I Reis 11:5-6).[5]
Moloque, também conhecido pelo nome de Milcom ou Moleque, era o deus do fogo dos amonitas sendo representado por um bezerro com braços estendidos e oco por dentro para se sacrificar crianças (Lev. 18:21 / 20:2-5).[6]

Camos era deus dos moabitas e amonitas (ler Jz. 11:24).[7]

 Dagon era representado por um ser metade peixe, metade homem e que teve seu templo destruído por Sansão (ler Jz. 16:23-30).[8]

Marduque era o deus supremo dos babilônios (Jr. 50:2).

Vale lembrar, que todos eles tem os seus equivalentes na atualidade, com outros nomes para que o povo continue a ser enganado. O culto de cada um tinha e ainda tem práticas as quais o Senhor Deus detesta, porque atentam contra a integridade e a vida das pessoas trazendo também o desvio espiritual. Meu querido, Jesus Cristo é Santo e deseja que nós também sejamos santos para que possamos servi-Lo.

Temos que fazer como o apóstolo Paulo disse em I Cor. 10:14: "Portanto, meus amados, fugi da idolatria". Não podemos nos deixar ser influenciados por nenhum ensino que não proceda da Palavra de Deus, vamos nos levantar para sermos como Ele quer que sejamos, lendo e crendo na Sua Palavra para não cairmos no erro. Gostaríamos de esclarecer que não temos a intenção de escrever qualquer artigo ofensivo a quem quer que seja, estamos apenas expondo o ponto de vista das Sagradas Escrituras sobre o assunto, e acreditamos que não há autoridade maior sobre isso do que o próprio Deus, Pai de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para falar sobre aquilo que Ele mesmo regulamentou. Também não temos a intenção de esgotarmos o assunto, pois cremos que o mesmo é muito extenso e abrange um longo de período da história não só de Israel como também se perde na história do homem sobre a terra. O que desejamos é que as Escrituras possam encher todos os nossos leitores da Graça e Paz vindos lá do alto de onde Cristo vive para que nenhum de nós se sinta confundido. Rom. 10:11.

(Não perca a terceira parte deste estudo)

Bibliografia:
[1] Buckland, Dicionário Bíblico Universal. Pág. 194
[2] Buckland, Dicionário Bíblico Universal. Pág. 87
[3] Buckland, Dicionário Bíblico Universal. Pág. 31 e 130
[4] Buckland, Dicionário Bíblico Universal. Págs.194/195
[5] Buckland, Dicionário Bíblico Universal. Pág. 48
[6] Buckland, Dicionário Bíblico Universal. Pág. 294
[7] Dicionário da Bíblia de Almeida, pag. 38
[8] Dicionário da Bíblia de Almeida, pag. 51

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.