CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Estudo sobre as 7 igrejas de apocalipse. Filadélfia

Filadélfia
Apocalipse 3:7-13.
Seu nome quer dizer "Amor Fraternal". Foi o nome de várias cidades e povoados do mundo grego, porém a Filadélfia mencionada no livro do Apocalipse era um povoado da província romana da Ásia, onde ficava esta igreja.

Seu nome atual é Alaşehir (cidade de Deus), tendo sua localização na atual Turquia . Seu terreno era muito instável, por isso tinha uma baixa população devido aos frequentes terremotos, foi destruída e reconstruída várias vezes. Havia ali grandes plantações de uva, sendo assim produtora de vinho, por isso o povo pagão que lá habitou, fazia festas ao "deus" grego do vinho, Dionísio. Dentre as sete igrejas de Apocalipse, apenas duas não receberam críticas do Senhor, Esmirna e Filadélfia.

"E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".

Ruínas da igreja de S. joão em Alasehir
Nesta carta, o Senhor Jesus se apresenta como santo e verdadeiro (v.7), características que ressaltam sua divindade, e que fazem parte do caráter de Deus. Apoc. 4:8 / 6:10. Com muita ocorrência nas Escrituras a palavra verdadeiro se aplica a Deus, em especial no N.T., e é com mais frequência usada pelo apóstolo João o autor de Apocalipse, do Ev. que leva o seu nome e nas suas Epístulas. I Jo. 5:20 / Jo. 3:33 / Jo 17:3 / Jo 6:32 / Jo 7:28 / Apoc. 19:11.

O Senhor se apresenta desta forma mostrando que tais atributos são compartilhados com Ele, e também haviam muitos falsos judeus em Filadélfia, com falsas doutrinas. Ele está mostrando àquela igreja quem de fato era e é digno da nossa confiança. Ele é verdadeiro no sentido de ser fiel a sua palavra.

Jesus Cristo é aquele que tem verdadeira autoridade..."o que tem a chave de Davi; (v.7) o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:" a chave representa autoridade e poder, e Jesus tem toda a autoridade dada a Ele pelo Pai (conf. Mt. 28:18), e como descendente real do rei Davi, dá o acesso ao Reino de Deus, abrindo para ninguém fechar, e fecha, sem que ninguém consiga abrir. Esta frase ..."abre, e ninguém fecha"...evoca Is. 22:22, reinvidicando para o Senhor Jesus o direito de abrir ou fechar ao homem o Reino do Messias, é a autoridade de Cristo para abrir a porta do seu futuro Reino. Enquanto o Senhor manter a porta da salvação aberta, ninguém poderá destruí-la; em contrapartida, quando for fechada por Ele, ninguém poderá abrir mais uma vez.

"Conheço as tuas obras"...(v. 8) Jesus Cristo conhece cada passo nosso, cada palavra, cada ação, e isso não seria diferente com a igreja que estava em Filadélfia.

Aparentemente, esta igreja era de poucos indivíduos (v. 8, de pouca força), porém não vemos nenhuma referência a heresias dentro desta igreja, e não vemos nenhuma repreensão ou advertência do Senhor para esta igreja, apenas exortação de guardar o que tinha.

Como seria bom, se em nossos dias também o Senhor não encontrasse tantas "asneiras" espirituais no seio de sua amada igreja!!! Assim, também para nós não haveria repreensões, só exortações de permanecermos fiéis a Palavra da Vida.

..."eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome"... (v. 8) O Senhor sempre encoraja os seus servos, mostrando sua fidelidade e dando acesso a oportunidades de salvação através do Evangelho que é poder de Deus para salvar os que crêem (Rom. 1:16). Ele sempre nos dá oportunidades para divulgarmos a sua Palavra. Um bom exemplo disso foi uma oportunidade que Ele me tem dado de evangelizar através de sua Palavra cinco vezes por semana às 7:00 da manhã, e como devemos sempre aproveitar as oportunidades, lá estamos. Ef. 5:16 / Col. 4:5. (Não temos muitos recursos, não somos grandes, não temos títulos, mas temos nos esforçado com o pouco que temos).
"Porta aberta."
Esta igreja até poderia ser condenada por nós homens, porque tinha pouca força, porém ter pouca força não quer dizer digno de repreensão ou estar em pecado, até porque ela não é condenada por nenhum. Como o próprio Senhor Jesus disse, foi uma igreja que guardou a sua Palavra e não negou o seu nome. Guardou a Palavra com fidelidade e evitou o pecado. Sal. 119:11.

"Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo" ... (v.9)

Assim como em Esmirna, havia sinagogas judáicas em Filadélfia, eram os falsos judeus que tentaram disseminar ensinos contrários a Palavra de Deus, eles são chamados de "sinagoga de satanás", e desprezavam os cristãos afirmando que o Reino de Deus era apenas para eles. Mas Jesus disse que quem poderia abrir ou fechar a porta era Ele. Jesus promete que quem seria humilhado seriam os falsos judeus, não os que criam no seu nome.


"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra"... (v. 10) Para muitos estudiosos esse guardar da "hora da tentação que há de vir", significa que haverá um tempo futuro de grandes tribulações, das quais só os verdadeiros cristãos serão poupados. Para outros a igreja sobreviverá aos tempos difíceis, sendo provida por Deus no meio às tribulações. Independente de qual seja o caso, devemos sempre obedecer a Palavra de Deus e nos firmar em suas promessas.

"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa"... (v. 11) Nós cristãos somos muito diferentes uns dos outros no que diz respeito a habilidades, dons, experiência com Deus e maturidade. Conheço pessoas que aceitaram a Cristo na mesma época, sendo que hoje, alguns são pastores, outros obreiros, e outros membros comuns. Deus não espera de nós a mesma forma de agir, o que Ele espera de fato é que guardemos o que temos e nos esforcemos através daquilo que temos para contribuir com sua obra. Os de Filadélfia foram elogiados pelo esforço que manifestaram em obedecer (v. 3:8), e encorajados a se apegarem ao que tinham da parte do Senhor. Da mesma forma, mesmo que pensemos que temos pouca fé e força espiritual, somos encorajados a usar o que temos para vivermos para Cristo, para que Ele, por sua vez nos elogie. Quando o Senhor vier, será um dia de alívio para os fiéis e angústia para os devassos.

"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome"... (v. 12) Em uma determinada época da história de Filadélfia, um terremoto fez com que as colunas de alguns templos na cidade se quebrassem. As colunas desse novo templo jamais serão abaladas. Em Apoc. 21:22, vemos que não haverá outro templo na Jerusalém celestial senão Deus e o Cordeiro, por este motivo você e eu podemos crer de fato que as colunas desse lugar serão inabaláveis, pois o templo é o nosso Deus e o seu Cordeiro. Se vencermos, faremos parte de uma estrutura que jamais poderá ser abalada por terremotos ou qualquer outra catástrofe que o homem mortal já presenciou. Aleluia!!!

A Nova Jerusalém será a futura morada do povo que gastou (ganhou) sua vida no serviço do Reino de Deus. Em Apoc. 21:2 vemos que tudo será novo e seguro, diferente deste mundo onde o homem só pensa em si mesmo, e há matanças, guerras, fomes, inseguranças e perigos que rondam cada ser humano. Esforcemo-nos para que possamos chegar lá. No passado, sempre que alguém realizava um feito surpreendente ou heróico, faziam-se gravações em pedras, argilas ou até mesmo em bronze para se perpetuar a memória do vencedor.

Na história de Israel, temos um exemplo dessas gravuras, onde Simão Macabeu teve os seus feitos gravados em tábuas de bronze que foram afixadas sobre as colunas no monte Sião, e todos que entrassem ali poderiam ver os escritos de seus feitos. Mas a maior alegria de um vencedor seria levar o Nome do seu Deus, o da cidade de Deus e o novo Nome de Cristo; isto fará do vencedor alguém que pertence a Deus e ao Cordeiro e cidadão da Nova Jerusalém, o eterno Reino de Deus. E mais, de lá nunca sairemos. Apoc. 3:12.

A beleza dessa cidade é incomensurável, jamais se passou pela minha ou pela sua mente limitada o que Deus tem preparado para nós no seu Reino Eterno. I Cor. 2:9.

O Senhor Jesus quer que atenhamos os nossos ouvidos para o que o Espírito diz às igrejas. Quer se tornar membro dessa cidade?

Aceite a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador para se tornar cidadão desta cidade.
Jesus breve virá.

Bibliografia:
www.bilbiaonline.com.br
www.estudosdabilbia.net
Bíblia de Estudo do Livro de Apocalipse, pág. 1810
Novo Comentário da Bíblia.
Dicionário da Bíblia de Almeida, 2ª Ed.SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.