CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que é idolatria ? Parte I

Êxodo 32.

Existem muitas práticas de idolatria mencionadas na Lei e que podem ser observadas na Fenícia e em Canaã. Eram vários tipos de deuses de metal fundido, imagens esculpidas, colunas sagradas, o terrível costume de fazer passar as crianças pelo fogo, são práticas da religião de Canaã, que recentes escavações vieram confirmar. Tinham o costume de sacrificar aos demônios (Lv 17:7), por serem supersticiosos, pois supunham ser o deserto infestado por legiões de demônios transformados em bodes (sátiros - seres mitológicos que se pensava ter corpo de homem, cauda e orelhas de bode, tinham chifres e atitudes orgíacas).

A Bíblia deixa claro que quando o povo começava a praticar a idolatria era porque já havia deixado de servir ao Deus de Israel. Vemos isso no resumo do livro de Juízes. Os filhos de Israel deixaram ao Senhor, Deus de seus pais, e prestaram culto aos deuses pagãos de Canaã, Baal e Astarote. Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os deu na mão dos seus inimigos. Todavia o Senhor fez levantar juízes que os livraram desses inimigos. Mas quando morria o juiz, voltavam à idolatria e de novo eram castigados e oprimidos" (leia Jz 2:11-23).

“O que leva o homem a essa prática?

O pecado é o que impede o homem de procurar e atingir a vontade de Deus; afeta o culto e a conduta dos povos; conduz à idolatria e afasta as almas do caminho do bem apontado pelo Deus Criador. Para evitar que o povo errasse em sua conduta e no culto diário, o Senhor Deus deu ao povo a sua "Lei " ou Torah (que quer dizer instrução ou acertar o alvo), para evitar desavisos espirituais e ensinar como o povo deveria prestar-lhe culto. (ler Êxodo 6:2-8 / Êxodo 19:3-6). Aquilo que Deus estava revelando evitaria que o seu povo praticasse o mesmo erro das nações e povos vizinhos (ler Lev. 18:3), era a verdade se sobrepondo à mentira. Os povos ao redor praticavam inúmeros tipos de transgressões as quais não agradavam a Deus e dentre esses pecados incluíam as idolatrias e todas as práticas que com ela andavam associadas, como a negligência no cumprimento dos deveres do culto e a ignorância relativa ao conhecimento do Senhor (ler Jer. 10:3 / Lev. 20:23 / Ezeq. 11:12 / II Cron. 13:9 / Isaías 2:6-8 / II Reis 16:3 / Os 6:6). Deus quer que os povos O conheçam a fim de evitar o mal.

"O Bezerro de ouro"
s    Os israelitas ficaram cerca de 430 anos como escravos no Egito, isso fez com que toda a idolatria do Egito ficasse impregnada em seus corações, por isso Deus dá ao povo diretrizes para que deixem essas práticas (conf. Lv. 7:17; Lev. 26:1; Js 24:14; Ez. 20:8), isso levou o povo a buscar sempre algo que pudessem ver ou tocar, não sendo direcionados por fé e sim por ídolos vãos. Moisés havia se ausentado do povo por 40 dias e o povo desesperado pede um “ídolo-deus”. O povo então passa a pressionar a Arão para que fizesse um “deus” que fosse adiante deles, afinal de contas o deserto era cheio de perigos, e precisavam mesmo de muita proteção, porém buscaram no lugar errado. O povo estava tão decidido a fazer os seus “deuses” fundidos que nem mesmo relutaram em dar o seu ouro para tal, coisa não muito comum no ser humano (ler Êx. 32:2-4).

Tiveram todo o tempo da preparação para a confecção do "objeto" para que pudessem voltar atrás da decisão, porém foram em frente e se corromperam (v.7) fazendo o bezerro (v. 4).

O pecado da idolatria foi tão terrível em Israel que o povo fez um bezerro de ouro (era algo comum no Egito) para adorá-lo (Êxodo 32:1-6), inclusive este pecado foi renovado por Jeroboão (II Reis 12:28-32), tornando grande laço para o povo do reino do norte, que era Israel. Esta prática cegou tão gravemente o povo de Israel que fez com que o povo pensasse adorar a Deus mediante a forma de uma imagem (v.4) e também podemos notar que o povo fez de uma festa do Senhor uma festa para o bezerro [1](v.5). E para piorar as coisas o sacerdote Arão levanta um altar para o tal objeto (v.5) em concordância com os atos do povo.


O povo dançando ao redor do bezerro
“O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra”.[2]

A idolatria sempre está associada aos mais variados tipos de degradação espiritual, porque corrompe a verdadeira adoração e procura “mudar a Glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem  de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis”. (Rom. 1:23)

“Moisés viu que o povo estava desenfreado e que Arão o tinha deixado fora de controle, tendo se tornado motivo de riso para os seus inimigos”. A idolatria está associada com a sensualidade, a palavra desenfreado aqui no sentido original  é “estar despido”(v. 25) e reforça o que falamos sobre a sensualidade.

O apóstolo Paulo em I Cor. 10:6-7, faz um comentário sobre este episódio afirmando que a atitude do povo foi uma atitude idólatra e imoral (sensual), leia:Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: "O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra"[3].
“Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram — e num só dia morreram vinte e três mil” [3]. É certo que é uma atitude que deve estar longe de nossos olhos e corações.

Tamanha foi a indignação de Moisés servo de Deus ao descer do monte e ver o bezerro e o povo lhe prestando culto, que arremessou as tábuas da Lei no pé do monte (Êxodo 32:19).


"Moisés quebra as Tábuas da Lei"
O próprio Deus afirma que o povo havia se desviado d’Ele e estava obstinado (v. 8-9), mas quanto a isso Deus tinha alguém que ainda era fiel às suas exigências, o seu servo Moisés, o qual intercedeu pelo povo diante de Deus (v.7). O desejo do nosso Pai Celestial é que toda a terra conheça a sua Glória (ler Ezeq. 36:23), que os homens O glorifiquem por ser quem Ele é, Eterno, Imutável, Salvador, Rei da Glória.

Mesmo diante de tudo isso, Deus não ficou sem ação, aliás sempre trabalhou para que o homem pudesse se voltar para Ele. Deus que tem grandiosos atributos, entre eles a Onipotência e a Onisciência, Ele faz todas as coisas segundo o Conselho da Sua Soberana vontade (ler Ef. 1:11), já sabia com antecedência que o homem sofreria deslizes em seus caminhos, então no meio de tantas más notícias de pecados humanos, determinou glorificar o Seu Nome através da Igreja, designando o Seu Filho Jesus Cristo para salvá-la[1] (ler Atos 2:36 / 3:18-20). O Filho de Deus veio ao mundo para instaurar o reino messiânico e libertar os homens de seus pecados (Mt. 1:21). Basta apenas tomar uma atitude de fé em direção a Ele e invocar o Seu Nome Bendito pedindo a Ele fazer morada dentro de nós (ler Rom. 10:8-10), confessando-O como Salvador e deixando toda e qualquer forma de adoração que não seja a Ele.

Preste bastante atenção nesta passagem de I Tessalonicenses 1:9: "Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro".

É necessário deixar os ídolos, porque a Glória de Deus pertence somente a Ele e a ninguém mais. (ler Isaías 42:8 / 48:11).

Que o Senhor Jesus possa estar entronizado em nossos corações agora e para sempre. Amém.
"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." Rom. 11:36.

(Não perca a segunda parte deste estudo).
[1]O Novo Comentário da Bíblia, paráfrase.
[2] www.bibliaonline.com.br/Trecho retirado da Bíblia, Livro Êxodo 32:6. Trad. NVI
[3] www.bibliaonline.com.br/Trecho retirado da Bíblia, Livro I Cor. 10:6-7. Trad. NVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.