CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Estudo sobre as 7 igrejas de Apocalipse. Laodicéia

Laodicéia Apoc. 3:14-22
Ruínas em Laodicéia
Laodicéia foi uma das cidades mais prósperas da Frígia durante a época romana. Possuía um centro bancário de reservas financeiras; indústria de tecidos e tapetes de lã; uma escola de medicina que por ironia produzia colírio para os olhos. De modo natural, ela se tornou um grande centro comercial e administrativo. Estava localizada no vale de Lico, juntamente com Hierápolis,cidade esta conhecida por possuir fontes de águas termais; Colossos que por sua vez possuía fontes de águas frias. Laodicéia tinha problemas com o abastecimento de água, por esse motivo foi construído um aqueduto para transportar águas térmicas de Hierápolis, mas quando a água chegava na cidade, não estava nem quente e nem fria, apenas morna. Os viajantes que por ali passavam, ao beber da água ali existente, muitas vezes vomitavam.

"E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Como dizes: "Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".

Atualmente, várias igrejas cristãs comungam das características desta igreja:
mornidão espiritual v.15;
desprovida de riquezas espirituais v.17;
cego espiritualmente v.17;
espiritualmente núa v.17;
desprovida de arrependimento v.19.

A região tinha riquezas inúmeras, dentre as quais podemos citar a presença de um centro bancário onde era movimentada a riqueza do local (Apoc. 3:17); produzia lã preta em contraste com a branca que o Senhor aconselhou a comprar (Apoc. 3:18); e na sua escola de medicina, era produzido um colírio para os olhos (Apoc. 3:19), o qual lhe faltava no sentido espiritual.

"Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:" ...v. 14 na qualidade de o Amém, Jesus é a encarnação da verdade e da fidelidade de Deus (Is. 65:16). O uso cristão do Amém nos dá a idéia de que JESUS é o cumpridor fiel dos propósitos declarados de DEUS.[1] Cristo aqui, aparece exaltado acima dos laodicenses orgulhosos que se engrandecem por meio de sua auto-suficiência. Jesus revela que sempre fala a verdade em cada promessa e advertência que sai de sua boca, pois Ele é a testemunha fiel e verdadeira. Esta igreja não foi acusada dos pecados que mais sondavam as igrejas, que é a imoralidade e idolatria, tão pouco se houve falar de alguma heresia crescente; seu problema estava no seu orgulho e auto-satisfação, enfraquecendo sua comunhão com Cristo.

Sua condição espiritual apresentada no v. 17, é apresentada nas três principais ocupações da cidade: o centro bancário, tecidos para vestimentas e o colírio para os olhos. Apesar de ter dinheiro, era pobre; tinha abundância de tecidos, porém estava desprovida destes diante de Deus; estava cega, apesar de ter uma escola de medicina que produzia unguento para os olhos. Assim se encontram muitos cristãos hoje em dia, confundem prosperidade financeira com uma experiência genuína com Deus. Muito dinheiro não quer dizer necessariamente ser aprovado pelo Senhor, e isso é fato, conheço pessoas extraordinariamente prósperas dentro das igrejas e que seus testemunhos são piores do que de muitos incrédulos.

Apesar de ser muito rica a cidade de Laodicéia, a igreja que lá estava foi a única chamada de miserável, e recebe uma censura sem igual no quadro das 7 (sete) igrejas: v.16 "estou a ponto de vomitar-te da minha boca". O que mais podemos ver nas igrejas hoje em dia são homens e mulheres descompromissados com Deus, tendo compromisso com os horários nobres das TV's, com uma partida de futebol, com o trabalho; com tudo menos com Deus. Preste bem atenção nisto: as pessoas de hoje (e olha que falo do comportamento dos cristãos) só firmam compromissos para os dias de culto ou comunhões; marcam suas mudanças para os dias de reuniões de suas igrejas, só ficam doentes nestes dias, as visitas só chegam em suas casas nos dias de reuniões, só ficam em seus trabalhos nestes dias, etc. Tudo isso só os impede de ter comunhão com aquele que é Fiel e Verdadeiro.

Temos que ir à igreja porque temos um compromisso com Ele, não devemos ir à igreja por obrigação, mas por compromisso, não evangelizamos por obrigação, sentimos o desejo colocado em nosso coração por Ele, então fazemos. Não oramos porque somos obrigados, tiramos tempo para Ele em nossas primeiras horas do dia porque Ele nos dá vida. Aleluia!!!

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!".Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. ... vs. 15-16 Laodicéia teve bastante problemas com o fornecimento de água, como já foi dito anteriormente, suas águas que chegavam através de um aqueduto vindo de Hierápolis (fontes termais), chegavam mornas, impossibilitando assim sua ingestão, e quando era feita levava quem a bebesse ao vômito. Jesus mostra que os membros daquela igreja estavam tão mornos quanto a sua água, indiferantes ao compromisso, portanto, repugnantes. Os cristãos de Laodicéia não tinham posições bem definidas quanto a fé e eram negligentes no serviço de Cristo. A igreja de hoje também precisa sair de uma posição sem definição, as mesmas pessoas que você vê dentro de muitas igrejas hoje, são as mesmas que você poderá encontrar nos "shows" mundanos, nas casas de danceteria, bares, motéis, etc... mornas a ponto se serem vomitadas pelo Senhor. O povo de Deus deve ser um povo diferente, que busca se santificar, sem se corromper com o mundo e sem servir a Deus parcialmente, mas totalmente.
"duto para levar águas termais até Laodicéia"
"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" ...v. 17 as riquezas materiais dos discípulos de Laodicéia os cegou a tal ponto que não puderam ver os seus problemas, pensavam que eram fortes, que não necessitavam de coisa alguma. Um bom exemplo disso foi quando a cidade foi destruída por um terremoto no ano 60 d.C., seus habitantes reconstruíram a cidade com os recursos locais recusando o auxílio do governo romano. Essa auto-suficiência parece ter contaminado de algum modo a igreja local. Quem é aquele que de nada tem falta? Em se tratando de homens só os orgulhos agem assim.

Os laodicenses estavam dando mais valor ao que eles podiam ter como posse material do que às coisas eternas, e nós sabemos que o que vemos é passageiro, mas o que não vemos é eterno e tem mais valor (II Cor. 4:18).

A abastança das riquezas e o luxo levam as pessoas a auto-confiança, como foi o caso daquele homem louco que Jesus Cristo cita em uma parábola de Luc. 12:16-22. Ajuntou tanto em riquezas mas não era rico para com Deus. Assim estavam os laodicenses, tinham tanta riqueza, e eram pobres; tanto tecido para vestimentas e andavam nus; tinham uma "faculdade" de medicina que fabricava colírio para os olhos, mas estavam cegos. Que ironia!!!

Precisamos buscar a direção de Deus sempre para não nos tornarmos presunçosos, egoístas e auto-suficientes, a ponto de acharmos que já temos tudo e não precisamos de mais nada. Só há uma coisa que temos que é tudo para mim e para você, seu nome é JESUS CRISTO, esse sim é auto-suficiente em tudo para os que crêem e é a verdadeira riqueza, eterna, nos céus (II Cor. 5:1).
"Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas". ... v. 18 não há elogios para esta igreja, mas há conselhos para conduzí-la de volta ao caminho da comunhão com Deus e sair de seu estado deplorável. O conselho dado pelo Senhor foi:
Ouro sendo refinado
"aconselho que de mim compres ouro provado pelo fogo"... Nesse conselho Jesus revela que era dele que os discípulos de Laodicéia deveriam comprar ouro (verdadeiras riquezas espirituais), era ter um espírito regenerado pela Palavra, santificado para que pudessem ter uma nova vida.
  1. "comprar roupas brancas para vestir, para não mostrar a nudez"... Assim como temos roupas físicas, também temos uma roupagem espiritual que só pode ser dada a nós pelo Senhor Jesus, esta roupa é a vida de justiça dos que permanecem fiéis a Cristo e o sermos lavados de nossos pecados por Ele. Apoc. 19:8 / I Cor. 6:11
  2. "e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas" ... Qualquer um que se esquece da importância do sacrifíio de Jesus na cruz do Calvário e se firma em si mesmo está cego, somente Cristo pode através de sua Graciosa Palavra nos curar de toda a cegueira espiritual. Os laodicenses se orgulhavam de seu precioso colírio, porém Jesus os aconselhou a comprar d'Ele o verdadeiro colírio que iria curar seus olhos, para que pudessem ver a verdade. Jo 9:39
"A Palavra de Deus limpa os olhos"
O senhor Jesus quer que entendamos que o verdadeiro valor não se encontra nas coisas materiais, e sim em ter um genuíno relacionamento com Deus. Todas as posses que se encontravam em Laodicéia eram insignificantes quando comparadas ao Reino vindouro de Cristo.

"Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te". ...v. 19 a condição reprovável dos laodicenses não invalidou o amor de Cristo pora com eles, a repreensão é a expressão do grandioso amor do Senhor para com eles com o intuito de levá-los ao arrependimento. Quando Deus castiga os seus, é com o propósito de trazê-los de volta para si, sua punição é carinhosa (Prov. 3:12). Nós podemos evitar a punição através da confissão, do arrependimento, servindo a Deus com sinceridade, prestando-lhe um culto racional e estudando sua maravilhosa Palavra; basta deixarmos que o Espírito Santo reacenda o nosso zelo para com a vontade do Senhor permitindo que Ele trabalhe em nosso coração.
"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo". ... v. 20 Quando estamos ocupados com os prazeres mundanos e satisfeitos com a abastança, não conseguimos ouvir "o bater na porta" de Cristo, deixando sua presença passar despercebida. Os bens desta vida trazem temporária satisfação, mas podem ser perigosos quando nos torna indiferentes a oferta de eterna salvação. Quem deixa a porta do coração aberta para Cristo jamais precisará se preocupar em saber se Ele está batendo ou não, porque Lhe deu livre acesso. Ele bate na porta de nosso coração porque deseja nos livrar da condenação eterna e ter comunhão conosco, esperando pacientemente por nós, permitindo que decidamos dizer sim ou não à sua oferta de comunhão e salvação. Lembre-se, que na porta do seu coração, as chaves estão do lado de dentro e só pode ser aberta por você mesmo, Jesus espera que você abra e convide-o para entrar, Ele nunca entra sem pedir permissão.
Eis que estou a porta
"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".... vs. 21-22 uma das maiores promessas foi oferecida a esta igreja, a de se assentar com Cristo no seu trono, apesar de não ter tido nenhum problema com doutrinas falsas e imoralidade, foram duramente repreendidos por causa do orgulho. Cristo venceu, mas antes disso Ele se humilhou, obedecendo até a morte (Fil. 2:5-11), e se eu e você queremos vencer precisamos pedir ao Senhor que tire de nossos corações qualquer tipo de orgulho (Luc. 18:14) e incredulidade que possa nos afastar d'Ele (Heb. 3:12).

A altivez dos laodicenses é bem parecida com a altivez que vemos em muitos cristãos e muitos pregadores hoje, desprezam o próximo, se "levantam" a si mesmos diante dos homens, consideram a si mesmos super-espirituais e se esquecem que O Senhor detesta a arrogância e abate aqueles que dela fazem uso.
Durante as sete partes deste estudo, acredito que cada leitor deve ter percebido que sempre ao final de cada carta havia a exortação para ouvirmos o que o Espírito diz às igrejas, cada uma recebeu uma mensagem diferente da outra, porém cada advertência e princípio servia para todas, servindo também para cada cristão que queira de fato servir ao Senhor de todo o coração.

Gostaria de terminar fazendo uma oração por todos nós.

Senhor Jesus, que o teu maravilhoso Espírito Santo possa inundar nossos corações de Sua verdade abrindo os nossos olhos para que venhamos nos ater as coisas lá do alto de onde Cristo vive, e livra-nos daquelas que nos trazem prejuízos para nossa vida de comunhão com o Senhor, arranca todo marasmo espiritual, toda indiferença, toda incredulidade, toda auto-confiança para a salvação, só tu és a nossa Salvação. Perdoa todos os nossos pecados nos purificando e nos vestindo com vestes embranquecidas pelo teu sangue, seja o nosso alicerce. Eu abro definitivamente o meu coração para que o Senhor possa governar a minha vida, cuidar de mim e dos meus familiares, e usa-me para a glória do teu Nome. Em Nome de Jesus Cristo, o teu Filho. Amém.

Luiz Rafael.
[1] O Novo Comentário da Bíblia
Bíblia de Estudo do livro de Apocalipse
www.cpr.org.br
www.igrejashalom.org
www.estudosdabiblia.net

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

    Volte sempre

    Romanos 14:9

    SIGA-NOS NO TWITTER

    O nosso endereço no Twitter é:
    oucaapalavrads
    Será um prazer ter vc conosco.

    OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

    Pesquisar este blog

    Esta foi a sua vida

    SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

    ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.