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segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Maria deve ser cultuada? Teria ela nascido imaculada?

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"E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres."
(Lucas 1:28)

O anjo disse a Maria (Miriam no original) que ela era a mais abençoada de todas as mulheres, declarando para ela: "Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres" (Lc 1:28, SBTB). Embora a forma mais elevada de adoração seja reservada a Deus apenas (latria), os católicos romanos creem que Maria deve ser venerada num sentido inferior (hyperdulia), como a mais favorecida de todas as outras criaturas, já que eles a chamam de a "mãe de Deus" e "Rainha dos Céus" (esta expressão "Rainha dos Céus" aparece no livro do profeta Jeremias e está associada à adoração pagã, mais precisamente a adoração à deusa Astarote/Astarte e o seu culto era lascivo: Jer. 7:18; 44:17,18,19,25) .

Estas passagens já nos seriam suficientes para reprovarmos tal adoração, que foi apenas mudada de nome, mas com o mesmo objetivo, o de desviar do Criador a verdadeira adoração. Daí o porquê dos cristãos evangélicos não prestar a Maria culto de adoração.

Porém é bom salientarmos que os cristãos evangélicos de fato respeitam a Maria como a abençoada "mãe de... [nosso] Senhor"(Lc 1:43). Mas, por muitas razões, cremos ser idolatria venerar Maria, adorar ou cultuá-la de qualquer forma.

Primeiro, Maria era um ser humano, não Deus. A Bíblia nos dá o mandamento: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto" (Mt 4:10).

Segundo, Maria confessou que ela era uma pecadora e que necessitava de um Salvador, tal como qualquer outra pessoa. Ela disse: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador".

Terceiro, o anjo de Deus não afirmou que Maria era abençoada mais do que todas as mulheres, mas simplesmente entre todas as mulheres. Ele declarou apenas: "bendita és tu entre as mulheres" (Lc 1:28, SBTB). Na prática, muitos católicos têm exaltado Maria acima de todas as mulheres, virtualmente no lugar de Deus.

Quarto, o culto de Mariolatria cresceu na Igreja Católica Romana durante a Idade Média, acrescentando a ela títulos tais como "co-re-dentora" e "Rainha dos Céus". Entretanto, isso evidencia uma influência pagã sobre o cristianismo, nos moldes da deusa babilônica que tinha precisamente esse mesmo nome de "a Rainha dos Céus" (Jr 7:18; 44:17-19, 25 - citado logo acima).

Outro problema que envolve a "mariologia" católica é o fato da igreja romana afirmar que Maria nasceu sem pecados e que se conservou sem nunca pecar (fatos totalmente desprovidos de provas bíblicas e que estão apenas baseados em tradições, nada mais). A igreja romana afirma que Maria, a mãe de Jesus, foi concebida de forma imaculada, isto é, sem pecados. Entretanto, com exceção de Jesus Cristo, a Bíblia é categórica ao asseverar que todo ser humano nasce em pecado, não sem pecado (Sal. 51:5; Rom. 5:12). Lendo as Escrituras e confrontando as mesmas com os ensinos católicos romanos, poderíamos afirmar que Maria foi concebida de forma imaculada?

A resposta é clara na Bíblia, não. Ela foi "abençoada entre as mulheres", porém não foi uma mulher sem pecado, e a Bíblia deixa isso claro de muitas maneiras:

Primeiro, Davi declarou a respeito de todos os seres humanos: "Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe" (SI 51:5).

Segundo
, Paulo afirmou que todo ser humano nascido de pais naturais, desde Adão, pecou em Adão, pois "por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Rm 5:12).

Terceiro, não há absolutamente vestígio algum em toda a Bíblia de que Maria tivesse sido uma exceção à regra de que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3:23). No caso de Cristo, entretanto, é apontado repetidamente que ele era humano, contudo sem pecado (2 Co 5:21; Hb 4:15; I Pe 3:18; I Jo 3:3).

Finalmente, a própria Maria proclamou o seu estado de pecado quando reconheceu a sua necessidade de um Salvador, dizendo "o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador". Como todo o mundo, Maria também precisou de um Salvador. Não podemos nos basear fora das Escrituras para criar doutrinas ao nosso bel prazer.

Referências: GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. 'Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia'. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008.
KASCHEL, Werner; ZIMMER, Rudi. Dicionário da Bíblia de Almeida: 2ª Ed. São Paulo: SBB, 1999.

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