"Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus."
(1 João 3:9)
João afirma: "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado" (1 Jo 3:9, SBTB). Mas no primeiro capítulo ele falou com clareza que "se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós" (I Jo 1:8).
Em parte alguma João declara que os crentes são imunes ao pecado ou que nunca pecam. Em I João 3:9 o verbo está no tempo presente e deveria ser traduzido da seguinte maneira: "Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente" (R-IBB). Isso implica numa ação constante no pecado como se fosse normal. O crente não é isento de pecado, vemos que joão não está dizendo que uma vez que a pessoa confessa a sua fé em Jesus, nunca mais cometerá pecado; isso já ficou claro no início de sua epístola no capítulo 1:8-10; pelo contrário, João enfatiza que um crente nunca deveria pecar, que ele nunca deveria ser um pecador habitual, e que esse crente nunca deveria continuar a reservar para si mesmo alguma área de sua vida devotada às práticas pecaminosas.
(1 João 3:9)
João afirma: "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado" (1 Jo 3:9, SBTB). Mas no primeiro capítulo ele falou com clareza que "se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós" (I Jo 1:8).
Em parte alguma João declara que os crentes são imunes ao pecado ou que nunca pecam. Em I João 3:9 o verbo está no tempo presente e deveria ser traduzido da seguinte maneira: "Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente" (R-IBB). Isso implica numa ação constante no pecado como se fosse normal. O crente não é isento de pecado, vemos que joão não está dizendo que uma vez que a pessoa confessa a sua fé em Jesus, nunca mais cometerá pecado; isso já ficou claro no início de sua epístola no capítulo 1:8-10; pelo contrário, João enfatiza que um crente nunca deveria pecar, que ele nunca deveria ser um pecador habitual, e que esse crente nunca deveria continuar a reservar para si mesmo alguma área de sua vida devotada às práticas pecaminosas.
João nos ensina a reconhecer os nossos pecados (1:9) e a renunciar a eles.
De modo contrário, aquele que habitualmente pratica o pecado não é nascido de Deus. Como Tiago argumentou, a fé verdadeira produzirá boas obras (Tg 2:14ss). Se um porco e um cordeiro caírem num lamaçal, o porco vai querer ficar lá; mas o cordeiro fará de tudo para sair. Tanto o incrédulo como o crente podem cair no mesmo pecado, mas o crente não pode permanecer nele, sentindo-se confortável. Assim, podemos concluir que não há contradição no texto bíblico.
De modo contrário, aquele que habitualmente pratica o pecado não é nascido de Deus. Como Tiago argumentou, a fé verdadeira produzirá boas obras (Tg 2:14ss). Se um porco e um cordeiro caírem num lamaçal, o porco vai querer ficar lá; mas o cordeiro fará de tudo para sair. Tanto o incrédulo como o crente podem cair no mesmo pecado, mas o crente não pode permanecer nele, sentindo-se confortável. Assim, podemos concluir que não há contradição no texto bíblico.
Referências: GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.