CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Deus é Eterno, Auto-Existente e Imutável (Parte III)

Deus é Imutável

A palavra imutável vem do Latim immutabilis [in ou im, não + mutabilis, mutável ou alteração]. Outras palavras como inalterável, constante e fiel são também proveitosos para a compreensão desse atributo divino. A imutabilidade de Deus significa que Ele nunca muda em Seus atributos ou conselhos. Deus não cresce, evolui ou desenvolve porque Ele já é perfeito. Ele não pode reduzir, deteriorar, ou regredir porque sendo assim Ele não seria mais Deus. O que Deus é, Ele sempre tem sido, e sempre será. Ele não muda Sua mente, ou sobrepõe um decreto sobre o outro. Ele não faz uma promessa e depois muda Seu voto. Ele não ameaça e depois deixa de cumprir. Isso é especialmente confortante, já que a possibilidade do Deus Todo-Poderoso repentinamente se tornar mal ou de súbito mudar Sua mente é completamente terrível.

A imutabilidade de Deus é um dos mais importantes atributos porque Ele nos garante que Ele e Sua Palavra
serão os mesmos ontem, hoje e para sempre. Ele é o único constante no Universo, o único Ser Digno de absoluta confiança.

Nas Escrituras, um nome tem um grande significado, normalmente revelando algo sobre a pessoa que o carrega. Vemos, nos seguintes versículos alguns nomes dados a Deus e o que eles nos ensinam sobre Sua imutabilidade:
  • EU SOU O QUE SOU (Êxodo 3:14). O nome é derivado do verbo hebraico hayah, que significa Ser ou Existir. Aponta não somente para a eterna natureza de Deus e Auto-Existência, mas também para Sua imutabilidade. Ele não apenas sempre é, mas sempre é o mesmo.
  • A ROCHA (Deuteronômio 32:4). Esse nome precisa de um pequeno esclarecimento. Dentro da criação há poucas coisas mais permanentes ou imutáveis do que as pedra e rochas, e as montanhas que elas formam. É um conforto saber que até mesmo essa metáfora é inadequada. Quando todas as rochas dessa terra virarem pó, Deus permanecerá inalterado.
Tendo considerado os nome de Deus que falam sobre Sua imutabilidade, nós agora nos voltaremos para algumas das mais importantes declarações feitas nas Escrituras. Veremos o que elas nos ensinam acerca da natureza inalterável de Deus e Seu relacionamento com Sua criação e como eles demonstram Sua grandeza:
  • Salmo 102:25-27. Nesta passagem podemos ver o quanto Deus tem poder e que através desse poder e autoridade desde tempos antigos Ele mesmo formou a terra e os céus os quais vemos como obras grandiosas, mas que, porém, mudarão e perecerão em algum momento da história; Deus por sua vez, Criador de tudo, jamais perecerá, Ele permanecerá pelos séculos dos séculos eternos, inalterado. A Palavra de Deus nos ensina acerca d'Ele mesmo que os seus anos são eternos e jamais terão fim.
  • Malaquias 3:6. Novamente vemos a própria Palavra de Deus como testemunha de sua Imutabilidade. Neste trecho podemos saber com clareza que o Senhor não muda, e isso é um fato firme na Palavra a respeito de Deus ser o mesmo constantemente, e para sempre.
  • Hebreus 13:8. Novamente vemos o aspecto da Inalterabilidade de Deus, que não mudando com o passar do tempo é Fiel para cumprir a sua Palavra que não passará.
  • Tiago 1:17. Deus não muda, como também não há n'Ele qualquer possibilidade de mudança. Se Entendemos que Ele é Bom, Fiel e Verdadeiro, então podemos crer que esses atributos jamais deixarão de existir em sua Pessoa, porque Ele é, e sempre será o mesmo.
Tendo considerado os muitos versículos que falam sobre a imutabilidade da natureza de Deus, agora iremos considerar aquelas passagens que falam especificamente sobre a imutabilidade de Sua Palavra e Conselho. Veremos agora o que os seguintes versículos nos ensinam sobre a natureza imutável desses dois e o que eles nos ensinam acerca do relacionamento de Deus com Sua criação – especialmente com o homem:
  • I Samuel 15:29. Deus não mente e não se arrepende. Isso quer dizer que não muda em sua Palavra.
  • Números 23:19. Deus sempre cumpre o que fala.
  • Salmo 33:11. Os Conselhos do Senhor são eternos, e todos os seus propósitos permanecem.
Em I Samuel 15:29, as Escrituras declaram que Deus “não é homem, para que se arrependa”. Por essa passagem e por outras, está claro que a imutabilidade de Deus se estende até mesmo ao Seu conselho e vontade. Ele é perfeito em sabedoria e portanto não erra no que Ele decreta; Ele é Todo-Poderoso e consequentemente é capaz de fazer tudo o que Ele decidiu. Mas como nós reconciliamos esse ensinamento
com outros versículos quem parecem ensinar o contrário?

Em Gênesis 6:6, Deus “se arrependeu de ter feito o homem.” Em Êxodo 32:9-14, o Senhor “se arrependeu” a respeito de destruir a nação desobediente de Israel. Finalmente, em Jonas 3:10, Deus ”se abrandou” concernente à calamidade que Ele tinha declarado que traria à cidade de Nínive. As Escrituras se contradizem?

Deus de fato muda Sua decisão?

A resposta não é tão complexa ou misteriosa como alguns podem pensar. As Escrituras claramente ensinam que as perfeições de Deus, propósitos, e as promessas são sempre as mesmas. Mas isso não significa que
Seu relacionamento e disposição ante Sua “sempre inconstante” criação, não possa variar. Gênesis 6:6 simplesmente se refere à Santa resposta de Deus ao pecado do homem e Sua determinação de apagar o homem da face da terra – v.7 (o mesmo em I Samuel 15:11,26). Em Êxodo 32:9-14, Deus “se arrependeu” em relação à destruição de Israel como uma resposta graciosa à oração de Moisés (uma oração que Deus conduziu e capacitou poderosamente Moisés para fazê-la). Em Jonas 3:4-10, Deus simplesmente “se abrandou” em relação à destruição de Nínive quando Nínive “comoveu-se” com seu pecado. Essas passagens são lembretes para nós que a imutabilidade de Deus não significa imobilidade. Ele não muda, mas Ele não é estático, apático, e não envolvido com Sua criação.

Ele é dinâmico e interage com Sua Criação. Ele sempre é o mesmo, mas Seu relacionamento e comportamento com homens mutáveis irão variar de acordo com a resposta deles a Ele (Jeremias 18:7-10; Ezequiel 18:21-24). Isso não é uma contradição à Sua imutabilidade, mas é a prova dela. Ele sempre irá responder às ações humanas de uma maneira consistente com Seus inalteráveis atributos. Também podemos ver que a essas ações se dá o nome de antropopatismo, ou seja, atribui-se sentimentos humanos a Deus apenas para que se possa entender o que Ele está realizando, é usar uma linguagem humana para que seres humanos possam entender a realização de Deus em um dado momento ou situação. Nessas passagens, portanto, vemos que quem de fato teve que mudar foi o homem, mudar suas atitudes diante de Deus para não ser punido por suas más ações.

É importante entender que a imutabilidade de Deus não somente depende de Sua perfeição, mas também de Seu poder. Deus não seria imutável se existisse algum ser ou poder maior que Ele mesmo que poderia O reprimir ou manipular.

O que os seguintes versículos nos ensinam sobre a soberania e poder de Deus que não existe qualquer ser
ou coisa criada que possa “mudar” Deus:
  • Isaías 14:24. Sua Palavra proferida e seus pensamentos são imutáveis, assim, quando Ele fala, assim acontece.
  • Isaías 16:9-10. Desde os tempos passados ele anuncia o que há de acontecer com perfeição, sendo o Único e Suficiente Deus, com uma Majestade inigualável. Sua sabedoria excede todas as coisas, pois de tudo sabe e pode anunciar tudo com perfeita harmonia. Ele tem um conselho inabalável e faz toda a sua vontade, pois é Soberano.
  • Daniel 4:34-35. Deus vive para sempre e governa sobre todas as coisas para sempre, creiam os homens ou não, seu governo não depende se cremos nele ou não, Ele governa independente da submissão de todos, e seu governo não pode passar. Diante d'Ele somos como nada. O Deus soberano age tanto nos céus como na terra segundo o que lhe apraz sem que possa ser impedido por quem quer que seja. De fato! Somente alguém que não muda e que não tem ninguém acima de si mesmo poderia ser assim e agir assim.
Este Deus do qual estamos falando fez e criou todas as coisas, quer aceitemos isso ou não, Ele o fez e não podemos revogar o seu conselho. Deus tem poder, isso significa que nada é demasiado difícil para Ele. Deus para todos os momentos, todas as situações, Onipresente, o qual d'Ele não podemos nos esconder de modo que não nos veja. Assim como foi no passado, Ele o é agora e para sempre. Ele é Imutável! Bendito seja o seu nome para sempre. Amém!

Fonte: WASHER, Paul David. O Único Deus Verdadeiro: 3ª Ed. Missouri: Granted Ministries Press, 2004. “Copyright © 2004 por Paul David Washer da Sociedade Missionária HeartCry. Publicado por GrantedMinistriesPress, uma divisão de GrantedMinistries. Traduzido por Voltemos ao Evangelho - www.voltemosaoevangelho.com”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.