CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

domingo, 17 de junho de 2012

A conversão de Zaqueu, uma breve e grande lição

Texto para nossa reflexão: Lucas 19:1-10

www.oucaapalavradosenhor.com
"subiu a um sicômoro"
1-E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2-E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
3-E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

4-E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
5-E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

6-E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
7-E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8-E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
9-E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
10-Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
(Lucas 19:1-10)

Uma história de mudança de vida que surpreende muito é a história de Zaqueu, o publicano, homem de pequena estatura, porém com um grande desejo de mudança. Desta passagem podemos tirar algumas lições de vida, ou aprender um pouco sobre um verdadeiro encontro com Jesus, o Filho de Deus. A passagem que conta a história de Zaqueu é única, registrada apenas no Evangelho de Lucas. Sua atitude de ver Jesus a qualquer custo, sendo ele homem de baixa estatura, mostra seu desejo incomum de ver o Mestre. Em meio a uma multidão, sem ter como ver Jesus, subiu em uma árvore, para dali observar o Mestre passar. Ao observar uma atitude incomum, Jesus também agiu de uma forma não muito usual, que foi a de convidar-Se a si mesmo para ser hóspede do "baixinho".

O nome Zaqueu, que por ocasião de sua história, parece ser irônico, quer dizer "Justo ou Inocente". O que para os judeus não combinaria com um cobrador de impostos. Vejamos quem era Zaqueu: cobrador de impostos a serviço do governo romano; morava em Jericó; era rico; judeu (o nome é de origem judaica e Jesus o chama de filho de Abraão); apesar de estar sujeito ao governo romano, tinha outros debaixo de sua autoridade e era de baixa estatura.

A cidade de Jericó (v.1), a qual Jesus teve de passar, era uma cidade fronteiriça, por isso tinha uma alfândega. Naquela época, era uma das cidades mais ricas da Palestina, situada na parte mais fértil da Judéia, ali havia um palácio herodiano, e por isso a quantidade de impostos recolhida era muito grande. Zaqueu era chefe (v. 2) e tinha cobradores de impostos sob suas ordens, era alguém de importância em sua jurisdição, e geralmente pessoas com muito "status" não costumam procurar o auxílio divino, - mas isso não é regra geral, conheço pessoas de posição que são muito humildes- como Zaqueu procurou. O homem afastado de Deus, faz e pratica o mal justamente por este motivo, o de estar longe de Deus, e a fim de viver uma vida transformada, tal homem precisa ter o desejo de "...ver quem é Jesus..."(v.3), conhecer a sua história, a sua Pessoa, e então saber que Ele é o Salvador do mundo (Jo. 4:42), só assim poderá alcançar a salvação. Sem conhecer JESUS não podemos ter a verdadeira vida.

Porém, é bom sabermos que sempre que eu ou você procuramos o auxílio de Deus, situações contrárias acontecem, pois no que se refere à vida eterna, somos os maiores interessados. Sempre que alguém toma uma decisão de conhecer JESUS uma "...multidão..."(v.3) de problemas aparecem, como amigos que se levantam contra, por que agora você não poderá mais estar com eles nas rodinhas do bar, você se afasta da vida de promiscuidade, criticam você por que agora vai ter que virar um "careta", às vezes a própria família se levanta contra, e muitos sucumbem às pressões, por que ainda são de "...pequena estatura..."(.3) espiritual, afinal de contas é início de vida com Deus.

Mas sempre que as situações se levantam temos que tomar uma decisão, e às vezes decisões implicam muita renúncia, renúncia da vida passada e correr para os braços de JESUS, e Zaqueu teve que "...ir correndo adiante..."(v.4) e ignorar a multidão que lhe fazia oposição. Ignorar a multidão implica ignorar as críticas tomando a atitude de "...subir"(v.4) ao sicômoro a fim de "ver..."(v.4) JESUS. Zaqueu superou suas limitações humanas e teve um encontro real com o Mestre. A persistência de Zaqueu em conhecer JESUS a qualquer custo lhe rendeu a salvação, e isso foi o que nos ensinou o Senhor dizendo: "Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas" (Lucas 21:19).

"desce depressa"
Zaqueu ouviu a voz do Mestre e obedeceu, quando ouviu o Senhor Jesus dizendo: "Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" (v.5). Esta deve ser a atitude do homem sem Deus ao ouvir a voz do Salvador, correr depressa para seus braços, pois ele quer adentrar em nossa vida para nos salvar, esta é a vontade de Deus (I Tim. 2:3-4). Por isso faz o convite para se hospedar na casa do "cobrador de impostos". Para os judeus devotos, havia uma grande resistência em convidar um cobrador de impostos ou permitir um deles entrar em sua casa e comer de sua comida. O pensamento era o seguinte: se alguém é descrente o suficiente para ser coletor de impostos, então também não seria capaz de pagar os dízimos referentes à sua comida, e os fariseus que eram "santarrões" não confiariam no que os cobradores de impostos lhes oferecessem e por isso evitavam entrar em suas casas, mas não foi isso que JESUS fez, Ele convidou-Se a Si mesmo para estar com Zaqueu. E Zaqueu "apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente"(v.6). Que imensa honra ouvir o Senhor nos fazendo um convite! O "baixote" não só recebeu JESUS como também demonstrou alegria em fazê-lo. Receber JESUS em nossas vidas deve ser uma atitude de imensa alegria, por que recebê-Lo é receber a Vida Eterna.

Jesus, demonstra sua autoridade ao chamar Zaqueu pelo nome (v.5), e isto deve ter sido uma evidência para os judeus, pois eles acreditavam que chamar o nome de uma pessoa que nunca havia visto antes, como Jesus o fez com Zaqueu, era o tipo de coisa que somente um profeta poderia fazer. E Jesus era mais do que isso, Ele é o Salvador (Luc. 2:11; Tito 3:6; At. 13:23; Fil. 3:20). Quando alguém se converte ao Senhor JESUS, com muita frequência as pessoas também praticam algum tipo de discriminação afirmando que o "cabra" foi malandro todos os dias de sua vida e agora diz que é crente ou cristão, ou seja, fez o que fez e agora quer dar uma de justo. E não foi diferente com Zaqueu, quando viram que JESUS foi recebido por Zaqueu e adentrou em sua casa, "murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador" (v.7). Você quer servir a Deus? então se prepare para os embates e oposições que terá de enfrentar.

"e era este um chefe dos publicanos, e era rico "
A mudança na vida de Zaqueu foi tão grande que ele surpreendeu a todos com a sua decisão de "dar  aos pobres metade dos meus bens"(v.8), esta não foi uma imposição de JESUS, ele decidiu fazer isso por que se arrependeu. Zaqueu faz uma restituição em dinheiro em resposta à Graça salvadora a qual recebera. Zaqueu mostra aqui, uma mudança radical de pensamento, pois ele vai além das leis que os seus opositores ensinavam, que era a restituição do quádruplo ou quíntuplo de algo roubado (Êx. 22:1-4). Com esta ação, Zaqueu também se mostrou conhecedor da Lei da restituição de produtos roubados, e mesmo conhecendo a Lei, não era ainda conhecedor da Salvação, que estava em CRISTO JESUS. Após dar a metade dos seus bens aos pobres (v.8) Zaqueu agiu de conformidade com o pensamento da época, manifestando uma prova verdadeira de fé em seu Mestre.

Para os judeus, a salvação pertencia a todos os israelitas em virtude de sua descendência de Abraão, a não ser para aqueles que cometessem crimes muito graves. Porém, vemos na Palavra de Deus, que quem de fato assumiu a missão de buscar a "ovelha perdida" foi o próprio Deus, pois os líderes de então haviam falhado (Ez. 34:6-11).

Uma mostra fiel da conversão de Zaqueu é a resposta de JESUS às suas ações, JESUS disse na presença de todos: "Hoje veio a salvação a esta casa..."(v.9), revelando que a mudança do "coletor de impostos" havia sido sincera. Curiosamente, na Bíblia hebraica há um jogo de palavras do nome de JESUS com a palavra salvação: "Hoje a salvação (YESHU'AH) veio a esta casa", que é JESUS (YESHUA). A posição social de Zaqueu e suas riquezas (Mat. 6:24) não foram um empecilho para que ele se humilhasse e buscasse a verdadeira salvação (v.9), a qual entrou em sua casa. Por fim, quando JESUS foi até Zaqueu para "...buscar e salvar o que se havia perdido"(v.10), estava apenas reforçando o que o profeta Ezequiel no capítulo 34:16 declara:"A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer; a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; e a gorda e a forte vigiarei. Apascentá-las-ei com justiça."

Assim como Zaqueu buscou a JESUS, O recebeu com alegria e se arrependeu de tudo o que fez e se tornou um discípulo de Cristo, qualquer homem em qualquer lugar, em qualquer posição social ou política, poderá se tornar discípulo de Cristo recebendo-O e se arrependendo de seus pecados. Deus abençoe a todos.

Luiz Rafael

Bibliografia:
KEENER, Craig S. Comentário Bíblico Atos. Novo Testamento: 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008.
BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica: São Paulo: CPAD, 1966.
BOYER, Orlando. Dicionário Bíblico Universal: São Paulo: CPAD, 1999.

3 comentários:

  1. Que linda conversão de Zaquel,como é maravilhoso encontrar o Senhor Jesus, acho que não tem emoção maior do que esta, Zaquel teve um firme propósito em chegar até Jesus mesmo sendo pequeno não foi um impedimento, maravilhosa história,um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, Lucimar!
      É verdade, esta é uma linda história que demonstra o cuidado de Deus por nós, mesmo sendo pecadores, Deus quis amorosamente nos buscar, como uma ovelha perdida é colhida pelo seu pastor, o Senhor sai em busca daqueles perdidos na "lama" do pecado para restaurá-los e fazer deles seus discípulos, ou melhor, "ovelhas" do seu pasto. Deus te abençoe e obrigado por comentar.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.