CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sábado, 9 de junho de 2012

A Necessidade das Escrituras

"ela contém a mente de Deus"
As Escrituras, a Bíblia, a Palavra de Deus, se constitui como a única regra de fé e de conduta para o cristão/crente. Nós poderíamos dizer que ela contém a mente de Deus, nos relata sobre o estado espiritual do homem, o caminho da salvação, etc. Também nos revela sobre o que está reservado para os pecadores que não se arrependem de seus maus caminhos diante de Deus, e a plena felicidade dos santos (aqueles que aceitaram a obra de salvação realizada por Jesus na cruz do Calvário).

As Escrituras contém doutrinas santas, por que aquele que as revelou é Santo, está repleta de preceitos que são leis, com histórias surpreendentes de homens que deixaram tudo para servir o Deus Único. Suas decisões são irrevogáveis. E diante de tudo isso, qualquer cristão, tem como objetivo buscar compreender a origem, os propósitos e o que ela nos apresenta como sendo a Palavra de Deus, porque ela nos apresenta a condição indispensável para conhecermos melhor a boa, agradável e perfeita vontade Deus (Rom. 12:2) e, conhecendo melhor esta vontade, podemos aprender a cumpri-la em nossas vidas e através de nossas vidas com o propósito de compartilhá-la com nossos semelhantes.

As Escrituras são essenciais para o homem porque a Bíblia é o livro que registra a revelação de Deus. As Escrituras são isentas de falhas, e dignas de toda a nossa confiança ("Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação..." I Tim. 1:15a). Tudo que eu e você precisamos saber acerca de Deus e do seu propósito para redimir o homem caído, podemos encontrar nas Escrituras Sagradas. Sua existência se justifica por muitas razões, dentre as quais poderíamos citar:

  1. que as Escrituras existem por causa da queda do homem;
  2. que as Escrituras existem por causa do Amor de Deus;
  3. que as Escrituras existem por causa da Igreja de Jesus;
  4. que as Escrituras existem por causa de cada cristão individualmente;
  5. que as Escrituras existem por causa do perdido que precisa ser salvo.
"impediu o homem de assimilar a revelação de Deus"
Por causa da queda do homem

A queda do homem não só privou o homem de escolher a fazer o que é bom, impediu o homem de assimilar a revelação de Deus, dentro dos moldes até então conhecidos. O apóstolo Paulo descreve o estado de queda do homem da seguinte maneira: "Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há um só. A sua garganta é sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente, peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e de amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conhecem o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos" (Rom. 3:10-18).

Após a sua queda, o homem já não podia desfrutar do privilégio de ouvir "a voz do Senhor Deus que passeava no jardim na viração do dia" (Gen. 3:8). Por isso, Deus quis nos presentear com a sua Palavra escrita, como meio de conduzir o homem caído de volta para Ele, em arrependimento, à confissão e à redenção. Veja como Deus é gracioso!

Através das Escrituras, Deus leva o homem à compreensão da verdade, e, com o auxílio do Espírito Santo de Deus e da exposição do Evangelho, faz da Bíblia Sagrada a porta de escape e de volta do homem ao estado de graça perdido decorrente da queda.

"Deus quer restaurar o homem"
Por causa do Amor de Deus

Imaginemos o seguinte: Deus é Todo-Poderoso, Eterno e Auto-Suficiente, podendo viver sem o homem, porém preferiu ter este próximo de si, criando meios através dos quais traz o homem de volta à sua presença. Ele preferiu restaurar o homem caído, e, a existência das Escrituras é prova mais do que clara dos intentos de Deus em aproximar o homem de seu grandioso coração. O testemunho da Bíblia mostra que "Deus se dá a conhecer". Podemos crer, então, que Deus há de se revelar através de sua Palavra ao homem a quem um dia criou. Deus não se ocultou de nós, nos deixando sem comunicação com Ele; pelo contrário, nos criou com a capacidade de conhecer, de desejar conhecer. A revelação de Deus para nós é progressiva e verdadeira: "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva será a sua saída; e ele nos virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra" (Os. 6:3).

Deus nos ama, e quer que O conheçamos melhor, pois a falta de conhecimento de Deus obscurece o entendimento e perverte o comportamento do homem. Deus se revela a nós com o propósito de nos fazer entender que é possível conhecê-Lo melhor. Deus, em sua Palavra, se revelou ao homem, ainda que existam vários mistérios, estes não serão mistérios para nós eternamente. O que hoje é encoberto, no futuro poderá ser revelado dentro de uma visão mais ampla da vontade de Deus. "Agora só podemos ver e compreender um pouquinho a respeito de Deus, como se estivéssemos observando seu reflexo num espelho muito ruim; mas o dia chegará quando o veremos integralmente, face a face. Tudo quanto sei agora é obscuro e confuso, mas depois verei tudo com clareza, tão claramente como Deus está vendo agora mesmo o interior do meu coração" (1 Co 13.12, O Novo Testamento Vivo).

O Amor de Deus por nós é tão grande que Ele quer que O conheçamos.

"As Escrituras foram dadas para ensinar"
Por causa da Igreja

As Escrituras foram dadas a nós (Igreja) para ensinar, repreender, corrigir, instruir na justiça; nos aperfeiçoando para o que é aprovável diante de Deus (II Tim. 3:16-17). Como poderíamos entender a Igreja caso as Escrituras não existissem? Toda a organização, governo e serviços da Igreja seriam inaceitáveis caso não nos fossem dadas as Escrituras, a Palavra de Deus. Assim como um país tem as suas leis, sua constituição, através das quais seus governantes praticam a "justiça"; a Igreja de Cristo necessita da ação reguladora, por assim dizer, das Escrituras.

A Igreja de Jesus Cristo, depende do que a Palavra de Deus diz para sua existência e êxito. A única base de doutrina cristã é a Palavra de Deus, sua autoridade e afirmações constituem para a Igreja do Senhor como uma "constituição".

Por causa do cristão individualmente

A regra cristã do que é ou não é aceitável para os crentes/cristãos é a Palavra de Deus. Atualmente podemos ver que há alguns que querem perverter esta verdade e mudar os princípios da Palavra de Deus como reguladora da fé cristã e "implantar outras verdades", que não são verdades inspiradoras. Alguns "cristãos" estão aceitando, em nome de uma falsa fraternidade, erros doutrinários tais como: aprovação da união homo-afetiva; legalização do aborto; aceitação da pregação de outro evangelho em suas igrejas (tudo em nome do ecumenismo religioso - já ouvi falar de doutrinas orientais que "endeusam o homem" sendo pregadas dentro de igrejas reconhecidamente cristãs); ensinos que se valem do pensamento humano do "eu acho e eu penso", deixando de lado o que a Bíblia diz, etc.

Os escritos do A.T. e do N.T. que foram inspirados por Deus, escritos estes, realizados por homens de Deus e profetas movidos pelo Espírito Santo, estes são ensinos proveitosos para doutrinar e ensinar toda a vontade de Deus ao homem, reprovando o que é contrário, corrigindo os erros, instruindo e treinando o povo de Deus (II Tim. 3:16-17). A luz que alumia nossos caminhos e a lâmpada que temos enquanto peregrinos nesta terra, que o Senhor nos deixou para que possamos não errar o caminho, é a sua Palavra (Sal. 119:105). O cristão vê a Palavra de Deus como regra do que é justo e do que é errado, ela nos mostra o que realmente é bom ou mal.

"Tudo que o perdido precisa"
Por causa do perdido

Quando estava começando a escrever estas linhas, um conhecido me procurou, entrou, e começou a abrir o seu coração dizendo que estava muito angustiado, pois havia perdido recentemente um filho de forma muito trágica, e, segundo ele, tudo estava dando errado para ele. Sua cabeça, segundo ele próprio, não estava funcionando como deveria. Encheu os olhos d'água e desabafou toda aquela dor que estava sentindo, pois até mesmo os de sua família pareciam não entender a sua dor. Então comecei a falar do grandioso Amor de Deus por nós revelado nas Escrituras, da comunhão que o homem pode desfrutar com Deus antes da queda e do desejo de Deus de sempre trazer o homem para perto de si. Tivemos a oportunidade de conversar por um bom período, compartilhando da importância das Escrituras para superar as dores, de sempre estar confiantes no Senhor para que nossas almas estejam seguras e redimidas do poder da morte. Ele saiu dali com um semblante melhor e disse que já estava conseguindo viver longe de seus antigos vívios, e sabendo da importância de ler a Palavra de Deus.

Tudo que o perdido precisa para vencer os vícios, o pecado, nos é ensinado na Santa Palavra de Deus, e todo o amor necessário nos é demonstrado por meio da obra consumada na cruz do Calvário, por meio da morte de Jesus, o qual se entregou para nos salvar. Jesus aprovou a Bíblia quando a leu, quando a ensinou, chamando-a de "a Palavra de Deus", e a cumpriu fielmente (Luc. 4:16-20; 24:27; Marc. 7:13; Luc. 24:44). E todo o perdido precisa saber que para sua salvação e para a restauração de sua comunhão com Deus, há nas Escrituras, o verdadeiro "remédio" espiritual para conduzi-lo a Deus: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:16)

Aí estão alguns motivos pelos quais eu e você podemos entender a importância das Escrituras para nossas vidas, sejamos cristãos ou não, é através da Palavra de Deus que conhecemos mais sobre Ele, sua vontade, Seu Filho amado, nosso Salvador e o quanto Ele nos ama e quer nos reconduzir e reconciliar com Ele através de seu Filho Jesus Cristo, por que está escrito na Palavra de Deus:  "Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação" (II Cor. 5:19).

Não procure encontrar a Deus de uma maneira diferente da que o Senhor nos ensinou nas Escrituras. Por isso faremos uso das Palavras do Senhor Jesus em João 5:39: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de (JESUS) mim testificam" .

Deus te abençoe e leia as Escrituras.
Em Cristo, Luiz Rafael
Bibliografia consultada:
OLIVEIRA, Raimundo de. As Grandes Doutrinas da Bíblia: Rio de Janeiro: CPAD, 1995

2 comentários:

  1. A palavra é o nosso guia em dias de dificuldades...
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Galdino,
      É verdade, não há para nós outro guia que Deus tenha "editado" e assinado em baixo com o Seu Espírito Santo. Somente a Palavra de Deus pode nos orientar acerca de assuntos que nos levam a Deus, que libertam do pecado e nos conduzem à vida eterna. Deus abençoe.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.