"Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos."
(Mateus 8:22)
Um certo homem queria seguir Jesus, mas pediu-lhe permissão para primeiro ir enterrar seu pai. Jesus respondeu-lhe: "Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos" (Mt. 8:22). Mas os mortos não podem enterrar ninguém.
(Mateus 8:22)
Isso parece não fazer sentido.
Jesus não estava falando daqueles que estão fisicamente mortos, mas daqueles que estão espiritualmente mortos (Ef 2:1). Não se pode supor que esse aspirante a discípulo estivesse viajando com Jesus enquanto o cadáver de seu 'pai morto' estivesse fedendo ao sol. Com certeza o pai não estava morto! Se estivesse, o filho deveria estar em casa como era comum entre os judeus. O que o jovem discípulo na verdade quer ir para casa e viver no conforto de sua casa com seu pai até a morte dele, quem sabe ainda por anos, receber sua parte na herança e então, como lazer, tornar-se um discípulo.
A resposta seria algo parecido com "deixe os espiritualmente mortos, aqueles preocupados com os benefícios desse mundo, incluindo heranças, permanecerem uns com os outros na vida e, eventualmente, sepultem os seus mortos fisicamente.
Ele pediu que o homem o seguisse (Lc 9:59) e este respondeu-lhe dizendo que desejava primeiro dar assistência à sua família.
A questão então é: o que está em primeiro lugar - a família de alguém ou Jesus Cristo. A resposta de Jesus indica o estado espiritual da família daquele homem. Aparentemente eles não criam, e a Bíblia diz que aqueles que não são creem estão "mortos em seus delitos e pecados" (Ef 2:1,5). Jesus estava dizendo ao homem que a sua família, que estava morta espiritualmente, cuidaria do enterro. Jesus queria que ele o seguisse. O discipulado cristão requer uma forte disposição e definir suas prioridades.
Fonte: GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008
Olá,
ResponderExcluirAmei seu blog e já estou seguindo se puder retribuir segue o meu e curte minha página.
Blog:http://femmemakiup.blogspot.com.br/
Página :https://www.facebook.com/Luisamakiup
Beleza Fashion