CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sábado, 31 de agosto de 2013

Deus é Eterno, Auto-Existente e Imutável (Parte I)

Deus É Eterno (Parte I)

Um dos mais incríveis atributos de Deus, e um dos muitos que O distingue de toda a criação, é a Sua eterna existência – Ele não teve início nem terá fim. Nunca houve um tempo em que Ele não tenha existido e nunca haverá outro em que Sua existência cessará. Ele é antes de todas as coisas e permanecerá depois de todas as coisas terem passado. A eternidade de Deus não significa simplesmente que Ele tem e irá existir por um número infinito de anos, mas também que Ele é atemporal e perene, sempre existindo e nunca mudando.

Nenhuma outra pessoa ou coisa criada compartilha esse atributo com Ele. Nós somos por apenas um momento, mas Ele é para sempre. Nós fomos causados por Ele, mas Ele não foi causado por ninguém. Nós dependemos Dele para nossa própria existência, mas Ele não depende de nada. Nossa existência terrena passa como a areia na ampulheta, mas Ele sempre permanece. Ele era Deus, é Deus, e será Deus para sempre.

Nas Escrituras, o nome de alguém tem uma grande importância e frequentemente revela algo sobre a pessoa que o carrega. Os nomes dados a Deus nos seguintes versículos nos revelam muito sobre a sua eternidade:
"Eu Sou o que Sou" (Êx. 3:14). A ideia que é comunicada nessa frase é que a existência é um atributo da própria natureza de Deus. Diferente do homem, Deus não deseja ou faz algum esforço para existir. Ele simplesmente é.

"O Eterno Deus" (Is. 40:28). Isaías nos apresenta Aquele que é eterno irá durar para sempre. Aplicando isso a Deus, a palavra não somente se refere ao futuro, mas ao passado. Não apenas Ele sempre será,
mas Ele sempre tem sido.

"O Ancião de Dias" (Dan. 7:19). Quando usada para se referir ao homem, a palavra ancião normalmente denota idade avançada e fraqueza da mente e do corpo. Quando usada se referindo a Deus, ela denota a grandeza, esplendor, poder, e sabedoria Daquele que era antes da própria fundação do mundo e continuará
quando o mundo houver passado.

"O Alfa e o Ômega" (Apoc. 1:8). A primeira e a última letra do alfabeto grego. É uma maneira criativa de comunicar que Deus é o primeiro e o último (veja Isaías 44:6). Ele é antes de todas as coisas e continuará quando todas as coisas houverem passado.

Levando em consideração todos esses nomes de Deus que falam de Sua eterna natureza, consideremos algumas das mais importantes declarações feitas nas Escrituras que nos ensinam sobre a eterna natureza de Deus e Seu relacionamento com Sua criação. As passagens abaixo apresentadas demonstram essa grandiosa natureza.

"Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar." (Jó 36:26).

"Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar." (Jó 36:26).

"Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite."
(Salmos 90:4).

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia." (2 Pedro 3:8).

Compreendamos a partir dessas passagens que Deus é Eterno, sem início ou fim. Existem algumas implicações de Sua eternidade para toda criação, e especialmente para o povo de Deus. Os seguintes versículos nos ensinarão muito sobre isso.

"Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação." (Jeremias 10:10).

"O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações." (Salmos 145:13).

"O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade." (Salmos 45:6).

Vejamos ainda algumas das ações de Deus e a obra que Ele realiza na vida daqueles que n'Ele creem que também são eternas:

A Palavra de Deus é eterna: "Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente." (Isaías 40:6-8).

Tanto a sua Salvação como o cuidado pelo Seu povo são eternos: "O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o." (Deuteronômio 33:27).

"Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte." (Salmos 48:14).

"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna." (Isaías 26:3-4).

"Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mateus 28:20).

Diante dessas verdades explícitas acerca da eternidade de Deus, devemos responder com imensa gratidão em nossos corações, pois seria isso o mínimo que poderíamos fazer diante de tão grande e Eterno Deus!

"Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao Senhor." (1 Crônicas 16:36).

"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração." (Daniel 4:34).

"Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." (1 Timóteo 1:17).

Ele é Eterno, sua Palavra é eterna, e sua Salvação também são eternas. Por isso entregue sua vida aos seus cuidados, que também são eternos.

Não perca a segunda (Autoexistente) e a terceira (Imutável) parte desse estudo.

Fonte: WASHER, Paul David. O Único Deus Verdadeiro: 3ª Ed. Missouri: Granted Ministries Press, 2004.
“Copyright © 2004 por Paul David Washer da Sociedade Missionária HeartCry. Publicado por GrantedMinistriesPress, uma divisão de GrantedMinistries. Traduzido por Voltemos ao Evangelho - www.voltemosaoevangelho.com”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.