CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A Bíblia é a Palavra de Deus e é digna de toda aceitação

Em nossos dias, a confiança na autoridade e inerrância das Escrituras tem sido ignorada, infelizmente, até mesmo por aqueles que se dizem cristãos, os quais acreditam que muitas dentre as inúmeras verdades bíblicas já não são tão dignas de confiança, titubeiam quando precisam responder sobre qualquer verdade, estão metidos em meio a tantas práticas contrárias à Palavra de Deus que facilmente se confundem com um não cristão. Um bom exemplo é vermos pessoas que dizem professar a fé cristã envolvidas com práticas como a yoga, leitura de horóscopos, etc..., práticas essas, contrárias ao que podemos ver na Palavra de Deus.

Uma coisa é certa, e deveria ser praticada por todo aquele que quer servir a Deus de verdade, é procurar conhecer sua vontade a respeito de quaisquer práticas antes de realizá-las para não se perder em atos contrários à Palavra de Deus. Então, deixo o meu conselho, antes de acreditar em qualquer coisa, pergunte sempre à Palavra de Deus!

Se a Palavra de Deus é uma ferramenta a qual você, leitor, pode confiar, saiba que a expressão "Palavra de Deus" assume significados importantes na Bíblia, e, se entendermos isso em nossa vida, poderá fazer com que encaremos as realidades espirituais com maior compromisso e seriedade, no que tange aos mais variados assuntos abordados pela "Palavra de Deus" e que são ignorados por diversas pessoas que se dizem cristãs, infelizmente. Erram por desconhecer as Escrituras e preferem opinar sobre qualquer questão usando suas próprias opiniões, o que é bem mais fácil, porém, não é o melhor caminho.

A Palavra de Deus como uma Pessoa

Quando nos referimos à Palavra de Deus como uma Pessoa, logo não haveria dificuldades em falarmos que isso se refere a Cristo, pois em algumas passagens da Bíblia, esta se refere a Cristo como a "Palavra de Deus". Em Apocalipse 19:13 encontramos João vendo o Senhor Jesus ressurreto no céu dizendo que o seu nome é a "Palavra de Deus". Assim, no evangelho de João em suas primeiras linhas podemos ver que o apóstolo escreveu o seguinte a respeito de Jesus Cristo: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus" (Jo. 1:1). Uma clara referência ao Senhor Jesus, o Verbo (a Palavra) que se fez carne e habitou entre nós (Jo. 1:14).

Assim, podemos ver Cristo como sendo a Palavra de Deus que comunica o caráter de Deus e expressa a sua vontade aos homens. Assim, seus ensinamentos quanto à perdão de pecados, redenção e salvação eternas, comunhão com Deus só podem ser verdadeiros e conhecidos através da "Palavra de Deus", e, acreditamos que fora desta Palavra jamais poderemos acertar o Caminho com crendices e tradições humanas. Vemos claramente na Palavra de Deus que o caráter de Deus é um caráter Santo, e que não dá para vivermos um cristianismo que não está em sintonia com esse caráter. Os jovens hoje vivem uma vida desregrada e fora dos padrões divinos e acreditam que estão corretos por que pensam que tem necessidades que estão acima da vontade de Deus, e pensando assim, PRATICAM todo tipo de torpezas.

Quer um conselho? Saia dessa vida fora dos padrões divinos enquanto você pode!

Tenho um amigo, que recentemente deixou a esposa, e agora está vivendo com outra mulher. Segundo ele acredita está tudo bem por que tem necessidades e Deus sabe de suas necessidades. Mas nossas necessidades devem ser supridas dentro dos padrões estabelecidos pela Palavra de Deus, pois no caso dele, está suprindo suas supostas necessidades contrariando a Palavra de Deus. A decisão de acertar os nossos atos não está muito longe de nós, precisamos apenas procurar conhecer o que está de acordo com a Palavra de Deus para que possamos agir segundo sua vontade revelada. Agir assim, é pensar que Deus tem que se adaptar aos nossos caprichos. Nós temos que mudar nossas ações e agir segundo a Palavra, não o contrário. Deus jamais necessitará de mudanças, pois Ele é Imutável (Mal. 3:6). Nós, porém, precisamos de mudanças.

A Palavra de Deus como a fala de Deus

Às vezes vemos a Palavra de Deus sendo moldada pelos decretos de Deus que fazem as coisas acontecerem ou virem à existência. Um bom exemplo: "Haja luz! E houve luz" (Gên. 1:3). Vemos também que por meio de suas poderosas palavras Deus criou o mundo animal dizendo: "Que a terra produza seres vivos: animais, animais silvestres e répteis, segundo a sua espécie" (Gên 1:24). Também em Salmos podemos ler: "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército." (Salmos 33:6). As palavras criativas de Deus, são chamadas de decretos de Deus, ou seja, são palavras de Deus que fazem algo acontecer. Em termos gerais, um decreto é uma ordem vinda de uma autoridade superior que determina o cumprimento de uma resolução. Então, quando Deus decreta por meio de sua Palavra que alguma ação é contrária à sua soberana vontade, não devemos ir além do que Ele decretou. Mas infelizmente, é isso que o ser humano tem feito durante sua caminhada sobre o planeta azul. E porquê? Simplesmente por quê é mais fácil fazer o que "eu penso" do que fazer o que Ele decretou.

Outro grande engodo de nossos dias é a artimanha de dizer que Deus, sendo um Deus de amor Ele não vai se importar com qualquer coisa que fizermos. Grande engano! Diz a Palavra de Deus "justiça e juízo são a base de seu trono" (Sal. 89:14a) e que todos os seus juízos são verdadeiros e justos (Apoc. 19:2a). Isso quer dizer que todas as vezes que alguém que não tem Jesus desobedece sua Palavra, essa pessoa sofrerá um juízo que é verdadeiro e justo segundo seus atos merecem. O juízo de Deus vem sobre aqueles que não conhecem a Deus, sua justiça em nada é semelhante à justiça humana. A sua justiça é eterna (II Cor. 9:9).

A Palavra de Deus para comunicação pessoal

Às vezes Deus fala conosco de forma direta e pessoalmente. Essa forma de Deus se comunicar é chamada de comunicação pessoal. A Bíblia está cheia dessas comunicações e já logo no início da Palavra de Deus vemos Ele se comunicando com Adão e dando um ordem ao mesmo: "E ele deu esta ordem:" Você pode comer todas as árvores do jardim, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás. O dia em que comerdes desse fruto, certamente morrerás" (Gên. 2:16-17). Depois que o Senhor Deus falou com Adão essas palavras e Adão lhe desobedeceu, Deus veio e falou novamente com o homem pessoalmente, só que desta vez as palavras não eram muito animadoras, mas não porque Deus quisesse desanimar o homem, mas porque este havia desobedecido uma ordem direta de sua Palavra, vindo então palavras de maldição por causa do pecado (Gên. 3:16-19). Veja que o responsável pela tragédia foi o homem que desobedeceu e não Deus. Assim, não andemos em desordem ou desobedientes quando Deus falar pessoalmente aos nossos corações a respeito de nossa vida que precisa de acertos.

No Novo Testamento temos uma clara manifestação de Deus se comunicando de forma audível na ocasião do batismo de Jesus quando do céu veio uma voz dizendo: "Este é o meu Filho amado, eu estou bem satisfeito" (Mt 3:17). Nesta passagem, como também em outras ocasiões quando Deus se comunicou de forma pessoal, sua ordem foi clara para aqueles que a ouviram, porque era a voz do próprio Deus falando e, portanto, como eram palavras de autoridade divina, eram palavras confiáveis. Desobedecer essas palavras era desobedecer a Deus e, portanto, pecado. Em outra ocasião, na passagem da Transfiguração, Deus, o Pai disse: "Este é o meu amado Filho; a ele ouvi." (Lucas 9:35). Deus quer que ouçamos as Palavras de seu Filho Amado para que não erremos o caminho que Ele mesmo nos mostrou. Ouçamos, portanto, a Cristo Jesus e não a homens mortais, tradições humanas, ensinos extra-bíblicos, ou pensamentos pessoais que somente nos afastam do Deus Vivo e Verdadeiro.

Apesar das Palavras de Deus sempre serem uma forma de comunicação pessoal na Bíblia como verdadeiras palavras de Deus, são usadas palavras humanas por que precisaram ser transmitidas em linguagem comum, que pudessem ser compreendidas por todos. Mesmo sendo transmitidas em linguagem humana, não perde seu caráter e autoridade divinos. Por isso, mais uma vez conclamamos aos nossos amados leitores que ainda tem alguma dúvida quanto a confiabilidade da Palavra de Deus que deem crédito a essa Bendita Esperança que nos está proposta nos céus a qual nos foi revelada pela Palavra do próprio Deus.

Palavras de Deus como discurso por meio de homens

Em inúmeros casos, vemos na Bíblia Deus levantando homens compromissados como profetas para se comunicar através de seus lábios como instrumentos de d'Ele. Um bom exemplo no A.T. foi Deus usando Moisés e falando por diversas vezes através do mesmo. Deus falou ao profeta Jeremias dizendo: "Eu ponho as minhas palavras na tua boca" (Jr 1:9). Ele ainda acrescenta: "Você vai dizer que eu vos mando" (Jr 1:7). O próprio Deus levava tão a sério tudo o que pronunciava através de seus instrumentos que se alguém afirmasse dizer alguma palavra que Ele não havia dito, punia a pessoa severamente (Ez. 13:1-9; Deut. 18:20-22). Da mesma forma, as palavras de Deus ditas por lábios humanos eram consideradas verdadeiras e com autoridade quanto a sua comunicação.

Quando o apóstolo Paulo diz: "Portanto, meus amados, fugi da idolatria" (I Cor. 10:14) ele o diz com autoridade divina, por que falou inspirado por Deus e não por si mesmo.

Quando diz: "Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." (I Cor. 6:10). Aqui também fala com autoridade divina sob inspiração de Deus, isso quer dizer que podemos até discordar, mas isso não nos dará direito à vida, uma vez que essa é a Palavra de Deus a respeito do pecado.

Quando João em Apocalipse diz: "Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Apocalipse 22:15). Quando João diz que feiticeiros...homicidas...etc não entrarão no Reino de Deus, por que insistir em praticar tais coisas? Não crer ou desobedecer quaisquer dessas advertências bíblicas é desobedecer a Deus, pois foram palavras que saíram de sua boca.

Palavras de Deus em forma escrita

Esta é a própria Bíblia, o conjunto de todas as outras reunidas em um único volume, escritas para nossa instrução no Senhor. O primeiro caso dessa Palavra escrita está na concessão das tábuas da lei em blocos de pedra no qual foram escritos os Dez Mandamentos: "E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." (Êx. 31:18). Moisés ainda escreveu: "E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel." (Deut. 31:9). Deus mandou que Isaías escrevesse também a sua palavra (Is. 30:8). E ainda, entre outros, Deus também mandou Jeremias escrever a sua Palavra (Jer. 30:2).

Deus nos dá boas razões para que sua Palavra seja preservada escrita, entre elas podemos citar:


  1. o fato dela se conservar tão precisa quanto nos dias em que foram pronunciadas
  2. podemos estudá-la com mais precisão e compreendê-la melhor
  3. estando escrita, cada vez mais um maior número de pessoas terão acesso a ela
  4. poderá ser consultada a qualquer momento por qualquer um sem perder sua autoridade e confiabilidade.
Após falarmos tanto da veracidade, autoridade, confiabilidade e importância de dar todo o crédito a Palavra de Deus, podemos concluir nossas palavras dizendo aos nossos leitores que não devem temer tomar qualquer posição em relação a qualquer assunto abordado nas Escrituras, pois a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada por Ele e escrita por mão de homens compromissados com a verdade. Isso significa que, se Deus regulamentar qualquer assunto em sua Palavra, poderemos dar créditos a ela sem medo, assim como quando Ele diz repudiar qualquer ato pecaminoso, é bom dar crédito também, pois Ele é Deus e não vai falhar em nenhuma de suas palavras. "Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação" (I Tim. 4:9; I Tim. 1:15). Jamais exite em confiar naquilo que Deus falou! Paz a todos.

Referência para nosso estudo:
A Bíblia Sagrada
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática: Autal e Exasutiva. Nova Ed. São Paulo: Vida Nova, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.