CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fé, Condição Indispensável para nós

A fé é um modo de vida agradável a Deus, e devemos persistir nela até a plena possessão das promessas de Deus para nós. Todo filho(a) de Deus precisa deste elemento para sua vida diária, pois a fé é a vista de Deus a condição pela qual Ele realiza em nós a Sua vontade. Quando falamos de fé bíblica, logo lembramos desta passagem: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" (Hebreus 11:1 ), é confiar plenamente na lealdade, no conhecimento e na verdade dita por alguém, no nosso caso é confiar na lealdade de Deus, no Seu conhecimento e em Sua verdade, é dar total crédito aquilo que Ele nos revelou.

A fé trata basicamente de duas coisas, as coisas futuras ( as que esperamos, poderíamos citar suas promessas); e as coisas que não vemos (Sua Pessoa, Sua existência, poder,etc...). Sem a convicção consciente de que Deus existe e de sua fidelidade, é impossível agradar a Deus (Heb.11:6), é impossível ter qualquer tipo de relacionamento com Ele, pois Deus é invisível (Col. 1:5 / I Tm. 1:17) e para que possamos nos relacionar com Ele, precisamos ir até Ele através da fé.

Muitos deixam de buscar a Deus por que estão apenas firmados naquilo que podem ver, quando nós vamos ter com Deus precisamos estar cientes que Ele é fiel cumpridor de suas promessas e é recompensador daqueles que O buscam e que n'Ele esperam por fé (Heb. 11:6), Ele existe e sempre existirá, mesmo sendo invisível aos olhos do homem.

A fé é uma espécie de "documento" de garantia que nós temos e que nos garante que podemos confiar naquele que nos fez a promessa. Não foi por acaso que homens como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés tiveram suas vidas registradas nas Escrituras, eles passaram por provações, grandes lutas internas e externas, sofrimentos e tiveram suas vidas aprovadas por Deus por causa da fé que expressaram naquele que sempre confiaram, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó (Heb. 11:2-5).

A fé que esses homens de Deus tiveram proporcionou situações dignas de serem registradas para a posteridade como exemplos a ser seguidos de encorajamento, testemunho, permanência na verdade mesmo em face de tudo o que sofreram, por isso a fé que tiveram fala até mesmo depois de sua morte (Heb. 11:4).
Quando a vida de muitos personagens bíblicos é apresentada no livro de Hebreus, nos é dado um rápido "flash" do que eles fizeram ou enfrentaram em suas jornadas sobre a face da Terra, e o autor aos Hebreus mostra que cada um deles tinha consciência das realidades espirituais que apesar de serem invisíveis, poderiam ser contempladas pela fé (Heb. 11:13).

Vejamos a que a fé proporcionou àqueles que tiveram firmeza:
  • Pela fé sacrifícios foram oferecidos e aceitos (v.4 e 17);
  • Pela fé deram testemunho de agradar a Deus (v. 5);
  • Pela fé alguns temeram e foram salvos (v. 7);
  • Pela fé obedeceram sem saber para onde iam (v. 8);
  • Pela fé foram peregrinos (v. 9);
  • Pela aguardaram a pátria superior (v.10);
  • Pela fé tiveram filhos (v. 11-12);
  • Pela fé recobraram seus mortos  (v.18-19);
  • Pela fé abençoaram os filhos (v.20-21);
  • Pela fé recusaram riquezas (v.24-26);
  • Pela fé passaram o Mar Vermelho (V.29).
Tudo isso e muito mais foi feito pela fé, alguns até para serem apedrejados, serrados ao meio, açoitados, mortos pela espada, tentados, etc. o fizeram pela fé. Somente tendo uma firme convicção dentro de si para aceitar tamanhas humilhações.

Todos esses homens de Deus tiveram uma experiência em comum, contemplara à distância as recompensas prometidas, sem nunca terem experimentado elas nesta vida (Heb.11:13), porém nenhum deles se deixou esmorecer, ficaram sempre firmes. Como precisamos estar firmes!!!

A vida eterna que nos aguarda é pela fé em Cristo Jesus, a não podemos negar essa fé que nos foi proporcionada, e a semelhança dos homens de Deus do passado também devemos evitar voltar para o mundo, pois esperamos a promessa que vem do Céu, feita por nosso Deus e Pai, não por homens.
Sem dúvida também, pela fé podemos usufruir das promessas de Deus ainda em vida (Heb. 11:29-35), e poderão ser de todas as espécies, ou seja, material, moral e espiritual. Os mais admiráveis testemunhos de fé em toda a Bíblia são daqueles que não a negaram mesmo sabendo que poderiam perder suas vidas, sofreram grandes humilhações e tiveram mortes dolorosas, mas mesmo assim não desistiram pensando na Pátria Celestial (Heb. 11:35-37).

Para que possamos ter fé é necessário conhecer o testemunho bíblico das Escrituras Sagradas (Rom. 10:8-17), ninguém pode conhecer as promessas de Deus fora das Escrituras, ou ter fé genuína sem conhecer o Salvador e Autor da fé que é Jesus Cristo (Heb. 12:2) , o qual é revelado por meio das Escrituras.

Nós como povo de Deus precisamos nos posicionar para que possamos ser reconhecidos como povo de Deus de fato, devemos desejar que as pessoas olhem para nós e nos reconheçam como tais, esse exemplo foi visto na vida de Moisés quando se recusou a desfrutar da posição de filho da filha de Faraó (v.24) e desfrutar de seus privilégios como príncipe, Moisés claramente preferiu ser visto como um hebreu, integrante do povo de Deus e não como um príncipe egípcio, preferindo sofrer a ter que cometer pecado. E esse exemplo deve ser seguido por nós, devemos preferir ser chamados de povo de Deus do que desfrutar do mundo de pecados e seus falsos privilégios (estar na corte do Egito). Assim como Moisés pela fé deixou o Egito (Heb. 11:27, mundo para nós), também precisamos de muita fé para deixarmos o mundo para vivermos a vida que Deus nos proporciona aqui enquanto estivermos nesta terra, e depois recebermos a recompensa que nos está proposta (v. 26).

A fé que Moisés teve também inspirou o povo quando ainda no Egito, a ter certeza de que Deus julgaria aquele país através da morte de seus primogênitos, e ainda traria seguro abrigo contra o mesmo mal na vida do povo de Israel, através do derramamento do sangue do cordeiro (Êx. 12).

Quando o povo saiu do Egito, novamente teriam que por sua fé em ação, atravessar o imenso Mar Vermelho, uma imensa barreira de água com aproximadamente 1.900 km de comprimento, que os fazia parecer como insetos, transpô-lo seria possível apenas pela fé, levando em consideração que na época o povo não dispunha de mais nada a não ser confiar na provisão de Deus. Os egípcios tentando fazer o mesmo sem a arma da fé morreram afogados, assim se dará com aqueles que não depositarem sua fé de fato no Filho de Deus para salvação de suas almas (I Jo.5:12 / Jo 3:36).

A Fé se manifesta de várias formas na vida do crente:
  1. Pela fé somos salvos (Ef. 2:8);
  2. Pela fé somos justificados (Rom. 5:1);
  3. Pela fé nós vivemos (Rom. 1:17);
  4. Pela fé andamos (II Cor. 5:7);
  5. Pela fé Cristo Habita em nós (Ef. 3:17-18);
  6. Pela fé resistimos ao diabo (I Pe. 5:8-9);
  7. Pela fé vencemos o mundo (I Jo. 5:4);
  8. Pela fé nossos corações são purificados (At. 15:9).
Os tipos de Fé:
  1. Pequena fé (Mt. 6:30);
  2. Grande fé (Mt. 15:28);
  3. Tamanha fé (Mt. 8:10);
  4. Fé fraca ou débil (Rom. 14:1).
Mais exemplos de Fé Viva:
  1. Calebe (Núm. 13:30);
  2. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (Dn. 3:17);
  3. Barnabé (At. 11:24);
  4. Paulo (II Tm. 4:7);
  5. Estêvão (At. 6:5);
  6. Os chamados heróis da fé (Heb. 11).
É certo que sem fé é impossível agradar a Deus, porém a nossa fé não poderá estar amalgamada com os pricípios do mundo, atualmente  o que se vê são igrejas aceitando todo "tipo de fé", todo tipo de prática que vai contra os princípios da fé genuína, é fé pra agradar a tudo e a todos; a nossa fé não deverá ser instrumento para agradar a homens e sim a Deus, no poder do qual a nossa fé se apóia (I Cor. 2:5). A permissividade dentro das igrejas está desmoralizando a fé sadia, o ser humano tem se afastado de Deus por se firmar na filosofia do mundo: "tudo posso, quando quero, com quem quiser", isso mostra a que ponto chegou a fé de muitos dentro das igrejas, ostentam uma fé débil que precisa ser edificada orando no Espírito Santo (Jd. v. 20), buscando da parte do Senhor Jesus temor autêntico. Precisamos renovar nossa aliança de fé com o Senhor e rejeitar a falsa "fé" que é permissiva e vai contra os princípios do Evangelho. Termino aqui com as palavras de Jesus Cristo no Ev. de Lucas c. 18 v. 8b: "Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?". Achará ?!?

Bibliografia:
Pequena Enciclopédia Bíblica - Orlando Boyer
Novo Comentário da Bíblia

Um comentário:

  1. como cristão fiquei muito feliz por ver este estudo, espero que possa encontrar ensinos como esse com frequencia no site, muito obrigado e que Deus te abençoe. Somos livres em Cristo pela fé.

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.