CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sábado, 1 de outubro de 2011

A importância da Oração

A oração, algo indispensável na vida cristã, tem sido cada dia mais esquecida pelo povo de Deus. Muitos conseguem separar tempo para várias coisas, menos para falar com Deus em oração. A oração deve fazer parte da vida diária de todo cristão, assim como a leitura da Palavra de Deus, o jejum, só para citar algumas das práticas que o Senhor nos deixou para o nosso crescimento espiritual. O nosso tempo com Deus é inegociável, separar um momento para orar é essencial para que possamos ter uma vida espiritual saudável, assim como o corpo físico precisa de nutrientes, o espiritual também precisa se nutrir da presença graciosa de Jesus Cristo.

Nesta semana, falando com um  pastor amigo meu, ele disse que na oração de sua igreja sempre tinha entre 04 (quatro) a 05 (cinco) pessoas, ou seja, o povo está se distanciando da comunhão com Deus. Por outro lado, quando há comunhão horizontal na igreja (entre irmãos), a igreja lota. Não seria isso um sinal de falta de compromisso com Deus?

É certo que não queremos aqui dar a palavra final ou escrever até o esgotamento sobre o assunto, apenas passar um pouco daquilo que Deus tem nos dado através de nossa experiência pessoal com Deus. Já ouvi pessoas dizerem que tem dificuldades em orar porque lhes faltam palavras, mas se forem bons leitores da Bíblia terão menos dificuldades para orar porque na Palavra de Deus está a direção de como devemos orar, se conhecermos o que a Bíblia diz, teremos menos problemas de entrar em comunhão com Deus. Em palavras bem simples, orar é aproximar de Deus por meio de palavras ou de pensamentos, em particular ou em público, e isso inclui humildade para reconhecer os erros e confessá-los (Sl 51); coração disposto a adorar  em reverência (Sl. 95:6-9; Ap. 11:17); ter comunhão com Deus em exaltação pelos seus feitos por nós (Sl. 103-1-8); demonstrar gratidão com ações de graças (I Tm. 2:1); apresentar nossos pedidos pessoais diante do Senhor (II Cor. 12:8); oração de intercessão pelos outros ( Rom. 10:1).

E ainda, é necessário que nos acheguemos a Deus com nossos corações purificados de todo pecado cometido, quando confessamos somos purificados (Sl. 66:18) para que possamos ter nossas petições respondidas. A oração nunca poderá ser feita desprovida de plena confiança de fé (Heb. 11:6), pois sem ela não podemos agradar a Deus e tão pouco acreditar em sua existência para que possamos ser ouvidos.

Uma vida de união e permanência em Jesus Cristo nos coloca em uma posição privilegiada diante de nosso Deus e Pai, nos dando condições de pedirmos o que quisermos e sermos respondidos (Jo. 15:7), mas "esse pedir o que quisermos" deverá estar de acordo com a vontade de Deus (I Jo. 5:14), não podemos pensar que temos autorização de Deus para pedir qualquer coisa a nosso bel-prazer que não seremos respondidos (Tg. 4:3). Pense nisso para não ficar desapontado com Deus!!!

Se nós não vivermos em submissão a Deus, nos sujeitando a Ele e buscando da parte d'Ele coração de obediência e deixá-Lo cumprir sua vontade em nós e através de nós (Mc. 14:32-36), a nossa caminhada será muito dura. Jesus Cristo se submeteu ao Pai, e não há motivos para nós não nos submetermos também.
Deus tem os seus métodos para abençoar as pessoas e não podemos querer andar na contra-mão de sua vontade, se nós deixarmos o Espírito de Deus dirigir nossas vidas, com certeza faremos aquilo que é da sua vontade e andaremos segundo sua intenção para nós, aprenderemos a perdoar (Mt. 6:12) para que possamos ter bons relacionamentos com as pessoas, que também é algo indispensável para que nossas orações possam ser respondidas (I Ped. 3:7).

Há pessoas que não conseguem perdoar, e isto se torna em amargura dentro delas, e com o tempo acabam se afastando da presença de Deus por causa de seu egoísmo e falta de perdão, a amargura gerada dentro dessas pessoas é um veneno que não só trás prejuízo para elas próprias, mas também contamina muitos (Heb. 12:15).

E a respeito das posições de oração, qual seria a correta?

Com relação as posições de oração, vemos nas Sagradas Escrituras que elas são as mais variadas possíveis:
  • de joelhos (I Reis 8:54 / Lc. 22:41);
  • inclinado ou prostrado no chão (Gên. 24:26-52 / Êx. 4:31 / Mt. 26:39);
  • com as mãos levantadas (I Reis 8:22,38,54 / I Tm. 2:8);
  • em pé (II Cro. 20:9 / Lc. 18:11-13);

Orar é uma ordenança do Senhor e não podemos ser negligentes (Is. 55:6), por isso é melhor nos esforçarmos para que nossos corpos obedeçam ao Senhor e saiam de nossas camas para buscarmos aquele que pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos (Ef. 3:20). Buscar a Deus faz parte de nossa intimidade com Deus, e a oração não deve ser feita apenas quando estamos com problemas, se está tudo bem, oramos; se está tudo ruim, oramos. Independe da situação que estamos vivendo. Muitos esmorecem porque tem suas orações não respondidas por um período muito longo, porém Deus poderá responder com um sim ou com um não, ou então precisará que nós esperemos mais um pouco.

Na Bíblia encontramos inúmeros exemplos de orações respondidas, ou seja, temos tais exemplos para que creiamos que Deus responde, vejamos alguns exemplos: 
  1. Gên. 19:19-21_ Ló ora e pede para que lhe seja concedida a chance de ir para Zoar o que lhe é concedido;
  2. Gên. 32:24-30_ Jacó após lutar com um anjo próximo ao vau de Jaboque;
  3. I Sam. 1:27_ Ana teve seu pedido ouvido após orar por um filho;
  4. Dan. 9:20-23)_ Daniel;
  5. Luc. 23:42-43)_ Ladrão na cruz.
Esses são apenas alguns exemplos de orações respondidas, mas com certeza existem vários outros. E o que dizer das orações que Deus não aceita?
  1. Sl. 18:41_ A oração dos que odeiam e fazem mal ao povo de Deus;
  2. Prov. 1:24-31_ A oração dos homens perversos;
  3. Mc. 7:6_ A oração dos hipócritas;
  4. Ezeq. 20:3_ A oração dos anciãos de Israel que praticavam abominações.
Também não podemos deixar de fazer nossas orações no Nome correto, que é no Nome precioso de Jesus Cristo, somente no Nome d'Ele é que devemos fazer nossas súplicas a Deus (Jo. 16:23-24). E é por fazermos no Nome de Jesus Cristo é que teremos a convicção de que o nosso Pai Celestial irá providenciar o seu cuidado para nós os seus filhos, ainda que em alguns casos poderá não ser aquilo que nós pedimos, mas sim o que precisamos (II Cor. 12:7-9).

A oração poderá ser feita quando e onde for preciso , seja dentro da barriga de um grande peixe (Jn. 2:1); sobre os montes (Mt. 14:23); no terraço de casa (At. 10:9); dentro de nosso quarto (Mt. 6:6); na prisão (At. 16:25); na praia (At. 21:5); no templo (Lc. 18:10), etc...

O dever da oração foi algo ensinado pelo Senhor Jesus aos seus discípulos (Mt. 7-7:11), não só ensinou que deveriam orar, mas também como deveriam orar (Mt. 6:5-15 / Lc. 11:1-13). Temos vários exemplos e testemunhos de homens de Deus que profundamente movidos pelo Espírito Santo, oraram e transformaram suas gerações, foram instrumentos de Deus para salvar tribos, povos, cidades inteiras por causa de sua dedicação a oração.

John Wesley dizia que "a oração era o seu negócio principal"; Spurgeon por sua vez dizia "que a oração se tornou tão fundamental para ele quanto o ar que enchia os seus pulmões e o sangue que corria em suas veias"; John Welch, pregador escocês, era tão compromissado com a oração a Deus que achava que o dia estava perdido cado não passasse de sete a oito horas de oração por dia. Esses são apenas alguns poucos exemplos que poderíamos citar de homens que começaram seus ministérios sem saber o que fazer, mas quando aprenderam a orar, Deus lhes ensinou o que fazer.

Há o testemunho de um missionário que estava cavalgando na floresta para ir evangelizar alguns moradores da região onde estava, seus irmãos que ficaram, começaram a interceder pela sua segurança e êxito na viagem. Ele não sabia, mas estava sendo seguido por bandidos, quando eles se preparavam para atacá-lo e talvez até matá-lo, não puderam fazê-lo, porque lhes pareceu aos seus olhos que o missionário estava cercado por várias pessoas  em número maior do que o deles, então desistiram, e ele seguiu seu caminho em segurança. Tudo isso se deu porque homens e mulheres de Deus se dispuseram a orar por ele.

Muitas pessoas hoje estão longe do Evangelho simplesmente porque deixaram de orar, deixaram de ter intimidade com Deus, e com o tempo deixaram de amá-Lo. Quem não tem contato com uma pessoa, como poderá amar essa pessoa? Já ouvi relatos de pais que saíram do Brasil quando os filhos eram bem pequenos e perderam o contato pessoal com os filhos, e ao regressar para o país se depararam com filhos apáticos. Por quê? Simplesmente porque perderam o contato um com o outro.
Será que não estamos vivendo tempos de apatia com o nosso Pai Celestial, será que não estamos agindo como esses filhos que perderam o contato com seus pais e perderam também a intimidade?
O meu desejo é que Deus possa despertar você leitor, caso não seja um homem ou mulher de oração a se tornar uma pessoa que esteja disposto (a) a buscá-Lo com mais intensidade, basta se dispor nas mãos do Senhor Jesus, comece a orar pedindo que Ele te dê graça para orar, e você descobrirá o quanto Ele tem o interesse de estar ao teu lado nessa hora.

Graça e paz.

Em Cristo, Luiz Rafael.

Bibliografia:
Dicionário Bíblico Universal.
Dicionário da Bíblia de Almeida.
Pequena Enciclopédia Bíblica.
Novo Comentário da Bíblia.
www.soartigos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.