CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Batalha Espiritual

Efésios 6:10-18.


"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos..."

Antes de entrar neste assunto, o escritor aos efésios (ap. Paulo) estava admoestando cada classe de cristãos individualmente; às esposas (Ef.5:22), aos esposos (5:25),ele fala aos filhos (6:1), aos pais (6:4), aos servos (6:5), os senhores (6:9), exortando-os acerca de suas obrigações particulares dentro do corpo de acordo com suas situações, para somente então se voltar para toda a comunidade cristã de um modo geral. Ele deixa bem claro que existe um inimigo externo, cujos ataques podem ser esperados, sem contudo deixar de ensinar que há um forte armamento fornecido por Deus para que possamos nos defender e atacar contra as investidas do inimigo. Segundo o ap. Paulo, cada cristão individualmente tem que enfrentar essa luta: esposas, esposos, filhos, pais, escravos e senhores, todos estão travando uma luta em comum, com um inimigo potencial comum, o diabo e seus anjos caídos. E como todo bom soldado, cada um tem o seu papel importante nessa luta, que apesar de não ser sangrenta, poderá custar a vida daqueles que não estiverem arregimentados no exército do Senhor e vestidos da armadura de Deus.

Paulo começa usando um forte argumento com o verbo no presente, ou seja, "sede fortalecidos" (v.10), mostrando que o cristão deve usar o poder e autoridade que possui através de sua união com o Senhor Jesus Cristo, O qual se entregou por nós (Ef. 5:2 / Gál. 1:4), para nos livrar do tempo mau. Aparentemente, Paulo tinha em vista a armadura do exército romano, o qual tinha como divisão fundamental  a "legião romana" que em algumas épocas era composta por um número de 1.000 a 8.000 soldados, e em ocasiões posteriores composta de até 6.000 soldados. Podia ser composta também por servos, escravos e seguidores. Em outras épocas chegou a ser formada por 3.000 soldados, e em seu início teve pessoas de diferentes profissões e lugares. Com o surgimento do Império Romano no 1º século antes de Cristo ouve a necessidade de se criar um exército fixo e profissional que estivesse pronto para a batalha a qualquer hora do dia ou da noite. E da mesma forma eu e você precisamos estar preparados para essa batalha que travamos contra o nosso inimigo 24 horas por dia, revestidos das armas espirituais e providos delas para as lutas que travamos contra as hostes da maldade.

Ninguém poderá entrar nesta luta que travamos espiritualmente, fazendo uso de sabedoria ou força humana, pois desta maneira perderá a batalha instantaneamente. Qualquer que queira vencer a batalha no nível espiritual deverá "revestir-se de toda a armadura de Deus" (v.11). No original essa armadura se chama "panóplia", que tem em si mesma o sentido de uma armadura completa, contendo: cinto, couraça, calçados, escudo, capacete e espada; porém sem deixar dúvidas que deve ser de Deus. Por quê se faz necessária ser de Deus? Por que lutamos contra o diabo e seus anjos e suas astutas ciladas, e seus métodos são maus e de cunho espiritual, os quais só podemos vencer através da armadura apropriada e espiritual, dada por Deus.

Em certa ocasião, ouvi um senhor (o qual vamos chamar de José) dizendo que se enfrentasse o diabo cara a cara, ele (José) daria uma boa surra no adversário e lhe ensinaria uma boa lição. Coitado!!! mal sabia ele que isso poderia lhe custar a própria a vida caso fizesse com suas forças e desprovido da armadura de Deus. Paulo deixa bem claro que o conflito que enfrentamos é distinto de força e violência física, a vida cristã é cheia de conflitos espirituais, os inimigos de nossas almas não são terrenos, não são iguais a nós, mas são forças espirituais do mal que atuam nas regiões celestiais. Por isso precisamos conhecer e saber com quem temos de lidar nesta batalha, saber quem é o nosso inimigo, quais são suas artimanhas, armas, etc., pois isso é de fundamental importância para nós cristãos para que não venhamos olhar para ele como se ele fosse tão grande que ninguém pudesse derrotá-lo (Núm. 13:17-33), isso geraria em nós medo, como foi o caso dos espias quando foram espiar a terra de Canaã; também não podemos olhar para o nosso inimigo com desprezo, ignorando os seus desígnios (II Cor. 2:11), os planos e intenções que ele arma contra nós. Se acharmos que ele é grande demais, é ruim e ficamos com medo e vulneráveis; se o desprezamos, poderemos ser surpreendidos por ele, achando que é fácil demais.

O inimigo é o diabo (lúcifer), que um dia já foi um "querubim ungido" (não se vê em nenhum outro lugar da Bíblia esta expressão) que antes de sua queda já foi modelo e andava em retidão (Ez. 28:12-17), e arrastou um terço dos anjos do céu com ele após a sua queda. Tinha formosura e esplendor (V. 17) os quais perdeu ao ser precipitado, porém continua tendo poder para escravizar e quando tem oportunidade, matar pessoas (Ef. 2:2 / Jo 10:10). Ele tem ao seu dispor um reino, e tem sob sua autoridade principados e potestades das trevas (Ef. 6:12) que trabalham intensamente contra os filhos de Deus. Seu exército é organizado, pois ele tem "hostes espirituais da maldade" (v.12), tropas de demônios dispostos a entrar em uma luta espiritual para resistir tanto a igreja de Cristo quando esta entra em oração, como também cada crente individualmente. O objetivo desse exército da maldade é criar antíteses para os que creem e cegar cada homem para afastá-lo de Deus.

O caráter desse inimigo é mal, totalmente mal, ele não tem intensão alguma de ajudar ninguém, até mesmo os seus servos são enganados e maltratados por ele, sem que eles saibam, é claro. Ele é chamado de Belial em algumas passagens das Sagradas Escrituras (II Cor. 6:15-quer dizer indigno, perverso, mal-ele é cheio de maldade, sua essência é má), por isso não há nele luz ou bondade alguma, só usa de artimanhas e engano, sedução maligna. Em seu caráter perverso, ele só intenta cegar as pessoas para impedir que creiam no Deus verdadeiro (II Cor. 4:4), e aí é chamado de "deus deste século", aquele a quem as pessoas que não conhecem a Cristo prestam culto, ainda que de forma equivocada. Gostaria de chamar atenção para um detalhe, a palavra grega para demônios é "daemon", que traduz a palavra "divindade, deidade, espírito maligno", e é uma das formas de engano que o nosso inimigo usa para escravizar as pessoas através do poder do engano, fazendo com que sejam adorados como divindades, as quais eles não são.

O inimigo com o qual lutamos tem muitos nomes que também revelam o seu caráter:
  1. homicida, por que seu prazer é matar (Jo. 8:44);
  2. pai da mentira, por que só sabe enganar (Jo. 8:44);
  3. acusador, nos acusa diante de Deus (Ap. 12:10);
  4. adversário, nesta luta é ele quem se opõe a nós (I Pe. 5:8);
  5. antiga serpente, por que engana desde o início (Ap. 12:9);
  6. dragão, por que é ágil, sagaz e forte (Ap. 12:9);
  7. o enganador (II Cor. 11:3);
  8. sedutor de todo o mundo, usa a mentira para isso (Ap. 12:9);
  9. o tentador (Mar. 1:13).
Algumas de suas obras:
  1. poder para operar a mentira, a injustiça, impedindo a salvação do homem (II Tes. 2:9-10);
  2. sua intenção é impedir o avanço do Evangelho (Mar. 4:15 / Jo. 13:2);
  3. muda e usa as Escrituras para o mal (Mt. 4:6 / Luc. 4:9-11);
  4. semeia o joio no meio do trigo (Mt. 13:25);
  5. ladrão, assassino e mentiroso (Jo. 10:10).
Nesta luta ele faz uma guerra constante contra a alma do homem (I Pe. 2:11), é claro porém que não temos a intenção de "exaltar" o poder do inimigo, também temos total consciência de que aqueles que estão no Senhor Jesus tem condições de enfrentar esse inimigo quando estão debaixo da autoridade deste e fazem uso da armadura a qual ele nos disponibiliza. Muitos poucos são os que estão preparados para resistir aos assaltos do diabo, temos visto isso pessoalmente e também na mídia alguns bons exemplos do que estou falando. Recentemente (dia 20/10/2011) vimos o fim trágico de um homem que começou uma guerra por poder na Líbia, seu nome, Muammar Abu Minyar al-Gaddafi, ou como era conhecido, Muammar Kadafi; sua guerra foi uma luta onde não houve vencedores, pois como sabemos mortes e percas houveram de ambos os lados onde muitos grandes e pequenos tombaram atingidos por projéteis de guerra ou foram mortos assassinados; na luta que travamos em prol do Reino de Deus, travamos para libertar vidas e salvar vidas, nunca para tirá-las. O nosso Deus não tem prazer na morte de ninguém (Ez. 18:23), antes deseja que o homem abandone o seu mal caminho e viva (Ez. 33:11).

O diabo age sempre se baseando em pelo menos duas coisas básicas para arrebentar com qualquer indivíduo: 1º usa sempre de astúcia e 2º arma ciladas para derrubar os servos de Deus (v.11), ele arma sua rede e espera o quanto for preciso, e conhece nossas fraquezas. Vejamos um exemplo de uma cilada que ele tentou armar, fracassou é claro, mas armou. Em Mt. 4:1-11, Jesus Cristo é conduzido pelo Espírito Santo até o deserto para ser tentado, e durante quarenta dias o Senhor Jesus jejuou, e durante os quarenta dias ele ficou apenas espreitando o Senhor, esperando a oportunidade para lançar sua cilada, no fim dos quarenta dias quando Jesus já estava fraco ele então foi e lançou suas artimanhas, fazendo uso da Palavra de Deus para o mal (v.3), é claro que o desfecho dessa história todos nós já sabemos, Jesus não cedeu e venceu em tudo, e no Ev. de Lucas está escrito que o diabo depois de tentar Jesus e ter fracassado o "deixou até ocasião oportuna" (Luc. 4:13), ou seja, ele não vai desistir jamais, por isso estar equipado com a Verdade de Deus é fundamental para que a cada investida do diabo eu e você possamos vencer toda cilada e astúcia do inimigo.

Meu irmão, em uma luta desse porte, usar as armas certas é essencial para o nosso êxito, não podemos brincar com algo tão sério, e sem as armas de Deus não podemos resistir às forças do mal. Uma bazuca, uma granada ou uma simples pedra não farão sequer diferença contra as forças que enfrentamos, mas o Nome de Jesus, a Palavra da Verdade, e tudo aquilo que Deus nos deu, fará grande diferença. O ap. Paulo encoraja cada irmão a tomar a armadura de Deus, sendo esta, como já dissemos completa, para que nossa resistência seja efetiva:
  • Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça. (Efésios 6:14)
Cingir os lombos com a verdade...o cinto era uma peça fundamental para a sustentação de toda a armadura, e também era sobre ele que vinha a bainha para a espada, nós sabemos que a Verdade em questão é a Palavra de Deus, foi ela que o Senhor Jesus usou quando foi tentado (fazendo uso do está escrito) e é ela que devemos usar para destruir os sofismas do inimigo (Jo. 17:17), lembre-se, seja qual for a situação de guerra espiritual que você estiver enfrentando, nunca recorra a outra fonte senão a Palavra de Deus, este cinto da Verdade impede que toda a armadura se desfaça.

Vestir a couraça da justiça...as couraças da antiguidade eram feitas de de malha escamada e cobria o corpo pela frente e pelas costas, e protegia a parte superior do corpo do soldado, semelhante aos coletes a prova de balas de hoje. Somos protegidos pela justiça de Deus que foi feita em Cristo Jesus e realizada na cruz do Calvário quando Jesus foi entregue por nós, nessa justiça devemos nos firmar, nunca na nossa própria, a nossa é chamada de "trapo de imundícia" (Is. 64:6). A justiça de Deus é chamada de couraça por que nos protege no dia da aflição (Is. 59:17), Jesus foi feito por Deus justiça (I Cor. 1:30). Quando Jesus foi crucificado, lhe tiraram as vestes (Jo. 19:23), ficando Ele nú, porém Ele mesmo é a verdadeira roupa da qual precisamos nos revestir (Rom. 13:14). O sangue de Cristo é como couraça para todo aquele que crê e nos lava de nossos pecados (Ap. 1:5).
  • E calçados os pés na preparação do evangelho da paz. (Efésios 6:15)
Calçar os pés com a preparação do evangelho da Paz...é a prontidão do Evangelho, é estar equipado com as ferramentas certas de uma embarcação para ser direcionada ao rumo certo, é estar calçado para não se ferir em terrenos perigosos, segundo o profeta Isaías quem anuncia as Boas Novas tem os seus pés formosos sobre os montes (Is. 52:7), imagine ter os pés formosos sobre os montes, lugar cheio de pedregulhos, cheio de altos e baixos e perigos, somente tem essa formosura os que se calçam com o Evangelho da paz, por que só levam boas notícias de salvação.
  • Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. (Efésios 6:16)
O escudo da fé...nas guerras contra a carne, havia a presença de pelo menos dois tipos de escudos: os zinnah, que era um tipo de escudo que encobria todo o corpo da pessoa e que em nossa Bíblia é chamado de pavês e os magen que eram escudos pequenos que os soldados usavam para os combates corpo a corpo, muitas vezes devia ser ungido com óleo para minimizar os golpes desferidos pelo opositor, e isso fala do Espírito Santo em nossas vidas. Nas Sagradas Escrituras encontramos várias referências que nos afirmam que o Senhor é o nosso pavê e escudo, Ele é a nossa proteção em todas as situações e embates (Sal. 5:12 / Sal. 33:3 / Sal. 89:18 / Sal. 84:11 / Sal. 59:11). Aquele que faz do Senhor o seu escudo estará protegido contra todos os dardos inflamados do maligno, que é uma referência às flechas as quais os soldados colocavam fogo em suas pontas para caso não acertasse em algum inimigo incendiasse suas defesas.
  • Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.(Efésios6:17)
O capacete da salvação...é a esperança que todo crente tem no Senhor (I Tes. 5:8 / Is. 59:17), a própria Palavra é como um adorno para nossa cabeça, a qual nos protege das astuciosas mentiras do maligno (Mt. 4:4).
A espada do Espírito...todas as outras armas das quais já falamos são armas de defesa, a espada porém é tanto uma arma de defesa como de ataque, quando o inimigo desfere qualquer golpe contra nós, além do escudo da fé, também nos defendemos com a espada, foi assim que Jesus fez em seu ministério terreno, sempre se defendeu usando a Palavra. A espada ficava dentro de uma bainha presa ao cinto e sempre foi o instrumento de guerra mais usual nos tempos antigos, quem manejava bem a sua espada podia realizar grandes feitos, foi o caso de um dos valentes de Davi chamado Eleazar que brandiu a sua espada contra os filisteus até que sua mão lhe ficasse pegada à espada (II Sam. 23:9-10). Não há arma mais eficaz contra toda e qualquer investida do inimigo do que a Palavra de Deus, é através dela que podemos conhecer tudo que Deus nos prometeu e saber que temos segurança verdadeira em Deus. Vejamos o que a Palavra de Deus é ou pode fazer por nós quando cremos:
  • Pela Palavra de Deus somos limpos (Jo. 15:3);
  • A Palavra é como uma semente de Deus dentro de nós (Mc. 4:3 / Lc. 8:11);
  • A Palavra de Deus permanece para sempre (I Pe. 1:25);
  • A Palavra santifica e purifica (Ef. 5:26);
  • Pela nossa permanência na Palavra, nos tornamos discípulos de Cristo (Jo. 8:31);
  • A Palavra é a verdade (Jo. 17:17);
  • A Palavra de Deus é boa (Heb. 6:5);
  • A Palavra de Deus é viva e eficaz (Heb. 4:12).

É claro que esses são só exemplos, não traduz tudo o que a Palavra de Deus pode ser para nós. Ela é uma espada tão cortante que os demônios sabem que todo crente que a conhece bem e faz uso dela, é como um soldado bem preparado e que está apto não só para atacá-lo como também para se defender dos contra-ataques. O nosso inimigo nos ataca em vários níveis, ele nos ataca de forma (1)individual tentando nos fazer cair em suas ciladas (v.11), adultérios, roubos, fornicações; ele nos ataca de forma (2)coletiva tentando atingir nossos familiares, nossa igreja, nosso casamento; ele ataca o (3)local onde moramos, nossa rua, nosso trabalho; ele ataca uma (4)nação tentando agir por meio de injustiças, genocídios, intolerância religiosa matando servos de Deus; ele também ataca nas (5)regiões celestiais, tentando impedir todos em todos os lugares de receber a resposta de Deus.

Em uma guerra terrena, todo exército disputa interesses de pelo menos dois grupos distintos e organizados, e fazem uso de armas para derrotar o adversário: na nossa luta temos também dois interesses, o Deus que é salvar o maior número de pessoas das mãos de diabo (I Tim. 2:4); e o interesse do diabo, que é matar, enganar e destruir o maior número de pessoas possível (Jo. 10:10 / Jo. 8:44). Cada um faz uso de meios e recursos de que dispõe, Deus usa as armas da Verdade e da Justiça (II Cor. 6:7), armas espirituais  para destruir as fortalezas, conselhos e altivez do inimigo para libertar vidas (II Cor. 10:4-6); o inimigo por sua vez, usa suas armas que são o engano, a mentira (II Tess. 2:9 / Mc. 13:22 / Mt. 24:24 / Ap. 13:10-14).

Todo exército que sai para a guerra precisa saber como atacar o inimigo, como se proteger dos contra-ataques para não ser surpreendido e tem que ter suas reservas como munição, comida, água, meios para fazer os seus veículos irem e virem. Lembremos de um episódio bíblico conhecido de muitos que foi o desafio de Golias: I Samuel 17:1-53, conta a história do embate entre o jovem Davi e o experiente guerreiro filisteu chamado Golias, todos os dois exércitos estavam reunidos tendo apenas um vale entre os dois. Use a Palavra de Deus, seja homem ou mulher de oração e você terá condições de permanecer de pé, jejue e nunca se esqueça, sem a Palavra de Deus nós jamais teremos sustento ou vitória, ela é como uma direção para nós (Sal. 119:105). Leia a Bíblia!!! É disso que o diabo tem medo e é isso que ele não quer que façamos.

Os dois exércitos estava ordenados em ordem de batalha, sabiam como atacar, mas nenhum estava preocupado com a retaguarda, pois naquela época o embate era frente a frente, corpo a corpo, esse problema foi decisivo na batalha pois depois de ter o seu campeão morto por uma "pedrinha", os filisteus tiveram que correr de volta para suas cidades fortificadas, e muitos morreram pelo caminho por que não haviam homens na retaguarda, confiaram em um gigante que era pequeno aos olhos de Deus. Assim somos nós, nunca devemos deixar nossa retaguarda desprotegida, temos que ter o Senhor como nossa proteção pela frente e por detrás (Sal. 139:5).

Davi havia ido para o campo de batalha apenas para levar suprimentos e ver como estavam os seus três irmãos que tinham ido para a guerra (I Sam. 17:17-18), que precisavam também de comida para estarem fortes para a batalha, a história que se segue já sabemos, com cinco pedrinhas, uma funda e seu cajado de pastor Davi venceu a gigante filisteu. Sem suprimentos o exército até pode ter armas, mas não tem forças para usá-las, então preste atenção meu irmão, o nosso suprimento é o Pão da Vida que desceu do céu que é Jesus(Jo. 6:35,48,51), Ele é a Palavra Viva de Deus (Jo. 1:1-4); Ele é a Água viva que todo soldado de Cristo precisa para ter forças na batalha (Jo. 7:38 / Jo. 4:10 / Ap. 21:6) e se hidratar espiritualmente.

Precisamos também de combustível para nossos carros de guerra, e esse combustível é o óleo do Espírito Santo (Is. 61:1 / Êx. 25:6 / Mt. 25:4 / At. 9:17) sem o qual não poderemos travar batalhas espirituais.

Se quisermos prosperar temos que ter a Palavra (Sal. 1:1-3), temos que orar (Mt. 26:41) e jejuar. Se nós orarmos estaremos protegidos, protegeremos os outros e derrubaremos os nossos inimigos. Veja bem, depois de termos aprendido que precisamos da armadura, saber atacar o inimigo, estar preparados para os contra-ataques, ter de nos alimentar na guerra, também precisamos saber onde nos reunir para aprender as estratégias de guerra, para sermos instruídos por um general, alguém que saiba como guerrear. O lugar para aprender é na igreja, pois é lá que recebemos as instruções para a luta, não deixar de congregar faz parte de nossa luta (Heb. 10:25 / At. 5:20 / Lc. 21:38), e infelizmente o diabo tem conseguido levar vantagem na vida de muitos que se dizem crentes e que preferem levar suas vidas de forma errada, longe de suas congregações.

O Senhor é o nosso General, é Ele chamado de homem de guerra em Êxodo 15:3, Ele sabe instruir o seu povo com amor e verdade, quando Ele sai na frente de uma batalha a vitória é certa (Prov. 21:31).

O inimigo pode ser escravizador de muita coisa, mas tem um lugar que quando ele olha, ele fica triste por que não consegue prevalecer contra este lugar por que o Senhor Jesus disse que nem as portas do inferno prevaleceriam contra este lugar, é a igreja de Jesus Cristo (Mt. 16:18), da qual devemos fazer parte, é o seu corpo espiritual que será levado para o céu. Também diante do nosso Deus, o inimigo de nossas almas (diabo) é nada, Deus é tão poderoso que nos últimos dias irá enviar apenas um anjo para prender o diabo em cadeias por mil anos e lançá-lo no abismo (Ap. 20:1-3). Ele não terá nem mesmo o trabalho de deixar o seu trono lá no céu, Ele é incomparavelmente maior do que o inimigo (Sal. 11:4 / 115:3).

Ele domina e governa todas as coisas sem perder o controle de nada como está escrito:"O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo" (Sal. 103:19). Ele domina sobre a nossa vida QUANDO a Ele nos entregamos, sobre nossos filhos, sobre as circunstâncias, tem controle sobre as lutas que travamos, Ele domina sobre tudo. Lembre-se, para conhecer quem é o nosso Deus, é necessário ler a Palavra. Se você serve a Deus tem anjos agora ao seu lado para te guardar na batalha (Sal. 34:7), é promessa, promessa, não se esqueça. Isso me faz lembrar de um episódio que aconteceu comigo quando voltava com alguns irmãos de uma serra em nossa cidade após um tempo de oração juntos, todos descíamos muito rápido e descontraídos, repente eu não consegui fazer a curva que havia no local e cai em um local que tinha uns 50 metros de altura (mais ou menos), eu caí de frente e só Deus pode explicar, eu me virei e parei em cima de uma raiz que saía para fora como um semi-círculo para eu pisar e outro para me segurar, exatamente da minha altura, naquele lugar. Todos vieram correndo gritando e pensando que me encontrariam lá em baixo, mas o Senhor me guardou e hoje posso contar isso pra você, foi tudo muito rápido.


  • Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. (Efésios 6:18)
A Palavra de Deus em conjunto com a oração nos leva mais próximos dos propósitos de Deus, a oração deve ser feita tanto para nos fortalecer como para trazer libertação para outras pessoas, deve ser feita em todo o tempo, ou seja, em cada ocasião; a respeito de tudo precisamos de orientação de Deus. A nossa oração consiste em oração pessoal e de intercessão pelos nossos irmãos, familiares, amigos, pela igreja, pelos nossos líderes, etc...

Depois de vencer tudo, não devemos pensar que será tudo bonança, o inimigo vai dar um tempo para se reorganizar para tentar nos surpreender em outra ocasião, por isso devemos ficar vigilantes para que não venhamos cair em suas garras. Mas uma coisa digo, temos o poder e a autoridade para pisarmos "serpentes e escorpiões" e sobre todo o poder do maligno e nada absolutamente nos causará dano (Lc. 10:19) se formos verdadeiros discípulos de Cristo. Toda e qualquer obra do diabo poderá ser desfeita no Nome de Jesus Cristo, pois foi para isto que Ele se manifestou (I Jo. 3:8). Fique firme e a vitória virá!

Bibliografia:
www.bibliaonline.com.br
O Novo Comentário da Bíblia
Pequena Enciclopédia Bíblica, Orlando Boyer
Dicionário Bíblico Universal, Orlando Boyer

Um comentário:

  1. Ensino me avivou grandemente, estava a esfriar espiritualmente e nem havia me dado conta da gravidade. devo retornar de onde parei .. do inicio .. Obrigada, que Deus retribua a todos responsaveis desse site d eigual modo. Paz

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.