CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A Besta que Surgiu do Mar (Ap. 13:1-2;13:3; 13:4; 13:5-6)

Artigo publicado no livro: Apocalipse, as coisas que brevemente devem acontecer.

¹O capítulo 13 é ... parte do intervalo entre as sete trombetas e os sete selos. Nele, começam a ser narrados os conflitos com os prepostos de Satanás: o Anticristo e o Falso Profeta.

"E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio."

Alguns manuscritos antigos trazem "eu me coloquei", dando a entender que João se encontrava sobre a areia do mar. Tal expressão indicaria uma mudança em sua localização, conectando a frase com 13:1, e fazendo desta sentença uma parte do versículo em tela, como é visto na maioria das versões. Todavia, outros manuscritos, também antigos, assim vertem o texto: "Ele se colocou" referindo-se à serpente que se posta sobre a areia do mar, antecipando-se ao que está prestes a acontecer. Talvez numa referência à guerra que fará ao resto da semente da mulher. Consequentemente, a maioria dos Novos Testamentos gregos consideram a sentença como parte do último versículo do capítulo 12.

Enquanto está, ou à beira do mar, ou ainda no céu, João tem uma visão, na qual vê uma "besta", ou animal selvagem, que se levanta do mar. O fato de ter se levantado implica que a fonte de seu poder e reinado acha-se em baixo, não nos céus. O "mar" simboliza os povos, ou nações do mundo (compare Ap 17:15). A besta representa o Anticristo e seu governo, o mesmo governo que é mostrado pelo pequeno chifre de Daniel 7:8, 24,25, e que, aqui, aparece como o último dos governadores humanos. Esta besta, como o grande dragão vermelho de 12:3, tinha sete cabeças e dez chifres. Contudo, em vez das cabeças serem coroadas, os chifres é que o são. E sobre a sua cabeça estava escrito um nome de blasfêmia.

O nome de blasfêmia não é revelado, mas com certeza implica num título de divindade a ser concedido à besta. Esta fará questão de que o povo pense serem divinos sua natureza e planos. Apesar de João não usar o nome "Anticristo", o grego anti primariamente significa "em vez de". Ele buscará ser o substituto satânico daqu'Ele que foi por Deus ungido. Noutras palavras: o Anticristo não admitirá ser ele o Anticristo. Clamará ser o Cristo real, o fidedigno cumprimento das profecias que apontam para o rei que está vindo para implantar o seu reino. Entre outras coisas, há de proclamar: "Eu sou o cumprimento de uma longa lista de ungidos, incluindo Buda, Maomé e os fundadores de todas as outras religiões".

A descrição que João faz da besta é estranha e terrível. Ela aparenta ter o corpo de leopardo; a boca com que fala é como a de leão; seus pés lembram as patas do urso. Evoca-nos ela as quatro bestas do sonho de Daniel (Dn 7), exceto quanto à ordem que é invertida. A besta parece representar não somente o reinado do Anticristo, mas o próprio Anticristo. Representa uma pessoa real e terrível, cheia de crueldade e poder destrutivo; em nada difere de um animal selvagem. Seu propósito é aglutinar todo o poder religioso, econômico e político sobre todo o mundo durante o período da Grande Tribulação (Dn 7:4-6; 8:25; 9:27; Ap 17:13).

O dragão, isto é, Satanás está preparado para a chegada da besta. Ele lhe dará poder, autoridade e domínio. Desta forma, a besta torna-se o representante de Satanás na terra, fazendo seu trabalho e proporcionando uma nova capa ao domínio do adversário sobre a terra.

Uma Aparente Morte e Ressurreição (Ap. 13:3)

"E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta."

Parece que Deus permitirá a Satanás fazer um simulacro da ressurreição de Cristo. Uma das cabeças da besta será mortalmente ferida, ou pelo menos dará a entender ter isto ocorrido. As pessoas, então, serão levadas a pensar ter a besta de fato morrido. Mas sua ferida mortal é curada. Assim, o mundo todo se há de maravilhar, espantar-se e encher-se de admiração, começando a seguir cegamente besta. Eles a adorarão e a venerarão.

Alguns escritores tentam aplicar este quadro a Nero que, segundo ensinam, embora tenha cometido suicídio, voltará a viver. Contudo, não há evidência de que o apóstolo João, ou algum dos cristãos primitivos, haja crido que Nero há de ressuscitar. O imperador romano foi para o lugar do qual não há retorno (Lc 16:26 diz isto). Outros tem tentado identificar a besta com o papa, ou com o sistema papal. Mas esta visão refere-se aos fins dos tempos, onde o Anticristo está por se levantar, quando a Igreja já não estiver mais aqui. A Segunda Epístola de Paulo aos Tessalonicenses mostra que a revelação do Anticristo dar-se-á logo no início do período da Grande Tribulação (II Ts 2:3-12).

Deus revelou ao apóstolo Paulo que a vinda do Anticristo seria "segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios da mentira" (II Ts 2:4).

Embora seja poderoso, Satanás não tem o poder de dar a vida. Somente Deus pode fazê-lo. Mas como Satanás é mentiroso, sendo a origem e o promotor de todas as mentiras (Jo 8:44), tudo o que faz é saturado de enganos e embustes. Seus propósitos são falsos. Seus métodos são errados. Mas ele usará destes milagres, maravilhas e prodígios aparentes e falsos para atrair a atenção de todos. Consequentemente, os que não lhe conhecem as artimanhas, estarão sentenciados a pensar que a sua vinda ("paurosia") seja, realmente, algo sobrenatural.

Na Segunda Epístola aos Tessalonicenses, Paulo deixa claro que, os envolvidos pelos milagres enganosos de Satanás, são justamente os que se deixam levar por todos os tipos de perversões e mentiras (II Ts 2:14). Sim, especialmente os enganos e seduções que geram pecado, (Hb 3:13), incluindo a procura por riquezas (Mt 13:22), prazeres carnais e todo tipo de desejos mundanos (Ef 4:22). Como resultado, os falsos milagres de Satanás terão grande efeito sobre os que já estão perdidos, desviados, longe do caminho e se dirigem à destruição (Mt 7:13).

Satanás vem induzindo muitos a crer que a homossexualidade, o sexo pré-conjugal, o aborto, o adultério e muitos outros pecados são normais e até convenientes como modelo de vida. A Bíblia adverte que, os que praticam tais coisas, não herdarão o Reino de Deus (G1 5:19-21). Os que dão ouvidos às mentiras de Satanás, hoje, tornar-se-ão presas fáceis dos enganosos milagres no final dos tempos, que terão como única finalidade fazer com que o mundo creia que o Anticristo seja, de fato, o Cristo que adoramos. Os tais ficarão maravilhados e o aclamarão como digno de adoração.


A Adoração a Satanás (Ap 13:4)

"E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela?"

A adoração a Satanás será feita através da besta. Mas os seus adoradores não desconfiarão que o poder e a autoridade da besta vêm do dragão. De uma forma ou de outra, estarão completamente envolvidos com o poder das trevas. Ainda que suas palavras de adoração não mencionem Satanás, fazem alusão à besta: "Quem é como a besta?" Tal expressão é similar ao côro de Israel e dos profetas do Antigo Testamento, que exclamaram: "Quem é como o Senhor?" (Êx 15:11; Mq 7:18). Ou seja: o povo não estará simplesmente adorando a besta, mas fazendo dela o seu deus supremo. Mostrarão, assim, serem filhos espirituais de Satanás (Jo 8:44; I Jo 3:10).

Ao exclamarem: "Quem é capaz de guerrear contra a besta?" ou "Quem é capaz de batalhar contra ela e vencê-la?" mostra que os tais adoradores creem ser a besta não somente invencível mas maior do que qualquer outro deus. Mas, em contraste com Israel e os profetas que reconheciam a santidade e a misericórdia do Senhor, enquanto o adoravam, o mundo reconhece somente o poder material e a força bruta do Anticristo. É provável também que as pessoas sejam cativadas por sua personalidade e aparente sabedoria e habilidade.

Um Ditador Mundial Blasfemo (Ap 13:5,6)

"E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias, e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu."

Dar a alguém "uma boca" significa conceder-lhe desenvoltura e eloquência. A besta usa esta eloquência a fim de proferir palavras de blasfêmia contra Deus. O poder e a autoridade que lhe foram entregues, porém, têm um limite: quarenta e dois meses. Este tempo compreenderá os últimos três anos e meio da tribulação. O Anticristo possuirá muito poder no início da septuagésima semana, fará uma aliança com Israel, e terá o controle sobre dez nações (Dn 7:24; 9:27). Mas no meio dos sete anos, quebrará o concerto, exigirá adoração e assumirá o controle sobre todas as nações do mundo. Reinará, então, por três anos e meio até que Jesus volte novamente como uma chama ardente e em triunfo como no-lo descrevem II Tessalonisenses 1 e Apocalipse 19.

Em Daniel 7:8,20,25, há a descrição de um pequeno chifre que, eventualmente, se levantará das quatro bestas que representam o Anticristo. Ele tem "olhos como olhos de homens, e uma boca que fala grandes coisas". É explicado a Daniel que este pequeno chifre fala grandes coisas contra o Altíssimo, e fará guerra contra os seus santos.

A besta é dada uma boca para dizer grandes coisas. A eloquência não é sua; provém do dragão (o próprio Satanás), que se acha atrás de todo este processo. As blasfêmias que a besta profere são dirigidas "contra Deus... seu nome, e seu tabernáculo" e contra os que habitam nos céus.

As blasfêmias da besta não se constituem necessariamente de maldições ou linguagem vulgar. O que ela faz é difamar Deus, negando-lhe a glória, a autoridade, o poder e o governo. Como os agentes de Satanás nas igrejas liberais e universidades, a besta indubitavelmente também negará as verdades da palavra de Deus, e rejeitará sua inspiração, infalibilidade e autoridade.

Blasfemar o nome de Deus significa que falará contra a natureza e o caráter de Deus. Negará a santidade do Altíssimo, sua justiça, fidelidade, amor, misericórdia e graça.

Blasfemar contra o tabernáculo celestial significa negar que Deus esteja manifestando sua glória no Santo dos Santos celestial. Significa também negar que o sangue de Cristo tenha sido apresentado diante de Deus uma única vez por todas, como sacrifício completo por nossos pecados, sendo algo necessário para garantir-nos o perdão de nossos pecados e a salvação de nossas almas.

Blasfemar "dos que habitam nos céus" significa que a besta difamará os santos de todos os tempos bem como dos mártires que tiverem sido mortos por terem se recusado a receber-lhe a marca e prestar-lhe adoração. Ela zomba dos que têm fé em Deus, e de sua dedicação ao serviço de Cristo. Menospreza-lhe as boas obras, considerando-as irrelevantes.

Esta blasfêmia é o clímax das blasfêmias inspiradas pelo espírito do Anticristo que já opera no mundo. A primeira e a segunda epístolas de João não negam a existência de um futuro anticristo. Mas reconhecem existirem muitos anticristos no mundo, todos eles ensinando que Jesus não se manifestou em carne. São contra estes anticristos que os cristãos têm de estar atentos. Entre os tais, acham-se todos os heréticos e liberais, pois deliberadamente negam o que a Bíblia revela sobre Cristo.

Continua...

Fonte: HORTON, Stanley M. Apocalipse: As coisas que Brevemente Devem Acontecer: 7ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
¹Ipsis Litteris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.