CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

terça-feira, 23 de julho de 2013

Porque Mateus 29:7 cita versículos do profeta Zacarias como se fossem de Jeremias?

Será que o evangelista teria errado em sua citação, houve uma falha do copista ou teria sido intencional?

"Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram,
E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor me determinou."
(Mateus 27:9-10)
Foto: Centro Cultural Jerusalem
Quando Mateus apresenta a profecia relativa à morte de Judas, ele cita Jeremias 32:6-9.

Entretanto, ele cita também Zacarias 11:12-13, mas ele afirma que estas citações são do profeta Jeremias. Então a passagem de Zacarias na verdade pertence a Jeremias?

Segundo uma boa parte dos comentaristas, entre eles, F. Davidson, em seu livro "O Novo Comentário da Bíblia" afirma que há uma referência a Zacarias 11:12-13, mas as palavras não concordam pormenorizadamente nem com o hebraico tão pouco com os LXX. Aqui, segundo Davison, o mais importante seria o acréscimo da palavra "campo", sobre a qual depende o cumprimento da profecia citada pelo evangelista. Tanto essa palavra, como as ideias relacionadas a ela, são oriundas de Jeremias 32:6-9, onde ocorre a transação de um campo por algumas moedas de prata.

Segundo ainda Davidson, a relação entre a profecia e seu cumprimento ao qual o evangelista chama atenção, depende de dois trechos do A.T. É compreensível, então, que dos dois profetas, Mateus escolhesse Jeremias, sendo ele o maior e mais antigo dos dois profetas citados e que também fornece a palavra essencial da citação.

Não é de todo certo dizer que Mateus citou exclusivamente Zacarias 11 ou Jeremias 32. Há outras passagens em Jeremias que se referem ao campo do oleiro (Jr 18:2; 19:2,11); além disso o que Mateus escreveu não corresponde exatamente a nenhuma dessas passagens. Mateus combinou vários elementos dessas profecias para dizer o que pretendia.

Outro comentarista cristão e judeu messiânico, David Stern, nos dá também um pouco mais de luz sobre o assunto em seu *"CJNT", onde diz que "embora haja uma leve alusão a Jeremias 32:6-9, a referência é a Zacarias 11:12-13 citado livremente ou de memória." Segundo o Talmud: o rolo dos Profetas pode ter originalmente começado com Jeremias (que seria o livro mais longo pela contagem de palavras), e não com Isaías: Se sua afirmação estiver correta, Mateus estaria de referindo, ao mencionar Jeremias, aos Profetas como um grupo, sem mencionar Zacarias em particular.

Por último, temos mais um comentarista importante a citar, o Dr. (Ph.D., Duke University) Craig S. Keener, professor de Novo Testamento no Seminário Teológico de Asbury em sua obra "Comentário Bíblico Atos do N.T." p. 129, que era costumeiro dos especialistas judaicos citar alguns textos aludindo a outros ao mesmo tempo. Aqui, Mateus cita Zacarias 11:12-13, mas, ao atribuí-lo a Jeremias, também lembra um texto semelhante que gostaria que seus leitores mais hábeis compreendessem (Jer. 32:6-10). Para o Dr. Keener, seria improvável que Mateus, conhecendo tão bem o texto, atribuísse casualmente ao autor errado.

Alguns comentaristas, que não cabe aqui citarmos, tentam justificar a aparente contradição como se fosse um erro do copista, porém, aqui não parece ser esse o casso. Como Jeremias é o livro profético mais proeminente, Mateus o menciona como fonte da mensagem profética que está transmitindo. Ele tinha feito o mesmo anteriormente (Mt 5:2), citando outras duas passagens (Miqueias 5:2 e II Sm 5:2). Era uma prática comum daqueles dias citar o profeta mais popular.

Referências:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
KEENER, Craig S. Comentário Bíblico Atos. Novo Testamento: 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004.
*STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.