"Pele de animais" |
1. Qual o material de escrita do Antigo e Novo Testamentos?
Foram escritos com material diferente do que conhecemos hoje. Antigo Testamento: Peles e provavelmente em argila. Estilete e cinzel (Jó 19:24; Jr 17:1). Novo Testamento: Papiro, vellum (pele fina de antílope ou bezerro), etc.
2. Quais as referências bíblicas para textos clássicos como:
Os Dez Mandamentos, A Instituição da Páscoa, A Passagem pelo Mar Vermelho, O Sermão da Montanha, A Oração do Pai Nosso, A Instituição da Ceia, A Ressurreição de Jesus, O Amor é o Dom Supremo, Os Dons Espirituais, A Descida do Espírito Santo (Pentecostes), O Ide de Jesus, Instruções quanto a Celebração da Ceia do Senhor, O Arrebatamento da Igreja, etc?
Êx 20; Êx 12; Êx 14; Mt 5,6,7; Mt 6; Mt 26; Mt 28; I Co 13; I Co 12,13,14; At 2; Mt 28:18-20; I Co 11; I Ts 4:13-18.
3. Em quais Livros a Igreja fundamenta as suas doutrinas?
Devem ser fundamentadas principalmente nos Evangelhos e Epístolas. Os outros Livros (históricos, proféticos, etc) podem trazer fundamentos doutrinários, mas devem estar em harmonia com os Evangelhos e Epístolas.
4. Quais os nomes técnicos da Bíblia?
Técnicos: A Palavra (Tg 1:21-23), A Escritura (Jo 2:22), As Escrituras (Mt 22:29), A Palavra de Deus (Mc 7:13), A Lei (I Co 14:21 ), A Lei do Senhor (Is 34:16), As Escrituras (Jo 5:39), As Sagradas Letras (II Tm 3:15). Os Oráculos de Deus (Rm 3:2) etc.
"Luz ou candeia" |
Figurativos: Luz (SI 119:105), Espelho (Tg 1:23). Martelo (Jr 23;29), Espada (Ef 6:17). etc.
6. O Antigo Testamento é a Palavra de Deus ou não tem mais validade para nós que estamos vivendo na Graça?
É a Palavra de Deus assim como o Novo Testamento. O Antigo Testamento completa o Novo e o Novo completa o Antigo e um explica o outro. Aleluia! É maravilhoso quando entendemos isso!!!
7. O que você sabe a respeito da versão antiga do Antigo Testamento conhecida como Septuaginta?
"Exemplar da vulgata Latina" |
Tradução famosa produzida por Jerônimo entre 383 a 405 d.C. A princípio baseou-se na Septuaginta, depois passou a usar o texto original hebraico. Composta do A.T. e do N.T. Fato curioso é que ele não traduziu os livros apócrifos, por não constarem dos textos de origem da versão. Porém, petições de amigos o levaram a traduzir Judite, Tobias, acréscimos a Ester e acréscimos a Daniel. O que levou Jerônimo a fazer esta tradução foi o fato das diversidades e imperfeições das duas versões latinas já existentes.
“HEXAPLA” (Orígenes, 185-254) e “ANTIGA LATINA”. Esta versão de Jerônimo serviu de base para as demais por um espaço de mil anos. Foi declarada "edição oficial" da Igreja Católica Romana no Concilio de Trento (1546).
Não. Em texto algum encontraremos esta preocupação, ela apenas atesta a existência de Deus.
10. O Antigo Testamento é a Palavra de Deus ou não tem mais validade para nós que estamos vivendo na graça?
É a Palavra de Deus. Este apresenta as profecias e toda a preparação para o Novo Testamento. Um completa e explica o outro.
11. O que significa a expressão veterotestamentário?
Aquilo que é relacionado com o Velho Testamento ou Antigo Testamento.
Aquilo que é relacionado com o Novo Testamento.
13. Qual a origem da língua hebraica?
"Língua Hebraica" |
Segundo se pensa, deriva de HEBER, um descendente de Sem e ancestral de Abraão (Gn 10:21,22,25 e 11:15-26). Alguns afirmam que Abraão já teria chegado em Canaã com esta língua e outros dizem que ele aprendeu lá. Este nome se deriva do povo que dela se ocupa: Os hebreus. Os textos de II Rs 18:26 e Ne 13:24 dão a entender que esta já era a língua oficial dos judeus (judaico).
Todos os Livros do Novo Testamento foram escritos na língua grega, também chamada de “KOINE", que significa popular, comum, etc. Existiam dois tipos de grego:
O Ático ou clássico: Era falado principalmente na capital e usado pelos grandes filósofos da terra ou eruditos em geral.
Koinê: Alexandre, o Grande, anexou muitos povos ao seu Império pela sede de conquista. Essas civilizações eram obrigadas a aprender o grego por imposição. Genealogicamente, essa língua é falada pelos descendentes de Jafé, terceiro filho de Noé (Gn 10:1,2).
15. Qual a origem da língua aramaica?
“Aramaica” deriva de Arã, um dos cinco filhos de Sem (Gn 10:22). Esta palavra é também traduzida por “Síria”, levando-nos a conclusão de que o aramaico era a língua primitiva da Síria. Deduzimos de II Rs 18:26, que a Assíria também falava este idioma. Podemos concluir também, através da luz que nos dá Gn 31:47, que a língua falada na Mesopotâmia era o aramaico ou siríaco, e isso no tempo de Labão. Notem que esse era o país de Abraão (Gn 24:4; 28:2,5). A Babilônia falava o aramaico, a prova é que partes dos Livros de Daniel e Esdras (Dn 2:4 a 7:28 e Ed 4:8 a 6:18; 7:12-26) estão nesse idioma e vale informar que Daniel e Esdras viveram na Babilônia. O aramaico foi adotado obrigatoriamente pelos judeus por causa do Cativeiro Babilônico que durou setenta anos.
Foi João Crisóstomo (345-407), que pela primeira vez usou este nome no IV século. Era um grande pregador nascido na Antioquia. profundo conhecedor da Bíblia e inigualável orador. Foi chamado até de “O Boca de Ouro”, e é considerado um dos pais da Igreja.
"A Bíblia" |
A Bíblia. João Gutemberg, natural de Mainz, Alemanha, foi o “Pai da Imprensa'’. Era um servo de Deus e tanto se empenhou na difusão da Palavra de Deus, que o primeiro Livro a ser impresso, com a invenção da imprensa (1450), foi a Bíblia (numa versão latina). Há mais de cinco séculos Gutemberg deixou escrita esta
mensagem:
mensagem:
“Deus sofre, pois há multidões que sua Palavra nunca pode18. Quem fez a primeira versão da Bíblia em português?
alcançar. A verdade divina está presa em algumas folhas à
mão. Vamos romper os selos e dar asas à verdade... Para
deixá-la voar a toda criatura de todas as nações”.
Foi João Ferreira de Almeida, nascido em 1628 em Lisboa, filho de pais católicos. Em visita a Holanda, converteu-se a Igreja reformada através da leitura de um folheto em espanhol que lhe causou profunda impressão. Tornou-se Ministro Calvinista, pregando e escrevendo em várias línguas. Neste período, Deus o
usou como instrumento para realizar a famosa “VERSÃO ALMEIDA”. O Novo Testamento completo foi publicado em 1681, e o Antigo Testamento, estacionado em Ezequiel 48:21, foi completado por Jacobus Den Akker e publicado em 1748. Somente em 1819 foram publicados o Antigo e o Novo Testamentos juntos.
Hoje no Brasil, sua versão é usada em grande escala como “EDIÇÃO REVISTA E ATUALIZADA NO BRASIL”.
19. Qual o significado de Evangelho?
Apalavra Evangelho (EUANGELION. grego) significa "BOAS NOVAS” . Na literatura clássica essa palavra de significava a recompensa dada pela entrega de boas notícias. Na Septuaginta há ocorrência desta palavra neste sentido de boas novas (II Sm 4:10). No Novo Testamento passou a referir-se às "BOAS NOVAS” a respeito de Jesus Cristo e deu nome aos quatro primeiros Livros. É encontrada mais de setenta e cinco vezes no Novo Testamento.
O significado da palavra sinótico é “resumido” . A respeito dos Evangelhos, refere-se aos de Mateus, Marcos e Lucas. Um estudo comparativo entre estes três levou estudiosos a reconhecer que há um considerável corpo de material comum entre eles e que o de Marcos tem a prioridade. Somente trinta e um versículos de Marcos não encontram paralelo nem em Mateus nem em Lucas. O quarto Evangelho de João foi escrito no final do primeiro século cristão e tem suas fontes diferentes daquelas dos Sinóticos.
21. Por que quatro Evangelhos e não apenas um?
Os quatro Evangelhos são canônicos, importantes e necessários, pois revelam Jesus Cristo em seus quatro aspectos conforme a visão de Ezequiel 1:10 e Apocalipse 4:7:
Mateus: Como Rei, simbolizado pelo Leão;
Marcos: Como Servo, simbolizado pelo boi;
Lucas: Como Homem, apontando para a Sua humanidade;
João: Como Deus, simbolizado pela águia. Os quatro datam um período entre 60 e 100 d. C.
A Pessoa de Jesus Cristo e a Redenção do homem por meio d'Ele.
23. Qual o personagem principal da Bíblia?
A Pessoa de Jesus Cristo nosso Eterno e amado Salvador.
(Rom. 11:36).
Fonte:CAMPOS, Geraldo M. Teologia em Perguntas e Respostas: 1ª Ed. Minas Gerais. (Sem mais dados bibliográficos)
Fotos: GoogleImages.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.