CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Os discípulos de Jesus quebraram a lei judaica do sábado?

"Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.
E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.
Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?
Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?"

(Mateus 12:1-5)
Jesus disse: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir" (Mt 5:17). Contudo, os discípulos de Jesus, deliberada e conscientemente apanharam espigas no sábado, com o que despertaram a ira dos fariseus por fazerem "o que não é lícito fazer em dia de sábado" (Mt 12:2).

Jesus guardou a lei do AT perfeitamente. Por comerem espigas no sábado quando estavam com fome, os discípulos de Jesus não quebraram nenhuma lei de Deus. Entretanto, de fato eles violaram a lei dos fariseus, ou seja, a única coisa que foi violada foi a tradição farisaica criada por meio de seus costumes e não a Lei em si.

Com frequência Jesus repreendeu os fariseus por adicionarem as suas "tradições" (cf. Mt 5:43 e 15:6) às leis de Deus. E nessa ocasião, Jesus repreendeu os fariseus duramente afirmando que os fariseus estavam invalidando a Lei de Deus por causa de suas tradições, as quais, apesar de terem sido criadas em torno da Lei, não eram a Lei Mosaica em si, mas tradições inventadas por homens (Mat. 15:6).

Atos de misericórdia e de necessidade eram permitidos no Shabbath do AT. Os discípulos de Jesus não estavam colhendo cestos cheios de espigas no Shabbath. Eles apenas comeram o que podiam pegar com suas mãos ao passarem pelo campo, o que era permitido pela lei do AT (veja Dt 23:25).

Como Jesus observou naquela ocasião, "o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Mc 2:27). Ainda apontou para o fato de que "o Filho do Homem é senhor do sábado" (Mt 12:8). Em resumo, a lei do Shabbath não era a lei maior, pois havia "preceitos mais importantes" (cf. Mt 23:23), tais como a justiça e a misericórdia. Jesus, como o Messias e o Filho de Deus, não era servo do Shabbath - ele era o Senhor do sábado (Shabbath). Foi ele quem o criou! E ele poderia mudá-lo (como o fez depois), se assim desejasse.

Fonte: GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

3 comentários:

  1. Bom dia , obrigada por passar a sabedoria Divina para nós bjs.
    http://drea-amigos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea,

      Damos graças a Deus pelo fato de pessoas estarem sendo enriquecidas com o conhecimento das coisas espirituais! Esperamos que você possa voltar sempre para que juntos possamos aprender cada dia mais das coisas lá do alto de onde Cristo vive.

      Infelizmente, hoje em dia, as pessoas se acham muito ocupadas com as coisas daqui de baixo que nem mesmo param um instante para se alimentar dos 'manjares' que Deus tem para nós. Continue assim, lendo a Palavra de Deus, pois somente assim, poderemos crescer.

      Um forte abraço e que Deus a abençoe.

      Luiz Rafael,

      www.oucaapalavradosenhor.com

      Excluir
  2. Curta nossa pagina no Facebook do blog A Única Verdade Bíblica no e receba nossas atualizações... copie e cole em: https://www.facebook.com/pages/A-%C3%9Anica-Verdade-B%C3%ADblica/534588933284886

    Blog A Única Verdade Dentro de sua Própria Bíblica no e receba nossas atualizações. em: http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com.br/

    Deus abençoe

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.